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O que é ChatBot e como fazer Marketing no Messenger

O Que é Chatbot Marketing

Antes de saber o que é Chatbot Marketing, você deve entender o que é um Chatbot. Para facilitar a compreensão, vou usar exemplos simples e explicar o que são os Chatbots e quais são suas funcionalidades. Os Chatbots (chat + robô) são softwares programados principalmente para atendimento do cliente. O objetivo é a comunicação, a ideia é poder chamar uma empresa para uma conversa da mesma forma que se chamaria um amigo. Contudo, com respostas rápidas e precisas, dessa forma simulando uma conversa humana em um chat.

Hoje em dia, aplicativos de chat estão conectados com esses robôs que interpretam as conversas e oferecem as respostas adequadas, seja para atendimento, compra de produtos, buscas, serviços, dentre outros. Você pode fazer uma transação financeira, pedir uma pizza, resolver algum problema, tudo isso em poucos minutos de conversa. O Chatbot te dá as opções e conforme você responde e entrega a melhor resposta. O Chatbot é uma poderosa ferramenta usada no Marketing Digital. Hoje em dia diversas empresas utilizam, isso porque facilita a coleta de dados sobre o público alvo com um atendimento personalizado, dessa forma qualificando os leads.

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Qual é o objetivo dos Chatbots?

O Objetivo dos Chatbots é otimizar o atendimento ao cliente, de maneira que facilite tanto a vida da empresa, quanto a da pessoa que está interagindo com o robô.

Em qualquer negócio existem diversos tipos de dúvidas ou problemas comuns para os clientes. Estas dúvidas ou problemas se repetem com certa frequência, sejam eles pedidos de informação, agendamento de visitas, alterações cadastrais, etc. O Chatbot se encaixa perfeitamente nesses casos, pois ele é programado pensando em resolver os problemas mais comuns do cliente, apresentando soluções rápidas.

Em alguns casos, o robô encaminha o cliente diretamente para um atendente, dessa forma economiza tempo em cada atendimento, pois ele deixará claro qual o problema para que o atendente resolva. Os Chatbots também são muito úteis para se relacionar com os seus clientes, com eles você consegue oferecer conteúdos, produtos e qualquer coisa desejada diretamente no aplicativo de mensagem.

Facebook Chatbot Marketing

É possível criar uma lista de clientes em potencial através do Facebook Messenger de forma automatizada. Essa é uma maneira muito simples de gerar leads de qualidade para o seu negócio. Através do sistema de Chatbot você consegue integrar anúncios do Facebook e automatizar a comunicação com os clientes, os processos de venda, atendimentos e muito mais. Hoje em dia uma das maneiras mais simples de prospectar novos clientes é através do Chatbot do Facebook Messenger. A taxa de rejeição é muito baixa se comparada com outros meios como e-mails, SMS, etc.

Ferramentas de Chatbot Marketing

Existem algumas ferramentas de Chatbot Marketing no mercado, irei citar algumas nacionais e internacionais e explicar os detalhes de cada uma:

ChatFuel

O Chatfuel é uma ferramenta gratuita para a criação dos Chatbots. Uma das principais vantagens do Chatfuel é que não é necessário um grande conhecimento em automação. O Chatfuel é uma ferramenta fácil de usar e programar. Além disso conta com uma versão gratuita mas possibilita testar a ferramenta com todas as funções.

Com o Chatfuel é possível tornar suas mensagens personalizadas através de tags para determinados públicos. Também é possível criar uma interação personalizada, podendo configurar o bot para chamar o usuário por seu nome próprio.

Existem diversas outras funções dentro da ferramenta, o único defeito é que possui apenas versão em inglês. Entretanto isso é nada nada que possa atrapalhar, pois é possível encontrar vários tutoriais sobre como trabalhar com a ferramenta.

ManyChat

O Manychat é uma ferramenta que cria bots para o Facebook Messenger. O Manychat possui uma interface amigável e simples, é possível usar a versão gratuita ou paga. Você pode começar testando gratuitamente, usando duas sequências de conversas pré-definidas, caso queira mais funcionalidades, é preciso pagar pela ferramenta, que tem planos a partir de 15 dólares.

