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Tráfego pago para Delivery: como conseguir clientes de forma rápida

Descubra como fazer Tráfego Pago para Delivery e conseguir muito mais clientes. Ações simples que geram grandes resultados! Confira:

O abre e fecha constante dos estabelecimentos durante a pandemia está fazendo com que muitos negócios continuem se adaptando ao universo on-line, por isso o tráfego pago para delivery se faz tão importante neste momento. 

É preciso se fazer presente, até porque ampliou-se o leque de concorrentes, uma vez que os mecanismos de busca possibilitam encontrar estabelecimentos de diversas regiões, basta que ele entregue na residência do comprador.

O que antes fazia com que os empreendedores visassem mais os negócios físicos, hoje se estende para as compras através de sites e aplicativos, tudo ao alcance de um clique. 

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo que poderá lhe ajudar na hora de criar anúncios voltados à entrega, favorecendo suas vendas e aumentando os resultados de maneira eficaz.

Anúncios por geolocalização no tráfego pago para delivery

Ao longo dos anos a tecnologia tem se tornado uma forte aliada por diversos fatores, a geolocalização é um deles.

Através dessa ferramenta, é possível entregar anúncios a uma região específica, fazendo com que a segmentação se torne cada vez mais eficiente.

Sendo assim, é possível gerar tráfego para negócios locais, através da utilização do GPS para saber onde se encontra o seu público-alvo.

O melhor de tudo é que a localização pode ser definida por quem está montando a campanha, então, não necessariamente ela precisa entrar em algum padrão já existente, possibilitando diversificar de acordo com os objetivos. 

Sendo muito específica, a geolocalização mira e acerta em quem está mais propenso a prestar atenção no que você está dizendo, “facilitando” o consumo do seu produto e/ou serviço.

Os próprios dados do Google nos mostram que um anúncio bem segmentado pode aumentar a taxa de cliques – CTR – em até 45%. Ou seja, os usuários estarão muito mais propícios a examinar o seu conteúdo.

Porém, vale ressaltar que apenas uma campanha com geolocalização não é capaz de fazer milagre, é preciso analisar os interesses do público e demais variáveis que possam agregar ainda mais valor ao anúncio.

Usando o celular ou até mesmo o computador, é possível trabalhar com esse tipo de estratégia, através da utilização de geofencing e geobehavior, em conjunção com o GPS, como falamos um pouco mais acima. 

Isso possibilita que o comportamento do consumidor seja analisado no espaço físico, por meio de dados em tempo real. 

Dessa forma, pode-se impacta-lo no on-line, exibindo anúncios àqueles que estão mais próximos da localização selecionada ou que passaram por ali em dias e horários que favoreçam seus resultados de campanha.

As suas peças podem direcionar o usuário a tomar diferentes iniciativas, como por exemplo:

  • Ir para o site, gerando tráfego;
  • Iniciar uma ligação e/ou conversa através do WhatsApp;
  • Preencher um formulário dentro do próprio anúncio;
  • Instalar um aplicativo de entrega.

Lembre-se de que a segmentação pode não corresponder ao endereço da sua empresa física, caso tenha uma, mas sim aos lugares em que a sua entrega está disponível. 

Além disso, existem alguns critérios de segmentação e se a sua for muito limitada, pode ser que o anúncio nem seja exibido. Esteja sempre atento para não perder tempo nem dinheiro!

Por bairro

A segmentação por bairro pode ser extremamente eficiente para o seu negócio, caso ele seja local, visto que é possível enxugar a distância a ser atendida, principalmente porque ao trabalhar com entregas, fica mais prático atingir apenas o seu limite.

Ao conhecer melhor o público das redondezas que o seu estabelecimento atende, você poderá desenvolver campanhas cada vez mais assertivas para possibilitar que os consumidores dos seus produtos aumentem.

Por raio

Na opção de segmentação por raio, nos anúncios do Facebook para delivery, é possível fazer uma seleção pequena, porém, os anúncios tendem a ser exibidos apenas de modo intermitente ou, até mesmo, podem não ser exibidos. 

Isso acontece porque alguns critérios utilizados para a segmentação não satisfazem a política da plataforma. Fique atento!

Para segmentar dessa forma, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse a sua conta.
  2. No Menu de páginas à esquerda, clique em Locais. 
  3. Clique no nome da campanha que você quer editar.
  4. Clique no ícone de lápis azul e selecione Raio.
  5. Na caixa de pesquisa, insira o endereço do local que você quer usar como centro do raio. Insira o raio que você quer segmentar e selecione uma unidade de medida no menu suspenso. 
  6. Analise o mapa para verificar se você está segmentando a área correta. Quando estiver pronto, clique em Salvar para adicionar a segmentação por raio.
  7. Clique em Salvar.

Pronto! Sua segmentação foi realizada com sucesso. 

