Quem trabalha com vendas sabe que o marketing e o planejamento de uma ação promocional precisam estar alinhados e trabalhando juntos. Uma vez que eles se completam, é necessário colocar as estratégias em prática e promovê-las de forma assertiva ao público certo. Então, como criar promoções?
É exatamente sobre isso que iremos falar hoje!
O planejamento de toda ação promocional é realizado para que no final seja compreendido, através de análises e métricas qual o retorno obtido. Mas planejar uma ação de vendas promocional requer atenção e prática.
As ações promocionais são processos estratégicos, maneiras e modos, que visam amplificar o volume de vendas dentro de um determinado período de tempo. Essas ações podem ser para promover um lançamento de produto, aumentar seus negócios e até mesmo obter um resultado diferente no fim do mês em épocas sazonais, aquelas com períodos de vendas mais baixas.
Sobretudo, as mecânicas de promoção podem estabelecer um contato mais direcionado com seus potenciais clientes e valorizar sua marca.
Quer aprender mais sobre ações promocionais e se tornar um expert em como realizá-las? Acompanhe com a gente nessa leitura e aproveite as dicas. Nós vamos te ajudar!
Índice
Em linhas gerais, ação promocional ou marketing promocional, tem por objetivo aumentar as vendas, fidelizar potenciais compradores do seu negócio e promover ou construir a marca de um empreendimento.
Para tal, são utilizadas diversas estratégias e estudos do mercado, para que a promoção seja assertiva e que atinja os resultados finais idealizados no começo da ação.
Além disso, as ações promocionais utilizam das interações com o consumidor por meios on e até mesmo offline, como por exemplo um evento de lançamento de um novo produto, com a finalidade de informar sobre ele ou até mesmo a divulgação de um serviço de forma mais aprofundada.
Sem exceção, toda ação promocional exige um objetivo, que deve ser traçado primeiramente, para que o planejamento seja construído com o intuito de atingir a meta final.
Ainda que sejam utilizadas, as promoções de vendas não são tão fáceis de desenvolver como aparentam. Logo, o primeiro passo pelo qual você deve atravessar é entender profundamente o conceito da promoção.
Para melhor compreensão, dentre os tipos de ações promocionais que são utilizadas na maioria das vezes, existem duas que se destacam:
Na hora de montar o seu planejamento e determinar qual ação recorrer, deve-se ter em mente, de forma bem definida, quais os objetivos que devem ser alcançados.
Para ilustrar melhor acompanhe veja dois exemplos de ações promocionais:
Acreditamos piamente que a monetária está inserida no seu dia a dia. É aquela que acontece todas as terças no supermercado ou quando aparece algum produto das lojas de departamento. Elas utilizam o famoso desconto “imperdível” e o tradicional 2 por 1, que sempre abre nossos olhos: afinal, comprar duas pizzas pelo valor de uma é bem melhor, não é?
Já no caso da não monetária, estamos falando daquela ação que promove concursos culturais e sorteios nas redes sociais (o que dizem as más línguas que é proibido).
Além disso, uma ação promocional não monetária pode, por exemplo, promover uma loja de calçados com um desfile que dispõe dos produtos em exibição para que o cliente final possa experimentar e, de forma sensorial, ou seja, vivendo o produto, ele possa encontrar o conforto do sapato, o material do qual é confeccionado e a confiabilidade na garantia daquela marca (além do status social dependendo da marca).
O conceito dessas duas estratégias abrange a divulgação do negócio, pelo qual está em busca de reforçar a marca e aumentar o número de pedidos… de vendas.
Diversos são os objetivos das ações e campanhas promocionais, entre os principais, podemos destacar:
A maior consequência dessas ações de marketing é aumentar o retorno sobre o investimento (ROI), entre outros assuntos que iremos falar mais nesse post. Quer saber? Continue a leitura e bora conferir.
Uma vez que o planejamento foi traçado e as metas definidas, é hora de colocar em prática algumas ações promocionais que serão membros principais para aumentar as vendas e fomentar sua marca no mercado concorrente.
Nesse caso, a identificação com a marca se torna fundamental para que o efeito esperado em todas as ações se converta em números positivos e engajamento com retorno eficiente.
Confira agora o passo a passo das mecânicas promocionais que você pode aplicar dentro das suas estratégias de marketing para aumentar seu fluxo de venda e ainda alavancar seu faturamento!
Acompanhe!
Uma promoção realizada com sucesso tem o poder de trazer inúmeras vantagens para o seu empreendimento, que pretende fidelizar novos clientes e aumentar as vendas e, quem sabe, até queimar o estoque de uma coleção ou produto.
Dentre as opções de ações promocionais, há uma dentro do conceito da ação monetária que é bem conhecida pelos consumidores e que chama atenção para as vendas: leve 2 pague 1.
Essa ação é caracterizada pelo fato de que o consumidor irá comprar dois produtos daquele tipo pelo preço de um. Ou seja, é como se ele ganhasse outro item de brinde.
Normalmente, essa ação é realizada por quem precisa queimar o estoque ou lançar um produto novo, por exemplo. Dessa forma, o giro de saída das mercadorias acontece de forma mais rápida uma vez que o os produtos estão sendo vendidos em pares.
De maneira igual, a novidade lançada pelo seu negócio pode ganhar uma ajudinha com uma boa promoção para conquistar mais clientes e ainda aumentar o valor do seu ticket médio. Este é o momento de colocar suas mercadorias para vender.
Quando estamos tratando de um processo de divulgação, seja de marca ou de produto, algumas estratégias são necessárias para dar gás no engajamento de clientes e aumentar as vendas. Uma delas é o querido comprou, ganhou!
Esse tipo de promoção consiste na distribuição de descontos, amostras grátis ou com a distribuição de brindes.
Os bônus podem variar de acordo com suas estratégias e podem ser utilizados em seus produtos ou com parcerias. Por exemplo, vouchers em fast food, descontos em ingressos para cinema, vouchers de e-commerces, entre outros.
É muito comum que os resultados gerados pelas campanhas compre e ganhe sejam benéficos para a empresa. Visto que essa é uma das formas mais populares de ação promocional para conquistar novos clientes.
Uma vez comprovada a qualidade do produto pelo público atingido, o match que a empresa acaba envolvendo o cliente é certo para a construção de um ciclo no qual provavelmente ele fará novos negócios ou, até mesmo, divulgará de forma gratuita a sua marca através do famoso boca a boca.
Se tem uma coisa que brasileiro gosta é a famosa prestações a perder de vista, não é mesmo? Pois tendo essa verdade, o parcelamento da venda de um produto pode ser o diferencial que seu cliente está buscando.
Assim, ele pode adquirir um bem mais caro, com uma melhor qualidade através das parcelas, com preços que cabem no bolso e sem afetar o faturamento final.
Como gatilho para atrair ainda mais seu cliente a fechar a venda, você pode explorar o valor diário que ele gasta em cima daquele valor da prestação.
Um exemplo disso é você montar uma copy que o atraia com a informação dos valores: um produto que vale R$ 1.700,00 equivalem a “apenas” 10 parcelas de R$ 170,00 mensais ou “somente” R$ 3,90 por dia.
Nesse exemplo, o cliente que adquirir aquele produto de R$ 1.700,00 vai gastar apenas R$3,90 por dia! Uma super economia (#sqn). Isso, no ponto de vista do marketing, é uma excelente modalidade de persuasão para fechar negócios.
Além disso, propor uma parcelas sem juros é um plus que ganhará facilmente o coração do seu cliente.