Com o Manychat você consegue criar e configurar um bot em minutos, dentro da plataforma é permitido segmentar o público e criar sequências de mensagens programadas para o cliente alvo.

A Ferramenta lhe notifica pelo chat ao vivo quando é necessária a interação humana na conversa. O Chatbot notifica quando ele não consegue resolver uma questão, por exemplo.

Com a ferramenta você consegue criar robôs para atuar em diversas áreas diferentes, seja suporte ao cliente, vendas, marketing, etc.

Ferramenta 100% em inglês, porém é de fácil uso e não exige muito conhecimento para ser utilizada.

Chatty People

Com essa ferramenta para Chatbot Marketing você consegue criar um bot para o Skype ou Facebook sem ter muito conhecimento em programação. Chatty People possui diversas funções das ferramentas anteriores e um pouco mais. Por exemplo o Machine Learning, que promete deixar linguagem do bot natural, como se fosse uma pessoa falando e não um robô.

Também é possível guiar o usuário por um processo de compra, pois possui integração com diversas plataformas, incluindo o Paypal.

Botsify

Essa ferramenta ficou conhecida por ter a Apple como cliente, nela é possível criar um bot para o Facebook Messenger de maneira simples e rápida, sem exigir nenhum conhecimento na área.

O Botsify permite que o usuário inicie uma conversa com uma pessoa quando o bot não conseguir resolver o problema em questão. Além disso, com essa ferramenta também é possível fazer a análise das conversas e gerar relatórios. Além de “ensinar” o robô quando ele deve ou não resolver sozinho, é uma inteligência artificial que aprende. Quanto mais se usa, mais o robô se torna capaz de resolver problemas.

A versão gratuita está disponível para pequenos negócios e para pessoas que desejam testar a plataforma. A versão mais completa custa em torno de 50 dólares mensais e permite o uso de diversos chatbots.

Morph

Um Chatbot que pode ser usado em sites pessoais e também no Facebook. De fácil configuração, para utilizar o Morph não é necessário ter conhecimentos avançados em programação. O diferencial desta plataforma é a opção de poder incluir o próprio código.

Essa ferramenta emite relatórios sobre os atendimentos e permite configurar o Bot para iniciar a conversa quando o visitante tomar alguma ação no site, ao preencher um formulário, por exemplo.

Uma desvantagem do Morph são planos caros, podendo chegar até os 900 USD/Mês, algo inviável para iniciantes.

Seus planos oferecem ferramenta de construção de 3 bots, CRM de audiência, ferramenta de gerenciamento, ferramentas de nutrição, ferramentas de crescimento, analytics, e painel de suporte.

Sequel

Sequel é uma ferramenta que permite a criação de chatbots para Facebook, Viber, Kik e Telegram. Permite a escolher 4 templates diferentes para cada estratégia, como publicações, histórias, jogos e SAC.

Configurando o Bot para conversar com as pessoas, é ideal para engajar o cliente com uma estratégia de storytelling. Além disso, você consegue criar o discurso e o bot gratuitamente.

Blip

Essa é uma ferramenta nacional desenvolvida para a criação de chatbots. Em poucos passos você terá o seu bot configurado e poderá usá-lo de diversas maneiras. A ferramenta oferece relatórios customizados, opções de disparos, gestão de contatos e permissões para equipes.

A Blip também oferece a possibilidade de fazer com que o seu chatbot evolua através da inteligência artificial, quanto mais o bot é usado, mais ele interpreta as frases dos usuários e responde automaticamente.

Também é possível puxar dados como CRM e ERP para ser usado no seu site, Skype, Messenger ou até por SMS.

Bluelab

Outra ferramenta nacional para criação de bots, a Bluelab tem clientes importantes como a Caixa, Itaú e outros. O Bluelab possui o BrainBolt, um agente virtual capaz de entender a linguagem natural escrita e falada.