Por cidade

Quando estamos falando de segmentação por cidade, pense em quais delas a sua empresa pode estar presente com as entregas.

Inclusive, você pode desenvolver campanhas específicas de frete grátis, por exemplo, para regiões determinadas, o que é bastante atrativo para o seu público.

Dependendo da cidade, se ela for muito grande, é preciso analisar se você irá conseguir atender toda ela. 

Também é preciso verificar se a sua verba dará conta da quantidade de pessoas que pretende atingir, pois o impacto pode ser negativo caso não exista investimento compatível para os cliques necessários no seu anúncio.

Pense sempre de forma estratégica, mais um exemplo: se você consegue atender o Brasil inteiro, mas possui entrega de até 24h na cidade x, invista em uma campanha em tal cidade, pois o seu público será impactado de maneira muito mais efetiva do que se você abraçar um território maior.

Google ads para entrega

Criar uma campanha no Google Ads, para anúncios do Google para entrega, pode ampliar as chances de que as suas vendas sejam efetivadas. Seguindo os detalhes que já falamos ao longo deste texto, criamos um passo a passo para você criar uma campanha de maneira rápida e objetiva:

  1. Entre no Google Ads;
  2. Clique no botão azul com um + para criar uma nova campanha;
  3. Escolha o objetivo da sua campanha;
  4. Caso você selecione “campanha sem metas”, o Google irá sugerir algumas configurações ou você poderá definir essas metas posteriormente, de acordo com o nosso passo a passo;
  5. Logo após, escolha um tipo de campanha;
  6. Escolha um nome para facilitar sua pesquisa posterior;
  7. Desmarque opções já prontas que o Google lhe dá;
  8. Logo abaixo, existe a opção “mostrar mais configurações”, clique e escolha uma data de início e uma data de término, em casos de promoção, por exemplo;
  9. Em “programação de anúncios”, selecione o horário que o seu negócio funciona, período em que acontecem as entregas de um delivery, por exemplo;
  10. Em “locais”, pense no que falamos sobre segmentação e escolha a área em que você atende;
  11. Em idiomas, o padrão é, obviamente, português;
  12. Para o público-alvo, tente se aproximar ao máximo do que você imagina o cliente ideal, mas se ainda não tiver uma análise específica sobre isso, pule essa parte;
  13. Escolha o quanto você pretende gastar diariamente para a sua campanha, se a sua segmentação é menor, o seu gasto tende a ser menor. Esses valores variam muito de negócio para negócio;
  14. Em “lances” você poderá escolher a métrica do seu negócio, caso surjam dúvidas (o que é muito comum), recorra a uma assessoria para lhe auxiliar durante o processo, pois algumas perguntas são bem técnicas. Clique em salvar para avançar;
  15. Ao criar um grupo de anúncios, você pode especificar cada produto, se for o caso, ou um grupo único;
  16. Escolha um valor de lance padrão, pode ser bem pequeno;
  17. Faça escolhas assertivas de palavras-chave para o seu anúncio, quais são as palavras que fazem sentido para o seu negócio, você quer aparecer em quais pesquisas?
  18. Seguindo adiante, você irá criar os anúncios de texto, sempre respeitando o número de caracteres especificados. Seja específico e certeiro!
  19. Siga os próximos passos com as informações pertinentes;
  20. Após todos os passos ele irá mostrar um resumo para que você faça uma conferência e, logo em seguida, poderá publicar a sua campanha.

Calma! Parece que são muitos passos, mas, na prática, é muito mais fácil e simples do que se imagina.

Além disso, após algumas campanhas, você começará a ganhar mais conhecimento e ficará muito mais fácil realizar os ajustes necessários.

Crie uma landing page

Os seus anúncios precisam direcionar os usuários para algum lugar, não é mesmo? Então, não existe nada mais prático do que trabalhar com uma landing page para captar seus possíveis clientes. 

A landing page pode oferecer informações relevantes sobre o seu negócio, principalmente se você não possui um site. Ela pode conter o cardápio completo, horário de funcionamento, contatos, dentre outros detalhes, todos de acordo com o seu segmento. 

A utilização de uma LP pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, visto que o objetivo dela é gerar conversão. 

Essa pode ser uma ferramenta capaz de reduzir seus custos de aquisição por clientes, pois agrega dados em potencial para que sejam trabalhados até mesmo posteriormente. 

Para que os resultados sejam palpáveis, a sua página precisa ser clara, precisa e organizada. E não se esqueça de cumprir com o prometido!

Vincule o Google Analytics com a landing page

Utilizar ferramentas de análise para o seu negócio deixa as suas campanhas ainda mais eficientes, principalmente o Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita, capaz de reunir os dados sobre o tráfego do seu site e/ou landing page.

Através desses dados, é possível entender melhor o comportamento do usuário, coletando informações sobre as exibições das suas páginas.