Cada negócio tem suas especificidades e particularidades, das quais seguem suas diretrizes. O que realmente importa em uma uma ação promocional é que esteja de acordo com outros fatores, como as estratégias de marketing aplicada, o público-alvo e o conceito da marca
Os descontos são ótimos aliados dentro das ideias de ações promocionais que podem gerar resultados positivos para seus clientes e assim fechar mais vendas.
Confira abaixo alguns exemplos de promoção que você pode aplicar a partir de uma ação promocional com cupom de desconto:
Ufa! Esses são “apenas” alguns exemplos e poderíamos ficar horas escrevendo mais coisas aqui, mas vamos em frente. É super divertido pensar fora da caixa e criar novas oportunidades de compra para os seus clientes.
Como podem perceber, o céu é o limite para a criatividade na hora de montar a sua promoção com desconto. Faça testes na copy da sua promoção e atraia clientes com valores e porcentagens atrativas. Use o famigerado “de tanto por tanto“ e conquiste o mercado.
Geralmente, os cupons são ofertados aos clientes mediante a aquisição de algum produto ou serviço da empresa, gerando venda internamente. É uma grande medida para o aumento de vendas, principalmente somada a uma ação específica.
Para quem trabalha com e-commerce essa mecânica promocional pode ser explorada de forma interativa com o público-alvo. Estamos falando dos cupons escondidos!
Essa metodologia tende a atrair o consumidor final com ofertas que ele pode encontrar dentro do seu site ou blog. Contudo, para que o seu cliente perceba o valor da promoção, ele precisa ter um interesse que seja relevante a ponto de “seguir o caminho”.
Mesmo que você defina uma estratégia principal para fortalecer as vendas de um produto, é importante que os preços da campanha realmente façam jus e que ofereçam algo positivo para o cliente. É importante lembrar que não se deve enganar o consumidor com a promoção, vale o alerta!
Ofereça ofertas que instigam o consumidor final a comprar seu produto. A intenção é fazer com que ele se sinta satisfeito com o desconto e com o sentimento de que a compra foi realizada por uma oportunidade pela qual ele se sinta orgulhoso da sua aquisição.
Hoje em dia, existem intenções para navegadores que exploram esses cupons escondidos dentro dos blogs, o que facilita para os consumidores na hora da pesquisa para encontrar ofertas que lhes encham os olhos.
Logo, manter essa tática de cupons escondidos dentro da sua plataforma de vendas pode ser uma isca farta para gerar mais clicks dentro do seu site e, consequentemente, gerar mais vendas dos seus produtos.
Agora, jogamos para você uma pergunta primordial para quem trabalha no varejo e quer atrair consumidores com estratégias eficientes:
Como estão as ações de responsabilidade nos negócios da sua empresa?
É comum que diversos varejistas ainda esqueçam que, hoje em dia, muitas pessoas preferem estabelecimentos e marcas que prezam pelo meio ambiente, pela evolução da sociedade e iniciativas sustentáveis.
Atualmente, os consumidores buscam por agilidade no atendimento e as melhores ofertas do mercado. Entretanto, esses clientes procuram também por essa consciência humanitária. Logo, as marcas e empresas que visam a prática de valorização social possuem mais oportunidades de vendas.
Esse fato pode ser visto no estudo realizado pela Autheticity Gap, da Fleishman Hillard, em 2019, no qual diz que cerca de 70% consumidores optam por consumir produtos e serviços que promovem certo impacto positivo na sociedade.
As doações solidárias perpetuam a ideia de que o seu cliente, ao comprar da sua empresa, estará fazendo sua parte com a responsabilidade social a partir dessa aquisição, como se você fosse um verdadeiro intermediário.
Além da parte monetária que você pode explorar dentro das suas estratégias para campanhas promocionais, que tal uma ideia de promoção para viralizar um conteúdo seu na internet e a cada compartilhamento um benefício solidário?
Com as redes sociais sendo utilizadas por quase metade da população mundial, considera-se que elas são os ambientes perfeitos para sua empresa estar presente e alcançar novos clientes.
Promover seu conteúdo nas redes sociais é a base para construir qualquer tipo de relacionamento com seu público, inclusive fazendo com que ele cresça a longo prazo.
Crie ações que façam com que seu cliente tome iniciativas que irão beneficiar outra causa a partir da ação.
Um exemplo disso é compartilhar um conteúdo nas redes sociais com o objetivo de alcançar uma quantidade específica de compartilhamentos e, só assim, fazer com que um determinado benefício seja liberado.
Um outro exemplo é conseguir números de followers para que aquele item ou produto ganhe um desconto.
Essas estratégias, além de aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais, podem contribuir para que haja mais interesse dos seus compradores pelo seu produto ou serviço oferecido.
Como atração de novos compradores ou para gerar mais vendas, os descontos são grandes aliados dentro da sua estratégia.
Atrair e engajar potenciais clientes é o seu principal objetivo, entretanto é preciso cada vez mais investir em ações pertinentes para conquistar aquele cliente que você tanto procura.
Contudo, seus anúncios devem estar preparados para a conquista e para atrair seu público através desses descontos. Por isso, é essencial uma excelente persuasão de vendas.
Logo, você pode despertar a curiosidade dos seus clientes por meio de anúncios chamativos com um design envolvente que instiguem o acesso naquela promoção ainda não divulgada.
Como exemplo, é possível tarjar os preços de um determinado produto e, por meio de um CTA, instigar o consumidor a acessar o link para descobrir o preço final com desconto. Aumentando assim, suas chances de negócios e gerando mais tráfego para seu site.
Como já mencionado, o desenvolvimento de ações promocionais dentro do seu planejamento é crucial para que seu negócio atraia mais clientes e, consequentemente, gerar mais resultados nas vendas e se destacar com relevância para o público.
Diversas técnicas de promoção são executadas e precisas, permitindo que as vendas do seu e-commerce, blog ou site, sejam alavancadas. Contudo, para que elas gerem resultados almejados, boas práticas devem ser adotadas.
Uma delas é o frete grátis.
O frete grátis é ponderado como umas das estratégias mais eficazes para chamar atenção do consumidor. Mas lembre-se de avaliar os custos logísticos para ter a certeza se está de acordo com os valores que você pretende lucrar.
Porém, antes de aplicar esse plus na sua estratégia é fundamental tomar alguns cuidados e estudar bastante as viabilidades da campanha.
Essa parte analítica da campanha é crucial para entender todo o processo e assim, saber se é necessário aumentar os valores das mercadorias/produtos para que o serviço de entrega fique embutido, dando a impressão de frete grátis.
Outra análise que deve ser levada em consideração é aquela que chamamos de “contra-frete”, na qual nada mais é que a comparação de preços dos fretes cobrados do consumidor com os custos do frete pago à transportadora.
Para rechear mais suas estratégias confira algumas práticas que devem ser direcionadas para a sua campanha de frete grátis:
Em linhas gerais, o frete grátis pode ser uma ótima sacada para aumentar e atrair novos compradores para os e-commerces e ao mesmo tempo fidelizar clientes mais antigos. No entanto deve prescindir de um planejamento bem estruturado para evitar o risco de que se assuma um custo que não poderá ser coberto pelo faturamento.
Completando ainda mais suas estratégias, já pensou na possibilidade de oferecer frete fixo para certas regiões específicas?
Essa estratégia promocional pode ser usada como parte do marketing da loja virtual do seu negócio, na qual consiste em estabelecer um valor único que será cobrado nas entregas.
Não pode dar frete grátis para algumas regiões? Então adote essa ação para os pedidos realizados dentro do seu Estado ou da região a qual seu e-commerce se localiza.