Além de ser possível construir seu bot, a ferramenta dispõe de relatórios para monitorar o chatbot em tempo real, dessa forma é possível melhorar a curva de taxa de acerto e taxa de automação. Por último, a ferramenta também torna possível enviar os dados dos atendimentos por e-mail ou via FTP.

Funcionalidades do Chatbot no Facebook

Existem diversos usos para o Chatbot no Facebook, a principal tarefa de responder perguntas frequentes de clientes e dar sugestões para solucionar problemas.

Para que o Chatbot funcione, é necessário ingre-lo junto do aplicativo de Chat do Facebook, o Messenger. Confira as principais funções do Chatbot no Facebook:

  • Atendimento básico
  • Atendimento personalizado em tempo real
  • Respostas a qualquer hora do dia
  • Fidelização de clientes por conta da resposta rápida
  • Captação de clientes indecisos entregando as respostas que eles precisam no momento certo
  • Configurar respostas programadas de acordo com os objetivos
  • Adicionar funcionalidades para a página de fãs

Tendo em mente seu principal objetivo, essas ferramentas podem ser muito úteis em diversos aspectos. Você pode configurar a ferramenta para diversas funções, como fazer propagandas, sugestão de links e muito mais.

Integrações do Facebook Chatbot

Existem diversas formas de integração do Chatbot no Facebook, você pode usar as diversas ferramentas citadas acima para isso, ela são:

  • Manychat
  • Chatfuel
  • Bluelab
  • Blip
  • Sequel
  • Morph
  • Botsift
  • Chatty People

As integrações do Chatbot com a página do Facebook normalmente são simples e você consegue fazer com apenas alguns cliques.

O Chatbot e a Inteligência Artificial

Uma Inteligência Artificial (AI) precisa responder ao usuário, para que mesmo se ele fizer perguntas não programadas, ele possa obter as respostas corretas. O robô registra as palavras escritas por diversos usuários, e isso quer dizer que invés de dar respostas já programadas, o robô responde com sugestões adequadas sobre o determinado assunto. A Inteligência Artificial pode funcionar de formas diferentes, é necessário que você escolha a ideal para o seu negócio, existem algumas AI’s com algoritmo próprio e outras utilizam AI externa, como o Google AI e o Watson (IBM).

Chatbot no Instagram

É possível fazer o uso do Chatbot no Instagram de várias formas. A principal delas é através dos comentários das publicações, funciona da seguinte forma:

Alguém comenta em uma publicação do Instagram e de maneira automática o chatbot envia uma mensagem para o Messenger continuando a conversa e oferecendo algum produto, serviço ou informação adicional.

Também é possível programar para responder todos os comentários com uma mensagem automática seguida de um link para continuar a conversa no messenger com o chatbot.

A Bio do Instagram pode ser utilizada como direcionamento de seus usuários até o chatbot no messenger. Para isso, basta publicar o link do Chatbot na bio do instagram. dessa forma quando alguém entrar no seu perfil terá acesso ao link mais facilmente. É importante usar o link da página do Facebook e não do perfil pessoal, fique atento.

Funcionalidades do Chatbot no Instagram

Também é possível colocar o botão de “enviar mensagem” nos anúncios via instagram, basta configurar a campanha e o conjunto de anúncios no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Dessa forma, quando o usuário clica no botão para enviar mensagem ele é redirecionado para o messenger para interagir com o robô.

Existem diversos motivos para usar o Chatbot no Instagram, o principal é aumentar a sua presença ou de sua empresa no Instagram e gerar um contato mais próximo com seu público. A ferramenta traz diversos benefícios:

  • Aumento de engajamento com novos usuários e clientes
  • Maior número de conversão de seguidores em leads
  • Melhora na comunicação e nos processos
  • Maior presença digital e um aumento no número de seguidores

Sem dúvida alguma, é uma vantagem competitiva em cima das pessoas que não conhecem a ferramenta.