Ao vincular o Google  Analytics à sua landing page, todos os detalhes serão coletados sempre que a página tiver alguma visita, agregando ainda mais material para os seus estudos. 

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado para a criação de landing pages e cada uma delas terá uma forma para que essa integração seja feita, vale a pena analisar cada caso especificamente. 

Para obter ajuda, você pode acessar a página direta do Analytics e, caso ainda não tenha feito a sua conta, aproveite para realizar a configuração

Com o objetivo de lhe fornecer ao menos um passo a passo, optamos por trazer a RD Station, uma das mais famosas plataformas de integração de marketing existentes atualmente. Confira:

  1. Acesse a sua conta no Google Analytics e efetue o login.
  2. Clique no Menu “Administrador”.
  3. Em “Propriedade”, clique na opção “Informações de Acompanhamento”.
  4. Clique em “Código de Acompanhamento”.
  5. Copie o código exibido no campo “Tag de Site Global”.
  6. Acesse sua conta no RD Station Marketing.
  7. Clique no menu “Converter”.
  8. Clique no submenu Landing Pages.
  9. Clique no nome da Landing Page na qual você deseja adicionar o código do Analytics.
  10. Clique no botão “Editar Landing Page”.
  11. Agora, clique em “Edição Avançada”.
  12. Logo após, clique na aba “JavaScript em HEAD” e insira o código copiado do Google Analytics.
  13. Clique no botão “Aplicar”.
  14. No topo da Landing Page, clique no botão “Salvar”. 
  15. Publique a Landing Page. Caso ela já tenha sido publicada, é preciso publicar novamente, para replicar as alterações.

Caso você não faça uso da plataforma RD Station, procure tutoriais pertinentes ao local que está produzida a sua Landing Page, pois a maioria deles possui uma Central de Ajuda que poderá lhe auxiliar nesse processo.

Você também pode solicitar a ajuda de uma consultoria, que irá fazer o passo a passo juntamente com você para que melhores resultados possam ser colhidos. 

Utilizar extensão de chamada

Para ampliar a utilização do orçamento disponibilizado para a sua campanha, vale muito a pena utilizar a extensão de chamada. Mas o que é isso?

Nada mais é do que acrescentar um botão para que o seu usuário possa entrar em contato direto quando ele está navegando pelo celular.

E, mesmo que a pessoa esteja acessando pelo computador, o botão permitirá que ela veja o seu contato para realizar a chamada. 

Vale ressaltar que alguns anúncios podem ser bloqueados ao se trabalhar com o número de telefone no texto, ou seja, fora desse botão de extensão. 

Uma boa coisa é que a extensão de chamada possibilita que você defina os horários em que ela estará ativa, onde, obviamente, será inserido o seu funcionamento ou enquanto seus atendentes estiverem disponíveis.

Prático e eficiente para o seu público e também para o seu negócio!

Foque no “search

O famoso Marketing de Busca (SEM – Search Engine Marketing) não caminha sozinho, nele podemos encontrar o SEO (Search Engine Optimization) e os links patrocinados. 

Essa estratégia faz com que possamos potencializar qualquer negócio, pois tem o poder de alavancar campanhas e oferecer retorno do investimento de forma bastante satisfatória.

Através dele é possível garantir um posicionamento ainda mais certeiro, sempre de acordo com a sua segmentação. 

O objetivo dessas estratégias de SEM é conseguir uma maior exposição nos sites de busca, de preferência nas duas primeiras páginas. 

Isso faz com que o tráfego para o seu site e/ou Landing Page aumente de forma expressiva, sendo altamente qualificado, pois quem clica, geralmente, está mais próximo de fechar uma compra. 

No search podemos trazer duas categorias: busca orgânica e links patrocinados. No caso da busca orgânica, os resultados podem ser chamados de espontâneos, estando fortemente alinhados com o SEO, assunto para um outro post. 

Já no caso dos links patrocinados, se trabalha com ferramentas como o Google Ads, que já falamos tantas vezes ao longo deste texto, utilizando dos resultados pagos, ou seja, onde você investiu dinheiro.

O ideal é que as estratégias coexistam, caminhando sempre juntas, pois podem ampliar os resultados uma da outra, o que gera uma “conversa” ainda mais completa dentro da sua campanha. Lembre-se disso!

Delimitar uma geolocalização

A geolocalização é imprescindível para as entregas, uma vez que você precisa de uma loja física para trabalhar. 

Outra coisa: não adianta o seu usuário pesquisar pela sua empresa morando em um Estado distante, caso a sua empresa atenda apenas uma cidade específica. É preciso acertar onde ele está para que as suas campanhas se tornem eficientes.

Ofereça conteúdos que tenham a ver com o local onde a sua empresa atua, pois isso pode criar uma certa autoridade no assunto. Inclusive, você pode utilizar as redes sociais para isso. 