Além desse tipo de frete ter o custo mais baixo, é mais prático fazer as contas para se chegar em um valor denominador dessa forma.
Falando de um modo geral, é recomendado que a estratégia de frete fixo seja efetuada dentro de um determinado período estabelecido e com seus objetivos idealizados.
Se por acaso, sua intenção é conquistar o mercado regionalmente falando, não tenha dúvidas de que essa ação é eficiente para tal.
Mencionamos anteriormente que ações não monetárias oferecem ao seu público uma experiência mais sensorial para com os seus produtos.
Os kits promocionais somam com essa experiência sensorial e têm o poder de atrair e fidelizar os perfis mais variados de potenciais compradores, por meio de um brinde ou de uma lembrança da marca, e até mesmo pelo reconhecimento empresarial com o consumidor.
Mas vá devagar! Embora a aplicação de kits promocionais possam parecer uma prática simples, é fundamental que detalhes como a definição do público, o dia em que será realizada a ação e os locais de articulação desses brindes, devem ser levados em consideração para que se cumpra eficientemente os objetivos da estratégia.
Quer saber um pouco mais sobre os kits promocionais e os principais benefícios dessa fantástica estratégia de marketing? Continue a leitura!
Mesmo que a qualidade dos produtos e serviços sejam a prioridade na estratégia, a verdade é que todo consumidor ama uma boa promoção. Ofereça ao seu cliente redução de custos que sejam o diferencial no primeiro contato com eles.
Por meio dos kits promocionais o cliente poderá ser persuadido com mais facilidade. Pois, ao conhecer a qualidade dos seus produtos ele voltará a comprar os itens oferecidos no “kit”, mesmo que separadamente.
Além de conquistar clientes, essa ação configura uma excelente estratégia de fidelização a longo prazo.
Contudo, nessa etapa o cliente já conhece seus produtos, logo, a proposta e a composição do objetivo de retenção dispensa material informativo. O foco aqui é conectar a ideia de reconhecimento empresarial com o consumidor final.
No meio de tanta rotina diária, nada melhor que proporcionar comodidade ao cliente, concorda? Ao ser surpreendido ao receber um kit promocional, o consumidor se sentirá mais satisfeito pela economia e também pela conveniência da compra.
Exemplificando melhor, a grande sacada dessa ação é disponibilizar produtos de utilidade complementar. A venda de um notebook acompanhado por um mochila e capa de proteção da mesma marca, é um bom exemplo disso.
Ao contrário das publicidades encontradas nas ruas, os kits dificilmente são dispensados, pois, de cara, a mensagem da marca é facilmente capturada, já que trazem a experiência como vantagem.
Melhor do que tentar persuadir o cliente a comprar os produtos do seu negócio é proporcionar o item de venda mais acessível para que ele experimente e aprove.
A disponibilização de kits é um meio de comunicação altamente eficaz para que o seu público conheça novos itens de venda ou até mesmo compre produtos otimizados. Faça sua estratégia e prepare kits promocionais que encherão os olhos do seu cliente.
Vimos até aqui, uma diversidade de dicas e sacadas, das quais podem preencher mais seu planejamento estratégico de promoções e descontos em produtos e serviços.
A metodologia do lançamento meteórico faz parte desse combo de vantagens para aumentar suas vendas, com a diferença de que seu tempo será dedicado a pessoas específicas.
Mas como isso funciona?!
Essa tática foi desenvolvida por Talles Quinderé, que é um empresário e estrategista de negócios. A ideia surgiu quando ele mantinha em seu estoque um produto excelente que não estava tendo saída.
Foi quando o empreendedor e sua equipe de vendas se reuniram e deliberaram três gatilhos mentais para montar uma jornada estruturada na qual induz o cliente a comprar. Os gatilhos são:
Para alcançar esse público mais definido que seja seu potencial comprador, aproveite os anúncios pelo Facebook Ads e Instagram Ads com CTA para um grupo exclusivo no WhatsApp, no qual será seu campo de atuação e uma mina de vendas.
Assim, você direciona todos os seus leads interessados para um grupo no aplicativo de mensagens com a máxima de 150 pessoas. Se esse número ultrapassar, crie outro!
Esse grupo é fundamental para que as pessoas desenvolvam um sentimento de exclusividade, tendo em vista que elas perceberão que existe uma quantidade limitada de pessoas.
Fora que, os participantes dos grupos terão uma afinidade maior com interessados nos mesmos produtos que eles. Isso torna uma grande prova social que, normalmente, aumentam o engajamento dos leads até serem transformados em clientes.
Depois de já ter um grupo no WhatsApp com determinada quantidade de pessoas, chegou o momento de iniciar a interação mais relacionada ao produto.
Vamos lá!
No primeiro dia, seja o anfitrião e dê boas vindas aos seus futuros clientes e reforce que aquelas pessoas presentes no grupo são exclusivas.
Fale sobre seus produtos e os benefícios dos seus serviços e mencione o valor bruto, sem quaisquer tipos de descontos. Contudo, crie uma expectativa e deixe claro que nos próximos dias será lançado um desconto especial e único para os participantes.
Faça isso reforçando no segundo dia também, pois ainda terão algumas pessoas entrando como membros do seu grupo no WhatsApp.
Inclusive, tenha em mente que quanto melhor for sua apresentação, maior são as chances de outros potenciais clientes comprarem a sua ideia.
No terceiro dia, faça a divulgação do valor promocional prometido anteriormente. Essa parte pode ser explorada nas formas de descontos, de bônus ou dos dois ao mesmo tempo.
Porém, é necessário uma certa preocupação para que a sua oferta faça sentido sem desvalorizar o produto e para que ela esteja de acordo com a sua audiência.
Naturalmente, nessa etapa algumas dúvidas irão ser levantadas, e esse é o momento certo para interagir e engajar ainda mais o público.
Deixe sua audiência animada informando que as vendas terão início no dia seguinte. Isso fará com que a ansiedade e o desejo de compra aumentem.
Seu público está aquecido e ansioso para realizarem as compras. Logo, certifique que sua plataforma de vendas esteja operando perfeitamente, para que aguente o número alto de usuários.
Conforme foi combinado anteriormente, envie o link para a compra e inicie as vendas, mas não esqueça de ressaltar o prazo de validade para aproveitar a oportunidade. Ao longo do dia, mostre que muitas pessoas já garantiram o seu produto.
Aproveite a relação com a audiência, os próprios compradores vão sentir orgulho em falar que realizaram a compra e divulgarão no próprio aplicativo de troca de mensagens.
A movimentação do grupo no dia 4 é muito importante para que outros consumidores se sintam encorajados a realizar a aquisição. Neste dia, monte outro grupo para colocar somente quem realizou a compra, para ser uma audiência ainda mais seleta.
É o último dia do Lançamento Meteórico. Dependendo de como foram as vendas, é possível oferecer uma segunda chance a quem não adquiriu o produto, com um desconto menor. Caso não julgue necessário, é só agradecer a participação de todos e encerrar o grupo.
Dentro das estratégias do lançamento meteórico, os gatilhos mentais são instrumentos poderosos no mundo do marketing. Aqui, podemos prever a utilização de três deles e a escolha não é ao acaso. Vamos explicar melhor sobre cada um, para que você não tenha dúvidas quando for colocar em prática.
O Lançamento Meteórico já proporcionou ótimos resultados para diferentes empreendedores. Porém, é preciso conhecer bem o público e atraí-lo para o seu lançamento, se não as estratégias irão por água abaixo.