Chatbot no Whatsapp

Com um Chatbot no WhatsApp, você poderá automatizar o atendimento do seu negócio. O uso desse bot trás diversas vantagens como:

  • Redução das equipes de suporte
  • Aumenta a captura de informações fornecidas pelos usuários
  • Melhora a comunicação entre empresa e o usuário
  • Receber feedback de consumidores sobre o seu produto ou marca
  • Tirar dúvidas frequentes a qualquer horário
  • Sem filas de espera ou esperar no atendimento telefônico
  • Rápido suporte técnico

Além disso, existem diversas outras vantagens, tudo irá depender do ramo de atuação de cada empresa e da solicitação do usuário.

Chatbot no Site

O Uso do Chatbot em um site é sempre recomendado, pois traz diversos benefícios. Com ele você consegue coletar leads com mais facilidade, e com isso fazer vendas para seu público-alvo. Outra vantagem é a qualificação dos leads, você pode fazer perguntas específicas para conhecer melhor o seu cliente.

Através dos Chatbots também é possível conectar o seu cliente com sua equipe. Normalmente o robô consegue responder todas as dúvidas, mas em casos onde não é possível, o robô encaminha a conversa para você ou algum integrante da equipe. Outra opção é disparar conteúdos com uma certa frequência para garantir que os usuários voltem ao site e que se mantenham engajados.

Chatbot para SAC

Melhorar o atendimento ao cliente usando a tecnologia do Chatbot. Com esta tecnologia é possível proporcionar um atendimento rápido e de alta qualidade. Você consegue configurar o robô para responder as perguntas mais frequentes que o cliente possa ter sobre o seu produto ou serviço. Além disso, poderá oferecer um atendimento por 24 horas independente se o estabelecimento está aberto ou fechado.

O Chatbot possui uma interface simples que a maioria dos usuários está familiarizada, podendo ser usado no Facebook Messenger, Whatsapp e outros aplicativos de troca de mensagem. Isso facilita muito o atendimento e a resolução de problemas, fazendo do Chatbot uma excelente alternativa para o SAC.

Se você pretende usar o Chatbot para suporte aos clientes, você deverá levar em conta alguns detalhes. Nem sempre o usuário saberá informar o problema, por isso você deve elaborar perguntas certeiras com as principais dúvidas sobre o seu negócio.

Outra vantagem é uma grande economia de tempo e dinheiro através da automatização das conversas. Com a ferramenta não há necessidade de ter diversos funcionários para atendimento, o robô consegue realizar agendamentos, responder dúvidas, encontrar soluções, etc.

Chatbot como Ferramenta de Inbound Marketing

Existem diversas vantagens ao unir Inbound Marketing e os Chatbots, a principal delas é o aumento nas conversões. Através do atendimento humanizado e confiável, é possível transformar um visitante em um lead qualificado. Com o Chatbot também é possível personalizar a navegação, para que o visitante encontre os assuntos mais interessantes para seu perfil.

Geralmente as empresas limitam a conversão dos visitantes em leads ao seu site. Entretanto, a empresa precisa atrair o público para o blog e propor uma interação. A vantagem do uso dos chatbots é que você pode conversar diretamente com seus potenciais clientes nos aplicativos de mensagem ou nas redes sociais; sem que eles precisem de fato entrar no seu site.

O Inbound Marketing para chatbots é uma excelente forma de qualificação de leads e sem dúvida deve ser aplicado para qualquer negócio.

Chatbot ou E-mail marketing, qual estratégia usar?

E-mail Marketing sempre foi muito usado e trouxe bons resultados, porém caiu um pouco em desuso graças ao avanço da tecnologia e das novidades- como os Chatbots. Entenda a diferença de ambas as estratégias.

Em 2018, os e-mails tiveram uma taxa média de abertura em torno de 22%, isto é, 78% das mensagens de e-mail são ignoradas. Isso acontece porque diariamente chegam diversos tipos de e-mail em nossa caixa de mensagem, promoções, spam, etc.Esse grande volume de e-mails não relevantes chegando o tempo todo causa uma falta de interesse do usuário em ler o conteúdo, por isso essa rejeição tão grande.

Já com o Chatbot é diferente, por ser uma ferramenta nova, os usuários não estão acostumados e acabam abrindo as mensagens com facilidade. A taxa de abertura é acima de 70%, podendo chegar até 90%, esses são números muito interessantes para qualquer tipo de negócio.

