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Como analisar concorrentes e melhores ferramentas [2022]

Monitore seus concorrentes e tenha vantagem competitiva!

Com certeza você já ouviu este ditado: “um olho no peixe e outro no gato”, não é mesmo? É preciso estar atento a tudo o que acontece à sua volta, principalmente no mercado atual, onde as disputas estão cada vez mais acirradas, então, o que fazer? Uma das táticas é saber como analisar concorrentes e é sobre isso que iremos falar neste post. 

O perfil dos consumidores mudou muito nas últimas décadas, e acabamos entrando em um looping onde não sabemos onde isso vai parar. 

Afinal, o mundo está se transformando mais e mais a cada dia, principalmente porque estamos enfrentando uma temporada de isolamento social que deu um boom nas compras online, ampliando a possibilidade de adquirir produtos do mundo inteiro. 

Se antes o Sr. Zé da Quitanda concorria indiretamente com o supermercado da esquina, hoje ele bate de frente com centenas de aplicativos que prometem entregas 24h, 7 dias por semana. E não para por aí!

Algumas empresas, mesmo começando do zero no digital ganharam espaço e estão ampliando em larga seus resultados online. E é aí que entra a nossa análise.

Como analisar concorrentes e sair na frente?

Já é normal nos depararmos com termos como “stalkear”, já que vivemos fazendo isso quando entramos em algum perfil por curiosidade.

Dependendo da exposição da pessoa, é possível saber os lugares que ela frequenta, o que comeu no café da manhã ou a roupa que saiu para o trabalho. Ou seja, com os concorrentes não poderia ser diferente.

Pode ser até melhor! 

Mas uma coisa você deve ter em mente: o monitoramento da concorrência nada tem a ver com copiar o que ele está fazendo ou ter a certeza de que tudo dará certo.

É preciso garantir que a sua mente seja criativa o suficiente para captar o que pode ser uma alavanca para o seu negócio. É preciso foco, persistência e o mais importante… ter o domínio do que está buscando.

A grande preocupação é como fazer isso de forma eficiente, já que os sites de busca nos oferecem inúmeras possibilidades de pesquisa e, hoje em dia, ninguém tem tempo para isso.

Então, por onde começar e quais são os fatores de análise de concorrência?

Quais são os 3 fatores de análise de concorrência?

Sabemos que esses fatores vão muito além dessa quantidade, mas se formos ampliar muito a nossa área de atuação, deixaremos de aplicar as estratégias apenas para garimpar o que os concorrentes andam fazendo. 

Ou seja, é importante fecharmos o cerco no que julgamos ter maior valor para o monitoramento da concorrência. São eles:

  • SEO, conteúdo para blog e tráfego orgânico;
  • Redes sociais;
  • tráfego pago.

Abaixo falaremos sobre algumas ferramentas interessantes para começar o seu trabalho. Continue a leitura!

 5 melhores ferramentas grátis para analise de concorrência

Em um mundo quase paralelo encontramos infinitas possibilidades para satisfazer a nossa ânsia em saber o que o concorrente está planejando e executando na internet.

Por isso, os experts no assunto já nos deram uma base forte com a criação de ferramentas que irão facilitar na hora das buscas e análises. Separamos apenas 5 delas, mas você poderá encontrar muitas outras, inclusive com funcionalidades gratuitas e pagas.

SEM Rush

Falou em SEO pensou em SEMrush, uma das mais famosas ferramentas utilizadas em agências, consultorias ou até mesmo freelancers
Isso porque a sua versão gratuita nos oferece informações super relevantes e abrangentes. Para começar, acesse a ferramenta e digite (ou copie e cole) a URL do seu concorrente.

Logo após, você poderá ter uma visão geral do domínio, bem como diferentes tipos de informação e palavras-chave relacionadas:

Além disso, ao navegar pela página, você consegue:

  • Principais palavras-chave orgânicas e como elas estão ranqueando;
  • Principais concorrentes orgânicos e um mapa de onde estão posicionados;
  • Tráfego de buscas por marca;
  • Palavras-chave pagas;
  • Backlinks;
  • Referring domains;
  • Landing pages.

Ufa! E ainda estamos na primeira ferramenta! Já deu pra ter uma noção do quanto você pode descobrir através desse tipo de monitoramento, não é mesmo?

BuzzSumo

Quer saber quais são os conteúdos que estão dando certo para os seus concorrentes e possibilitar ideias para a sua equipe produzir?

A BuzzSumo é a ferramenta ideal, pois apenas com a pesquisa de um único termo ela lhe dará os números de engajamento.

Veja a pesquisa que fizemos com o termo “marketing de conteúdo”… ela nos deu alguns temas que estão no topo da lista nas redes e você ainda pode pesquisar por influenciadores e muito mais!

É óbvio que a versão gratuita é limitada, mas, mesmo assim, ela consegue proporcionar uma base para criar uma régua de temas, planejamentos etc.

Similar Web

Para tudo! A SimilarWeb é um verdadeiro “achado” para quem está buscando pelas informações dos concorrentes, pois fornece dados super completos, além de possibilitar o acompanhamento da presença digital.

Confira o que você ficará sabendo:

  • Taxa de rejeição:

Porcentagem que irá mostrar aquele usuário que não continuou a navegação no site que você está pesquisando. 

Ou seja, ele não clicou nos links disponíveis na página. Exatamente estratégias que você deverá evitar ou utilizar como insight (aquelas com pouca taxa de abandono) ao montar a sua.