Ao ponderar quem são as pessoas que fazem parte do seu público-alvo, você deve pontuar quais delas mais se identificam com a sua marca. Uma maneira de descobrir isso é monitorando seus seguidores com mais engajamentos nas suas redes sociais.
Além disso, esse grupo engajado deve ser valorizado, pois as chances de conversão são muito maiores entre aqueles que sequer conhecem sua empresa.
E lembre-se: o público-alvo nem sempre está somente nas redes sociais. Afinal de contas ele pode ser um cliente inativo nas redes sociais, mas que adquire seus produtos ou serviços por outros meios.
Lembre-se de “quem tudo quer, nada tem”.
Entre as práticas mais importantes de como fazer promoções é selecionar os produtos participantes. Eles podem estar no topo da lista de itens com mais saída, atraindo um maior número de interessados, ou também podem ser aqueles agarrados no seu estoque, de uma coleção passada, por exemplo, dando a oportunidade de abaixar ainda mais os preços.
Para obter sucesso, é importante que você entenda quais itens, de fato, podem garantir um bom retorno para a sua estratégia. De nada adianta optar por um produto que a margem de lucro é baixa e você só vai perder dinheiro.
Claro que muitas promoções tem como objetivo atrair consumidores para a sua loja, mas, mesmo assim, tome cuidado ao colocar essas estratégias em prática.
Aperfeiçoar a experiência do cliente e solidificar a satisfação com os produtos ou serviços contratados são as finalidades do overdelivery. Afinal de contas, as pessoas estão cada vez mais conectadas e conscientes do processo de compra, fazendo com que seja necessário encontrar uma forma de mostrar como sua empresa se importa com o público.
Praticando o overdelivery você soma valores à marca e fortalece seu posicionamento no mercado. Mas, afinal de contas, o que é o overdelivery?
No próximo parágrafo a gente explica!
Praticamente o overdelivery consiste no ato de entregar algo além da compra para o seu cliente durante o processo de vendas. Contudo, não estamos falando de comprar um produto e ganhar outro, essa tática é conhecida como cross selling.
O que queremos dizer aqui é que o overdelivery trata-se de de um diferencial além de uma isca de compra, ou seja, você deve oferecer algum produto ou experiência além do esperado, superando qualquer expectativa.
Exemplificando essa tática, selecione brindes e ofereça produtos ou experiências únicas para seus compradores. Pense em algo criativo e agregue valor a sua estratégia
Já que estamos falando em melhorar a experiência de compra do usuário com o seu negócio, imagine só a satisfação do mesmo ao receber seu produto em casa, com frete grátis e ainda um item adicional como brinde?
Os brindes secretos podem ser utilizados dessa forma, com o seu cliente descobrindo com surpresa a premiação após receber a mercadoria em casa.
Um exemplo clássico, nostálgico e simples de brinde secreto é o “TAZOS” colecionáveis da Elma Chips nos anos 90. Na época, essa ação promocional foi responsável pelo grande aumento de cerca de 100% das vendas dos produtos da marca.
Com as exigências dos usuários e com a grande competitividade no mercado, aquele tempo em que se oferecia um excelente serviço ou um produto era suficiente.
Com o marketing de conteúdo essa tática retrógrada não funciona mais. Para além de um um produto com qualidade, é fundamental que a comunicação entre a empresa e os potenciais compradores esteja alinhada, de forma personalizada para cada público.
Lembre-se da persona e saiba como, quando e onde falar com cada indivíduo do seu público-alvo previamente segmentado. A linguagem deve ser clara, objetiva e direcionada para aquele lead de forma atraente e persuasiva.
O que está em alta é uma comunicação humanizada e super individualizada, pois eles irão perceber que você está falando diretamente, como se fossem únicos.
Uma oferta irresistível está além de uma promoção de preços baixos ou condições imperdíveis de compra.
Aqui o segredo está em despertar a atenção do cliente pelo qual ele não pode perder a chance de adquirir seu produto naquele momento.
A seguir vamos falar sobre duas estratégias promocionais utilizando preços irresistíveis para explicar mais. Acompanhe.
A primeira estratégia é a do preço baixo. Mas calma! Não é simplesmente baixar o preço. Aqui a ideia é você atrair o cliente a partir de uma grande promoção.
O intuito é conseguir fazer uma venda extra para o seu cliente. É tipo quando o mercado faz uma oferta de leite por R$ 0,99 (acho que faz tempo que isso não acontece, mas enfim) e no final das contas você gastou R$ 5,00 em leite e R$ 30,00 reais em outras coisas.
Por que você acha que tem tantas gôndolas perto do caixa? São as famosas compras por impulso, que fazem parte do exemplo acima, mas isso é assunto para um outro texto. Seguimos…
É muito importante você conhecer sua precificação e saber quais produtos tem a margem ideal para você fazer esse tipo de oferta irresistível, que só vai fazer sentido se você conseguir ter sucesso em uma nova venda para esse cliente.
Outra forma de criar uma oferta Irresistível é você reunir produtos ou serviços em uma única oferta. Quando você olha um produto individualmente, é fácil identificar se o seu preço está caro ou barato. Mas quando há um “combo” essa identificação fica mais difícil.
É tipo você criar a “cesta de café da manhã – perfeita para deixar seu amor feliz no dia dos namorados”. Qual o preço de uma cesta dessa?
Percebe a diferença entre vender a “cesta” e vender vários produtos separados? Então você vai juntar vários produtos (com boas margens), colocar nome atrativo e fazer a oferta.
Uma vez que sua estratégia foi definida e os preços promocionais estabelecidos, você precisa de bons argumentos textuais para convencer o cliente a fechar negócio com sua empresa.
Para isso, dentro do meio digital utilizamos o copywriting que é uma estratégia de produção de conteúdos com o objetivo de persuadir o leitor a praticar alguma ação específica, como comprar agora, fazer seu pedido etc.
O copywriter, profissional responsável pela criação desse material, deve escrever o “copy” (texto) pensando em seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas.
A melhor maneira para você promover um produto além da promoção é ter uma boa copy, com fragmentos persuasivos que utilizam de gatilhos mentais para despertar o interesse das pessoas pelos seus produtos.
Por isso, é válido que você entenda seu público, acerte na linguagem que será direcionada para ele de forma atrativa e objetiva, para que a conversão seja assertiva. É o famoso “acertar na mosca”.
As copys das suas promoções têm por objetivo acertar mais nas conversões de leads para clientes. Por isso, antes de mais nada, ou melhor, assim que as estratégias forem definidas explore textos que chamem atenção do seu público.
Utilize títulos matadores que de cara irão atrair seu cliente para aquele conteúdo, além dos gatilhos mentais para que ações sejam realizadas.
Não se esqueça de que tudo precisa ter uma chamada para ação (CTA), que indicará o que o lead deve fazer dentro daquele esquema de textos criados por você.
“Acesse agora”, “Compre agora”, “Saiba mais”, “Confira nosso perfil”, “Conheça outras promoções”, são apenas alguns exemplos que podem ser trabalhados no CTA.
Tal como já mencionado neste artigo, um bom plano de marketing deve incluir em sua etapa a delimitação do público-alvo.
Nessa etapa, é essencial que você entenda perfeitamente para qual público quer direcionar suas promoções e os conteúdos relevantes como parte de um todo.
Em resumo, podemos considerar o público-alvo como uma parcela dentro dos parâmetros gerais dos consumidores, para que uma empresa consiga direcionar seus produtos e serviços e consequentemente as ações de marketing estabelecidas.
Crie personas e analise as regiões em que atua, se possível, faça pesquisas e entreviste pessoas. Uma boa forma de conhecer seu público é engajando-o através das redes sociais, com enquetes, perguntas e até mesmo Lives.