Confira mais vantagens do Chatbot:

Ao Contrário dos e-mails, você não precisa fornecer nenhuma informação para se inscrever em um Chatbot, basta enviar qualquer mensagem para o bot via chat. A comunicação do robô com as pessoas é muito mais simples e humanizada. Dessa forma acaba atraindo mais pessoas interessadas em seu negócio, clientes em potencial.

O Chatbot também conta com uma taxa de cliques alta em comparação ao e-mail marketing. A taxa de cliques em links no Chatbot é de 28% a 48% em média, enquanto a do e-mail marketing está em torno de 3% a 7%.

Muitas funções usadas pelo e-mail marketing podem ser substituídas ao chatbot, como:

  1. Nutrição de Leads
  2. Geração de Leads
  3. Notificação de Envio
  4. Serviço de Inscrição
  5. Confirmações de Pedidos
  6. Serviço de Atendimento ao Consumidor
  7. Upselling Mensagens
  8. Comunicações Gerais e Boletim
  9. Artigos Informativos

Tudo isso contribui para um aumento nas vendas de qualquer negócio. Sem falar que o suporte e o atendimento do chatbot é praticamente em tempo real, por isso é a melhor estratégia para se usar.

Como ter um Chatbot para a minha Página?

Aprenda em um passo a passo como criar um Chatbot para sua página. Em primeiro lugar você deve escolher uma das ferramentas que citamos acima, como o Manychat ou Chatfuel por exemplo. Em ambas não é necessário conhecimento em programação para se criar um bot, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Chatfuel
  2. Crie sua conta usando o Facebook, após fazer o login procure por “Your Chatbots”, clique em + para adicionar.
  3. Escolha um template para poder criar o chatbot e um nome para o robôzinho, em seguida clique em create Chatbot.
  4. Clique em “Connect to Facebook” e escolha a sua Fan Page para adicionar o bot.
  5. Agora procure por “Build” no menu lateral para começar a criar.
  6. Aqui aparecerá uma mensagem de boas vindas automática, é a primeira coisa que as pessoas .
  7. irão ver quando entrarem em contato com o bot, altere como achar necessário.
  8. Você pode adicionar botões para que os usuários realizem alguma ação específica, como visitar seu site, fazer uma ligação, etc.
  9. No menu principal está a “Default Answer” que é a resposta padrão do robô (a primeira resposta do robô para o usuário). Você poderá alterar ou criar outro bloco para substituir a resposta padrão.
  10. Você pode adicionar mais de um botão no mesmo cartão, por exemplo, as perguntas mais comuns sobre o negócio, localização, horário de funcionamento. Você deverá colocar botões adicionais com as principais informações para responder seus clientes automaticamente.Para criar um novo bloco, clique no botão “Add Block” isso irá abrir uma janela onde você poderá criar novos cartões ou botões para guiar os usuário pelas opções.

Salvando seu Chatbot

  1. Após criar e alterar o necessário, salve clicando em “Test This Chatbot” para que salve as mudanças. Após isso, para testar o Chatbot clique em “View on Messenger”. Lembre-se de testar o Chatbot em Smartphones, Computadores e Tablets para garantir que tudo está funcionando da maneira correta. Caso tenha algum problema, clique no botão de ajuda do Chatfuel, fica no canto direito inferior. Lá você poderá revisar os procedimentos ou poderá entrar em contato com o suporte.
  2. Agora que está pronto e configurado, você deverá levar os usuários para o seu Chatbot. Em sua página do Facebook você deverá mudar o botão azul da chamada para a ação, aquele botão que fica embaixo da foto de capa. Mude para “Send Message”, dessa forma você irá convidar as pessoas para a abrir a conversa com o Chatbot.
  3. Também é possível direcionar os anúncios patrocinados no Facebook pelo Chatbot. Para isso, basta copiar a URL do messenger da sua página clicando em Message>Copy Messenger Link.
  4. Essa etapa é opcional, você poderá instalar o plugin do Messenger no seu site, dessa forma poderá guiar os visitantes á dialogar com o Chatbot do Facebook.
Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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