Confira o exemplo de pesquisa com o site Globo.com:

  • Duração média da visita:

Quanto tempo os usuários ficaram na página? Isso é super importante para saber se eles estão, de fato, consumindo o conteúdo disponibilizado (como você pôde ver no print anterior).

Mas preste atenção! 

É preciso utilizar do bom senso para essa análise, visto que algumas páginas demandam mais tempo naturalmente, como a de um conteúdo extenso, por exemplo. 

Sendo assim, a comparação de páginas similares se faz necessária para que seja possível ter uma base mais sólida de análise.

  • Origens do tráfego:

“De onde vêm? Onde vivem? De quê se alimentam?”.

Brincadeiras à parte, essa seção é capaz de mostrar de onde vêm os cliques para a página da sua pesquisa. Isso mostra quais são os principais canais que levam usuários àquela página: mecanismos de buscas, tráfego direto, redes sociais, links de entrada, e-mail marketing e/ou links patrocinados.

Observe essas métricas e saiba onde investir seus esforços (e dinheiro) para atrair um maior número de visitantes. Veja:

  • Palavras-chave:

SEO parece até uma palavra mágica (e talvez seja), pois é uma maneira prática e eficiente para levar novos visitantes às páginas de qualquer site. Quando bem aplicado, é claro!

Faça um teste digitando uma palavra ou expressão no próprio mecanismo de busca… automaticamente ele irá completar o que você está digitando, mostrando o que está no topo do assunto naquele momento. Isso pode gerar grandes ideias!

Lembre-se de que criar conteúdos de valor para o seu público é altamente eficiente, pois isso transformará o seu site em uma verdadeira referência quando ele estiver consumindo textos on-line.

O primeiro lugar nas páginas de busca faz muita diferença para o seu negócio! Aposte nisso. Veja do que estamos falando ainda no exemplo citado anteriormente:

  • Sites de referência:

Como na vida fora das telas, também buscamos referências de confiança na hora de consumir um conteúdo específico, contratar um serviço ou comprar um produto.

Na internet chamamos de backlinks, que nada mais são do que citações que direcionam o usuário para outro site, mostrando que uma possível visita valerá a pena. 

Olhe como é interessante:

  • Perfil do visitante:

Você com certeza já sabe da importância do seu público-alvo para a produção de conteúdos relevantes. Afinal, são eles que irão navegar com suas dores e dilemas, sempre em busca de uma solução.

Descobrindo quais são esses interesses, é possível ir direto ao ponto, dando a eles o que estão precisando. Isso também auxilia na hora de elaborar estratégias de anúncio, onde colocar sua atenção (canais) e qual linguagem você deverá utilizar, por exemplo.

  • Sites concorrentes e similares:

Não precisamos falar muito sobre este tópico, visto que a ferramenta oferece “de mão beijada” todos os sites da concorrência. 

Inclusive, você poderá acessar os links e jogá-los em uma nova busca, analisando todos os fatores que comentamos acima separadamente em cada um deles.

Demais, né? O site é super intuitivo e fácil de usar e você poderá obter informações muito preciosas nele.

SpyFu

Através da SpyFu, será possível analisar palavras-chave, tanto no Google Ads quanto na busca orgânica. Além disso, ela também possibilita acesso aos anúncios dos seus concorrentes.

Prática e simples, você precisará apenas colocar o endereço do site que deseja conferir as informações e, em poucos segundos, ela mostrará os resultados.

Biblioteca de anúncios do Facebook

Por último, mas não menos importante, o velho clichê de quem fica por último, temos: a biblioteca de anúncios do Facebook.

Que vai lhe ajudar na questão que tanto batemos na tecla durante este post: como analisar concorrentes no Instagram e Facebook

Basta digitar o nome da empresa que você deseja procurar e voilà, todos os anúncios aparecem. Inclusive, você tem a possibilidade de filtrar por país, se eles estão ativos, inativos ou ambos, em qual plataforma foram veiculados e as impressões por data.

Para exemplificar, fizemos uma pesquisa com a famosa Nike:

Ao ter acesso a esses tipos de informação, você pode verificar como os anúncios dos seus concorrentes estão performando, quais palavras-chave foram utilizadas e até mesmo o estilo de imagem que trabalharam.

Com a junção de todas essas ferramentas que falamos até aqui, é possível criar uma estratégia de marketing muito bem definida, visando garantir o retorno do seu trabalho e investimento. 

O que uma empresa poderá fazer para analisar a estratégia do concorrente?

Claro que se você chegou até aqui, no final deste conteúdo, está pensando em implementar tudo isso na sua rotina de planejamento, não é mesmo?

Porém, tudo isso demanda muito tempo de análise, dedicação e horas e horas de planilhas contendo informações que poderão ser importantes para as suas campanhas.

Caso você tenha se perguntado: “mas como saber quem é meu concorrente?”, chegou a hora de pensar em uma equipe externa para dar um up nos seus projetos futuros.

Profissionais com expertise podem adiantar todo esse processo, pois saberão as ferramentas certas para diferentes objetivos e ocasiões de análise e, além disso, poderão utilizar de todo o conhecimento agregado ao longo dos atendimentos, para aumentar as chances de retorno.

Além dessas ferramentas, existem muitas outras, até mesmo algumas pagas que, geralmente, são contratadas por agências e consultorias, pois possuem muitos clientes que demandam esse tipo de atenção.

Ficou alguma dúvida, quer começar agora ou suas estratégias não estão dando certo? A Acelera Performance conta com um time de profissionais experientes que poderão fazer a diferença para o seu negócio.

Agende um bate-papo e saia na frente dos seus concorrentes!

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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