Além de um bela copy estruturada com gatilhos mentais que irão persuadir o cliente, descreva as novidades que seu produto ou serviço pode oferecer ao seu consumidor.
Fale sobre todos os detalhes, possíveis usos e informações relevantes daquele produto. No caso de uma empresa de maquiagem, por exemplo, ela pode falar sobre como seus cosméticos são produzidos, a testagem das mercadorias, compartilhar vídeos ensinando automaquiagem com uma linha específica de produtos etc.
Seu texto precisa se destacar dentre outros que estão circulando pela internet, logo, seu poder criativo precisa estar apurado para detalhar o máximo de informações pertinentes que quebre as objeções do consumidor final para com o seu produto.
Aqui a novidade é a alma do negócio.
Recheando mais a sua copy, não hesite na hora de descrever o conteúdo da compra. Ressalte as principais características e mostre ao seu público-alvo todas as vantagens que ele tem ao comprar da sua loja.
Imagine que está lançando um novo produto no seu e-commerce, as pessoas precisam saber do que se trata, aplicações, como usar e todos os detalhes pertinentes para dar mais ênfase à necessidade de compra.
Portanto, deixar explícito detalhadamente é um grande diferencial para persuadir o futuro comprador da sua marca. Você pode, inclusive, criar teasers de pré-lançamento, que trarão características do produto e/ou serviço a ser lançado, gerando uma certa expectativa, visto que terão que esperar semanas para o lançamento de fato.
Isso pode gerar um burburinho, o qual chamamos de Buzz Marketing, aumentando o engajamento, compartilhamentos e até mesmo o tão esperado “salvar”. “Ative o sininho para a data de estréia!”. Taí um CTA para o seu próximo lançamento.
E, com intuito de ajudar ainda mais na construção dessa descrição. Aqui vão algumas dicas para colocar em prática agora mesmo. Confira:
Ao redigir uma descrição para um determinado produto, você deve escrever pensando em que seu cliente possa ter dúvidas. O que ele gostaria de saber? Quais são as dúvidas sobre aquele produto/serviço do qual sua empresa oferece?
Responda essas perguntas para que seja objetivo e claro ao descrever os serviços. Tenha em mente a finalidade daquele serviço ou produto, quais benefícios ele trará para o cliente, entre outras objeções que podem ser exploradas na sua copy.
E lembre-se de não jogar esse material fora, pois ele pode fazer parte da construção do seu FAQ posteriormente, evitando contatos desnecessários para sanar problemas já descritos.
Uma dica para ser aproveitada e deixar mais fácil a compreensão do consumidor é descrever as qualidades dos produtos ou dos serviços em tópicos.
Já sabemos que hoje em dia as pessoas estão com pressa para tudo, até mesmo para comprar. Logo, ela não ficará lendo textos grandes demais para tomar uma decisão e comprar da empresa.
Escrevendo em tópicos, já temos um respiro visual, com a descrição separada por linhas no lugar de grandes parágrafos. A leitura fica menos cansativa e é mais fácil visualizar todas as informações necessárias para quebra de objeções.
Em suma, essa etapa se faz necessária para quando seu potencial comprador acessar seu site e/ou blog para obter informações sobre o que está ofertando, isso dará as respostas de forma rápida e ainda auxilia a “bater o olho” apenas no que que interessa.
Por fim, impacto visual é tudo que o cliente quer. De extrema importância para atrair mais compradores é necessário adicionar fotos para que o público possa ver como é realizado seus serviços e/ou como é aquele produto.
Faça cliques que tenham uma boa qualidade de resolução e que estejam de acordo com todas as dimensões das quais aquela imagem será veiculada.
Prefira a posição horizontal na hora de tirar as fotos para ter mais campo visual com os detalhes do produto e para mostrar com maior abrangência como aquele serviço é executado.
Mostre que o seu produto é Instagramavel, isso está super em alta. E dê preferência à humanização, pois se está vendendo uma pulseira de prata, por exemplo, o seu cliente gostará mais de visualizar como ficou no braço da modelo do que em cima de uma mesa com fundo branco.
Outra forma de agregar valor no seu produto ou serviço é disponibilizar bônus para que os clientes escolham comprar de você.
Essa tática intercepta diretamente o gatilho da “ganância”, pois na mente do consumidor ele pagará por um produto e ainda ganhará mais benefícios sem adicionais de custo.
Uma dica muito importante é dar bônus que seja barato para você, mas que tenha valor muito grande para o cliente, portanto não é qualquer coisa que vai funcionar como bônus.
No mercado do marketing digital existem alguns tipos de bônus que você pode escolher aplicar junto a sua oferta. são eles:
Como o próprio nome já diz, esse bônus tem a necessidade de associação com o produto principal, fazendo parte, até mesmo, de alguma das dores do seu cliente.
Por exemplo: se você está vendendo um abridor automático de vinho, pode dar como complemento um livreto de harmonizações de vinho tinto para jantares com carne.
Se você vende uma coisa que tem um monte de gente vendendo, é fato que vai precisar se destacar de alguma forma e chamar a atenção do cliente para o seu negócio.
Por exemplo: a Tag Livros vende sua assinatura mensal com um kit completo contendo o livro principal mais revistas, posters, brindes e marca páginas. Tudo exclusivo, inclusive alguns dos livros.
Aqui, nada mais é do que pensar em status. O que o seu cliente vai ter de sucesso ao adquirir o seu produto? Uma boa noção disso é o que a Apple faz. Isso mexe com o emocional das pessoas e dá a elas um ar de superioridade perante aqueles que não fizeram a aquisição daquele produto e/ou serviço.
Estratégia usada quando você quer colocar um novo produto no mercado e o oferece para os primeiros clientes tendo uma experiência mais exclusiva.
Lembrando o que vimos aqui: o bônus é diferente de um brinde, saiba como trabalhar cada um deles dentro das suas estratégias promocionais e fique atento!
Gostaram das dicas até aqui? Então, siga em frente para se tornar um expert em ações promocionais na sua empresa.
Qual é o diferencial do seu produto? Onde ele se destaca entre a concorrência?
O ato da conquista pode ir além de preços e ofertas. A diferença do seu produto para os demais do mercado deve ser o carro chefe para que suas vendas tenham sucesso absoluto.
Afinal de contas, o cliente quer preço baixo, mas ele quer também se sentir exclusivo por ter aquele produto com benefícios reais e únicos que somente a sua marca possui. Aqui, nessa etapa a grama do vizinho não pode parecer mais verde que a sua.
Quando um cliente fica satisfeito com a realização de um serviço oferecido pela sua marca, ele pode se tornar um ponto favorável para empresa. Aproveitar o depoimento dele como prova social para outros clientes é sua melhor arma.
Em uma época em que robôs virtuais nos indicam o que comprar (alô, algoritmos!), ver uma pessoa real falando sobre seu serviço é um diferencial tangível para seu negócio e a prova social tem sido o maior impulsionador de vendas da nova economia.
Você pode criar um vídeo em que clientes relatam o porquê ficaram felizes com os serviços realizados pela empresa e quais foram as mudanças positivas proporcionadas, por exemplo, e jogar no site ou na sua landing page.
Os influencers são muito utilizados para esse tipo de ação, mas pare para pensar se “gente como a gente” não seria mais indicado para fazer a divulgação do seu produto. Afinal, é necessário identificação!
Quer oferecer uma experiência de compra que contribua para a fidelização dos seus clientes? Trabalhe com diferentes formas de pagamento! Isso facilita a aquisição, mas é preciso uma certa atenção para que vendas futuras não sejam prejudicadas.
Estratégias precisam ser adotadas no momento de estabelecer esses meios de pagamento, visto que as maquininhas de cartão costumam cobrar taxas que podem fazer a diferença depois.
É preciso que a compra e a venda sejam satisfatórias do começo ao fim, tanto para o cliente, como para o empreendedor.
Lembre-se de descrever cada detalhe, com texto legal, asteriscos e letras miúdas, pois as condições devem ser explícitas para evitar qualquer tipo de problema posterior.
Para ajudá-lo nesta etapa, trouxemos as principais formas de pagamento que uma empresa pode oferecer para obter sucesso na hora de fechar as vendas. Você conhece todas elas? Se não, conheça agora:
Uma das formas de pagamentos mais conhecidas na internet é o boleto bancário, que nada mais é que um tipo de cobrança à vista que deve ser paga em qualquer agência bancária ou pelos aplicativos de bancos até a data de vencimento.
Apesar da praticidade, esse tipo de pagamento não é recomendado para vendas à prazo a fim de evitar possíveis inadimplências e prejuízos para o estabelecimento.
Um ponto negativo é que o cliente também pode ter margem para desistir da compra e não efetuar o pagamento do boleto. Fazendo com que você chegue a reservar um produto que não vai ter saída.
Sem qualquer resquício de dúvidas, o cartão de crédito é o meio monetário mais utilizado por todo mundo. Suas vantagens são muitas, desde a disponibilidade de efetuar compras com valores mais altos à quem não pode efetuar aquela compra em dinheiro naquele momento.
Além disso, o cartão de crédito proporciona mais segurança para o lojista, uma vez que em qualquer situação de inadimplência é o banco que resolve o problema, garantindo que você receba todo o dinheiro sem nenhum desconforto.
Sem contar que você pode trabalhar com parcelamentos diferenciados, além de descontos para parcelas únicas, por exemplo.
Prático e seguro, o cartão de débito é de longe uma das formas de pagamento mais aceito nos estabelecimentos.
Geralmente, essa opção funciona como pagamento à vista. Certamente, o cliente deve ter um saldo disponível em sua conta para realizar a compra.
Não é incomum encontrar lojas que oferecem descontos aos compradores que optam por esse tipo de pagamento.
Preferência para a maioria dos lojistas, o pagamento em dinheiro também oferece comodidade para o cliente, já que muitas empresas oferecem descontos para quem opta por esse método.
O único ruim é ficar com um caixa cheio na loja física, fazendo com que sejam necessários depósitos diários em conta.
Gerar urgência é um gatilho pelo qual você pode trabalhar em cima de suas ações promocionais de marketing e ainda gerar resultado
Visto que, ao inserir oportunidade única de compra com aquela condição de pagamento ou chance de um desconto, o cliente se sente na incrível necessidade de adquirir somente para garantir os benefícios da promoção.
Se você vai fazer uma queima de estoque por exemplo, pode selecionar um dia da semana e criar o famoso “é só até hoje” ou “somente nesta quinta” reiterando que apenas naquele dia, ou naquela ocasião, será possível adquirir aquele produto com preço mais baixo.
Trabalhe com chances únicas dentro do seu planejamento e reforce seu marketing de pré-vendas. Temos a certeza de que seu público-alvo ficará atento para não perder o dia da compra.
Além da urgência, você pode limitar a quantidade de itens participantes da sua ação promocional.
Nós vemos muito disso nos supermercados quando o preço está bem abaixo da tabela, por exemplo. Eles tendem a colocar um volume máximo de itens por CPF, para impossibilitar que a pessoa exagere levando o estoque inteiro ou até mesmo compre para revender, pelo preço estar sendo praticado abaixo do resto do mercado.
Por isso, como falamos anteriormente, as copys são essenciais para que nem um detalhe passe em branco. É preciso explicar como vai funcionar a promoção e colocar a quantidade de itens que terão aquele desconto.
Exemplo, para os 100 primeiros compradores você pode dar um desconto de acordo com suas margens lucrativas. Seja explícito para não gerar desentendimentos posteriores!
Isso provoca um certo frenesi na pessoa que quer aproveitar aquele desconto, mas precisa garantir antes de outras pessoas, senão ela pode ser o cliente 101, por exemplo, e perder a chance de comprar com o valor da oferta.
Essa tática pode ser realizada tanto para um limite de pessoas quanto por um certo período de tempo. Ou seja, você pode realizá-la durante uma semana, ou apenas durante alguns dias.
Atenção para esta etapa!
Extremamente importantes, as chamadas para ação são essenciais dentro dos seus anúncios promocionais para captar mais visitantes e transformá-los em clientes fiéis à sua marca.
As Chamadas Para Ação (Call to Action, ou apenas CTA) são iscas clicáveis pelas quais os usuários terão acesso ao seu site, blog, e-commerce a partir de um convite para que ele acesse.
Essa chamada pode ser um “compre agora”, “saiba mais”, “faça sua reserva”, dentre outras que já estão pré-definidas pelo próprio gerenciador do Facebook Ads. Por isso, ao criar sua campanha use e abuse das CTA’s para gerar mais conversão em suas vendas. Já falamos sobre isso, inclusive, em outra parte aqui no texto.
Um planejamento perfeito pede ações perfeitas, que por sua vez pede uma boa copy persuasiva, que consequentemente pede design impactante.
Imagens! Hoje em dias, no meio das concorrência, ganha aquele que se destaca mais no mercado com o conjunto citado acima em perfeita sintonia. Sobretudo, o impacto visual em suas artes.
Invista em uma produção visual impecável, com elementos que destacam seu produto e que forneça as informações mais relevantes sobre ele de forma harmoniosa, sem prejudicar o entendimento da mensagem que aquela arte transmite.
Se for o caso, contrate um serviço terceirizado com designers profissionais qualificados para que eles entendam corretamente qual a essência da arte que será veiculada pelas redes sociais e no mundo virtual.
Seja o primeiro a se destacar usando imagens potentes dos seus produtos junto de uma boa copy para atrair, engajar e converter.
Lembre-se que as artes precisam ter a ver com a personalidade da sua marca, com o que você mostra ao público ao longo da sua história. Crie uma linguagem única que poderá ser lembrada caso vista em qualquer meio, tipo uma conversa de identificação mesmo.
Siga uma linha de raciocínio, escolha cores condizentes e crie uma paleta, para que não as suas comunicações não virem um “carnaval de ofertas”.
Completando um pouco mais sobre os CTA’s, um dos seus principais objetivos é a geração de leads a partir dos comandos de ação para que eles acessem e visitem seu site.
Para além disso, gerar leads é uma forma de você trabalhar suas vendas de acordo com cada necessidade dos seus visitantes, que passaram pela sua plataforma e forneceram certos dados como telefone, nome e e-mail.
Esses dados podem ser considerados a galinha dos ovos de ouro, pois a partir deles você pode entrar em contato por telefone, propor alguma condição especial para fechar a compra, enviar e-mails de remarketing nos quais você pode oferecer um tipo de bônus ou um desconto ainda maior.
Os leads são as peças-chave fundamentais para o marketing digital. Por meio deles é possível utilizar ferramentas que calculam o nível de engajamento do cliente, permitindo que você entenda melhor em qual momento do funil de vendas ele se encontra.
Gere leads, faça contatos e converta ainda mais!
Um teaser pode ser considerado um tipo de conteúdo audiovisual desenvolvido para antecipar propostas sobre qualquer produto. Entretanto, provoca maior expectativa no público, despertando o desejo de compra.
Certamente, você já viu algum teaser nas suas redes sociais, no trailer do cinema, ou naquele anúncio novo da coca-cola, por exemplo, o qual despertou certa curiosidade.
Se você se sentiu assim e ficou com vontade de conhecer o produto relacionado com aquele anúncio, esse conteúdo era um teaser e, naturalmente, deu muito certo!
Por ser um conteúdo rico voltado para atração do cliente, ele permite um contato emocional direto com o usuário. Sua importância pode ser percebida pelos resultados alcançados na ação promovida.
Aqueça seu público com fragmentos da sua campanha com vídeos atrativos e bem produzidos. Seguindo as dicas das fotos e dos designers profissionais, se for o caso contrate uma equipe especializada para produzir seus vídeos.
5… 4… 3… 2… 1… Vamos pular!! Vamos pular, vamos pular, vamos pular!
Poderia ser uma música do dueto mais famoso do Brasil, mas o que nós queremos relembrar aqui é que durante a contagem regressiva da música ela gera uma expectativa para o refrão que convoca todo mundo a pular.
E isso pode funcionar também para as suas ações promocionais.
Cutucando novamente a expectativa com vara curta, as contagens regressivas causam o alvoroço para que as pessoas adquiram produtos com desconto, pois está acabando o tempo e elas precisam comprar logo.
Você pode trabalhar de forma estática com artes divulgando quanto tempo faltam para o lançamento daquela promoção, ou aproveitar o Story do Instagram para fazer a contagem regressiva automática.
O Instagram permite que você coloque o tempo que será percorrido até o final da contagem e os usuários que clicarem na sua contagem receberão uma notificação de alerta quando o tempo acabar.
Com isso, você ainda tem esse plus de lembrar o comprador que sua promoção está ativa e que a partir de então ele pode aproveitar os preços baixos da sua ação.
Os consumidores detestam ficar para trás. Eles querem se sentir os primeiros em tudo que eles podem. Essa lógica da vida também é uma artimanha para que você gere mais vontade no futuro comprador da sua empresa.
Além disso, nada pior para um consumidor é saber que aquele produto ou benefício não é perpétuo e ele precisa agir logo para não ficar para trás.
Essa escassez pode ser trabalhada assim como no tempo de duração da promoção, na qual, inclusive você precisa ser direto com a mensagem “tá acabando!”
Ter a ciência de que restam poucas unidades do produto almejado no estoque ou até mesmo que o prazo daquela promoção está chegando ao fim é o gatilho matador para que a tomada de decisão de compra seja realizada o mais breve possível.
Você ainda pode aproveitar e deixar claro que aquela oportunidade é única, o que remete ao assunto que falamos anteriormente sobre a chance imperdível que ele tem.
Atrair a atenção do público é um grande desafio. Principalmente pelas variadas vertentes existentes na exploração da internet para vender ou divulgar um produto e serviços.
O hotsite traz essa possibilidade para dentro das suas ações estratégias de forma mais eficiente com resultados bem sucedidos.
Você deve estar se perguntando o que é hotsite e a gente te conta, olha só:
Entenda que o hotsite é uma página temporária desenvolvida para destacar uma ação de comunicação. Normalmente, é criado para durar poucos dias ou meses e, geralmente, é o escolhido para impulsionar ainda mais as vendas de um produto ou serviço
Mediante a isso, o hotsite pode ser usado para criar uma promoção imperdível com seus clientes. Sua interface tem um apelo mais visual, com o objetivo de despertar a atenção do público.
Além do forte apelo visual, também é importante uma mensagem de alto impacto ao produzir um conteúdo relevante, interativo e dinâmico. Afinal de contas, o papel do hotsite é transmitir todas as informações de maneira eficiente, clara, rápida e objetiva.
Foi se o tempo em que as telas do nosso computador eram invadidas por janelas de anúncios intrusivos ou com alguma divulgação indesejada. Hoje em dia, o pop-up evoluiu e se transformou numa grande ferramenta para sua estratégia.
Quando aplicado de maneira correta dentro do seu planejamento, traz como objetivo a geração de leads através da utilização desses pop-ups. Mas para alcançar a meta é fundamental utilizar os elementos já conhecidos como:
Uma caixa na barra lateral do layout, uma chamada para ação ao fim do texto ou até mesmo um campo de preenchimento no cabeçalho da página.
Sabemos que o modelo de compras vem passando por grandes mudanças e com o espaço que os e-commerces ganharam com a internet gera uma competição até mesmo com as lojas físicas. Por causa disso, os pop-up surgiram com um conceito diferente para projetos especiais.
Comumente, o pop-up traz a proposta específica dentro da sua estratégia de divulgação da ação promocional. Esse modelo cada vez mais popular entre marcas geram impacto maior no público.
O pop-up é um fator a mais para gerar o desejo de visitar a página e, naturalmente, consumir o conceito e os produtos que ela traz. Esse modelo já é bastante conhecido e utilizado pelo mundo todo devido ao senso de urgência e de exclusividade que oferece para o consumidor.
Promover o lançamento de um pop-up pode proporcionar resultados positivos para a marca. Além disso, são importantes para qualquer empresa. Não deixe a sua de fora dessa, entendido?
Entramos na reta final do nosso artigo. Se você nos acompanhou até aqui, falta pouco para você se tornar um expert em ações promocionais e gerar mais resultados para seu negócio.
Contudo, nosso papo ainda não terminou e precisamos falar sobre a aplicação do marketing direto como parte da sua estratégia de vendas. Vamos lá?
O marketing direto pode ser considerado por todo o conjunto estratégico utilizado pelas empresas para gerar contato com potenciais consumidores que demonstram interesse nos produtos e serviços de qualquer marca, de forma direta, como sugere o nome.
Estamos falando dos contatos tradicionais pelos quais estamos acostumados: telefone, SMS e e-mail.
O principal objetivo dessa tática é alcançar o público-alvo específico com mensagens personalizadas que conquistam e fidelizam os clientes existentes.
Por razão disso, o método que zela pela eficiência, converte com probabilidades maiores e com baixo custo comparado aos outros tipos de marketing.
Sendo talvez a tática mais indicada para empresas que estão começando, ou aquelas de pequeno porte sem muitos recursos para investir na captação de leads.
Nos próximos tópicos vamos falar mais sobre cada uma dessas estratégias. Acompanhe.
Essa forma de marketing direto visa atingir os consumidores através de suas contas de e-mail. Os endereços de e-mail podem ser colhidos nas landing pages do próprio site, nas redes sociais, fóruns ou até mesmo a partir de vendas on-line.
Através do relacionamento por e-mail, você pode construir um diálogo até mesmo mais próximo, chamando atenção através do assunto que deverá induzir ao clique para leitura.
Nos envios de e-mail podem ser trabalhadas diversas possibilidades, tais como: lançamento de produto, comunicado de promoção, vitrine de produtos, ação especial para alguma data específica, divulgação de textos do blog, novidades e assuntos que estejam ligados ao perfil do seu público.
Lembre-se de que é preciso desenvolver estratégias diferentes para os leads desengajados, aqueles que não tomam alguma ação há muito tempo. Por isso, é essencial que as suas listas estejam organizadas dentro da plataforma que utiliza.
Outro cuidado é evitar detalhes que possam levar seu e-mail para o Spam, um limbo eterno de uma mente sem lembranças que acaba indo diretamente para a lixeira.
É certo que todo mundo hoje em dia usa o WhatsApp para se comunicar com a família, amigos e com as empresas, claro.
Por isso, planejar sua estratégia de WhatsApp marketing pode ser um grande adicional para as suas divulgações, além de um diferencial que pode ser adotado para aumentar seu fluxo de vendas.
Tanto para grupos, como explicado anteriormente, como para clientes individuais, o trabalho aqui deve ser executado de forma precisa, com objetivo e de forma sutil, sem parecer invasivo.
Por isso, tome conhecimento sobre como aplicar essa estratégia antes de disparar conteúdos promocionais para seus clientes. E não seja pelinha! Ninguém gosta de ficar recebendo mensagens o tempo todo.
Vale alertar que alguns envios podem bloquear seu número, ou seja, opte por utilizar um número de telefone que não esteja diretamente ligado aos seus atendimentos diários, pois se acontecer algo, você não perderá aquele contato que pode ser conhecido de muitos.
Vender por mensagem é a bola da vez nos últimos tempos. A aproximação que as elas proporcionam entre a empresa e o consumidor se tornaram fontes de ouro para algumas marcas.
A comodidade de interagir com o público rapidamente por ele ter acesso aos seus conteúdos e ofertas na palma da mão, facilitou bastante esse processo.
Utilizar do Messenger do Facebook para estreitar mais os laços entre cliente e vendas é um viés que deve ser executado com precaução e direcionamento.
Além disso, você pode patrocinar suas campanhas para serem exibidas nos chats do Messenger. Já tinha pensado nisso?
Envie notificações promocionais da sua empresa para seus aplicativos.
“Quem não é visto não é lembrado”, já diz o ditado popular que certamente você conhece pois já ouviu da sua família falando. E essa verdade é um fato dentro do marketing.
Constantemente, as empresas buscam por mais visibilidade entre seus usuários. Utilizar das notificações de push do seu negócio dentro do seu aplicativo, é uma forma de demonstrar para seu cliente que você está ali e com desconto para ele.
Um caso clássico disso, são as notificações do Ifood que sempre encaminha para os usuários que possuem o aplicativo da mesma para pedir suas refeições, lanches e entre outras coisas como a compra em mercado.
Se você é um usuário do aplicativo certamente já recebeu em suas notificações uma mensagem do Ifood super criativa oferecendo um cupom, um desconto e até mesmo sobre uma novidade de algum dos lojistas parceiros.
Certamente, isso faz com que as pessoas comprem pelo aplicativo aproveitando aquele desconto liberado e, normalmente, somente para um dia, ou seja é agora ou nunca (lembra do que falamos lá em cima para gerar senso de urgência?)!
Outro exemplo que podemos citar aqui é o Submarino que, vez ou outra, mas constantemente envia algum desconto para compras acima de x reais, ou frete grátis naquela semana.
Com esses dois exemplos, você pode perceber que essa tática é bastante funcional para gerar mais ansiedade, visando que aquela pessoa possa tomar logo a decisão de compra e assim adquirir mais produtos da marca.
Por isso, reiteramos: “quem não é visto não é lembrado”, então, ative suas promoções nas notificações e boas vendas.
De fato, desenvolver campanhas patrocinadas é potencialmente favorável para que sua empresa conquiste uma presença on-line e distribua sua divulgação promocional, de forma direcionada, uma vez que elas oferecem maior alcance de público.
E não qualquer público, mas o ideal, o que procura e se identifica com a sua empresa.
Com o Facebook Ads é possível definir o público que receberá os anúncios criados para a campanha. Além disso, o objetivo da mesma pode ser escolhido entre as opções que melhor representam os objetivos definidos no planejamento.
Como, por exemplo, direcionar o usuário para seu hotsite, ou para acessar seu site e conferir as promoções disponíveis na plataforma ou até mesmo para uma página promocional.
Sabendo quem é o seu público e a quais tipos de anúncios e conteúdos ele responde, suas próximas campanhas podem ser mais assertivas.
Outra vantagem de investir no Facebook ads é o baixo custo gasto, significativamente mais baixo que links patrocinados pelo Google Ads.
Quem vai ver seus anúncios são pessoas que possuem um histórico de perfil e navegação relacionado ao conteúdo dos anúncios ou às características que você destacou na segmentação, o que consequentemente dará mais escalas aos resultados.
Contudo, não é só porque é possível investir menos no Facebook Ads que o Google Ads deve ficar de fora do planejamento da campanha.
As extensões promocionais no Google Ads entregam as ofertas e promoções especiais da sua ação e de destacam, favorecendo a novos clientes potenciais encontrar ótimos promoções que geram mais vendas para sua empresa.
Para finalizar, lembre-se que em todos os anúncios criados pelas extensões será verificado através do índice de qualidade.
De nada adianta se não executar perfeitamente bem as extensões com palavras-chave, ideias, página de destino de acordo com a relevância do anúncio. O processo é fundamental para o sucesso de sua campanha!
Durante todo este artigo, falamos sobre as ações promocionais e como você pode aplicar essa prática para aumentar suas vendas, gerar mais leads e fidelizar potenciais compradores à sua marca.
Através de imagens impactantes, copys bem escritas e as táticas explicadas ao longo do texto as chances de sucesso para a campanha são maiores. Contudo, não é só por que deu certo que acabou o trabalho.
Por exemplo, se no último dia da ação as vendas estão a todo vapor, ela pode ser prorrogada para mais tempo e ainda acionar o gatilho da chance única ou aproximar mais ainda do seu cliente como se fosse a pedido do público.
Mas tenha essa possibilidade planejada e mantenha a qualidade eficiente da sua campanha. Não faça nada sem planejamento!
Além disso, com a prorrogação da campanha o campo está fertil para capturar mais leads, visto que muitas pessoas ainda irão acessar seu link e demonstrar interesse pelos seus produtos.
Aproveite essa oportunidade para entrar em contato com o cliente através do marketing direto para manter aquele lead próximo da jornada de compra.
Gere uma maior atração para uma próxima oportunidade, demonstre que a sua marca trabalha de maneira diferenciada e faça com que o seu cliente queira receber novidades sobre tudo o que vai acontecer posteriormente, principalmente se for uma nova promoção.
Lembre-se de não deixar parecer desespero por vendas, mas sim uma chance de compras especiais. Crie um calendário específico para isso e deixe os seus clientes ficarem ansiosos para a próxima oportunidade.
A lista de espera serve para esse tipo de comunicação e ela aproxima ainda mais a marca do cliente.
Por fim, os testes de público A/B são muito importantes para as campanhas, uma vez que quando há parâmetros comparativos é mais fácil identificar quais ações, imagens e textos estão performando melhor.
É importante também, variar o mix de produtos e não repetir as mesmas promoções em intervalos curtos de tempos. Experimente lançar um cupom de desconto, depois de outra ação, vá vendo o que está gerando melhores resultados para o seu negócio.
Isso é fundamental para corrigir possíveis falhas, ajustar o que não deu muito certo e trabalhar novas possibilidades que podem vir a gerar resultados ainda mais satisfatórios.
Em suma, suas ações promocionais podem ter retornos variados para cada tipo de público, que podem mudar de acordo com os interesses. Ou seja, uma pessoa pode preferir muito mais o frete grátis do que o desconto no pagamento à vista, por exemplo. Porque, talvez, nesse caso, para ela seja maior o desconto se ela ganhar o frete.
Para concluir, as campanhas precisam ser aperfeiçoadas de acordo com o cliente, assim como o texto e as imagens. Dê mais liberdade para o seu lado criativo!
Com isso, esperamos que, a partir de agora, suas campanhas sejam realizadas profissionalmente através de todas técnicas e dicas que preparamos para apresentar a vocês.
Agora é mão na massa e boas vendas!
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