Crie o Google Meu Negócio, pois ele irá mostrar aos usuários maiores detalhes da sua empresa e onde ela se encontra, visto que ele utiliza o Google Maps para a localização.

O Google também mostra as avaliações do estabelecimento, o que conta muito hoje em dia na hora de escolher produtos on-line. 

Anúncios do Facebook para delivery

Quer divulgação ampliada quando falamos de geolocalização? O Facebook Ads é o seu lugar.

O Facebook tem o maior número de usuários do mundo! E ainda lhe ajuda com informações bastante completas sobre o seu negócio, avaliações, detalhes e muito mais!

Como já falamos anteriormente, é possível separar o seu público-alvo por localização, deixando mais específico o seu raio de atuação.

Sendo assim, você pode atingir as pessoas que estão dentro desse perímetro previamente delimitado, as que moram mais perto do seu negócio, as que passaram perto da sua loja ou até mesmo as que visitaram o seu estabelecimento, caso ele seja físico.  

Dentro do Facebook você pode trabalhar com diferentes tipos de promoção, serviços locais e específicos, inaugurações, lançamentos etc.

Custo baixo e alto alcance, o que mais se pode querer?

Campanhas para o WhatsApp

Foi-se o tempo em que o marketing utilizava o telefone para atingir o público, uma forma super invasiva que costumava dar certo, mas isso ficou no passado.

O WhatsApp tende a favorecer as interações, isso porque a pessoa irá visualizar e responder (ou não) a mensagem na hora que for mais viável para ela.

Inclusive, já existem algumas ferramentas disponíveis no mercado para a automação de campanhas na plataforma. Algumas com um custo relativamente baixo!

Afinal, quem não tem Whats hoje em dia? Difícil lembrar de alguém, não é mesmo? 

Uma dica é criar o WhatsApp Business, que vai facilitar a comunicação da sua empresa, visto que possibilita uma comunicação direta, tanto para divulgar produtos e/ou serviços, quanto para fornecer suporte ao cliente. Tudo isso podendo ser feito em tempo real!

Agindo de forma ágil, descomplicada e simpática, conquistar seus clientes vai ficar ainda mais fácil. Um alerta: mande propaganda apenas para aqueles que autorizaram que essa via fosse utilizada, para não correr o risco de ficar mal visto ou ser bloqueado. 

Uma funcionalidade do aplicativo que achamos muito interessante é a Lista de Transmissão, onde você poderá enviar a mesma mensagem para vários clientes ao mesmo tempo. Mas lembre-se de ter bom-senso!

Você também pode criar grupos para geração de conteúdos que sejam relevantes para eles, mas lembre-se de mantê-los restritos ao administrador, afinal, ninguém quer o celular “pipocando” de mensagens o dia inteiro.

E mais… você também pode preencher com informações essenciais da sua marca, como: endereço, site, e-mail, segmento e horário de funcionamento, por exemplo.

O seu perfil é a primeira coisa que o cliente vê, então, muita atenção ao preenchê-lo!

Use o objetivo de campanhas “Mensagens no Whatsapp”

Parece utópico dizer, mas também é possível fazer anúncios para o WhatsApp! Os cliques das suas campanhas podem ser direcionados através da colocação do botão “Enviar Mensagem”, sendo inserido nos anúncios de Facebook e/ou Instagram.

O usuário, ao clicar, será direcionado para uma conversa direta no aplicativo do WhatsApp Business, quando já configurado. 

Para saber o passo a passo completo, sugerimos a leitura deste artigo no próprio site do Facebook. 

Campanhas para landing page

O foco da Landing Page, como já abordamos anteriormente, é gerar conversão, mas ela não vai acontecer sozinha. É preciso que estratégias específicas sejam criadas.

Você pode criar diferentes tipos de campanhas, dependendo do seu objetivo e segmento. Abaixo vamos listar algumas ideias:

Nem só de e-Books vivem as Landing Pages, mas eles ainda são uma boa forma de conversão;

Checklists para compras, utensílios domésticos e outros itens também podem ser uma boa pedida;

Quiz com perguntas interessantes e curiosas também podem agregar informações relevantes;

Clube de vantagens, com descontos, participação de lançamentos exclusivos, frete grátis para as próximas compras, parcerias ou box de produtos mensais estão super em alta.

Sorteios apenas para quem é inscrito.

Esses são apenas alguns exemplos para expandir a sua mente, é claro que você terá que pensar fora da caixa e oferecer algo diferenciado, se colocando acima dos concorrentes.

Analise o seu segmento, bem como o público-alvo!

Implemente o pixel do Facebook

Taí uma coisa que tende a tirar o sono de muita gente que está começando no digital, mas não é um bicho de sete cabeças: a implementação do pixel!

Para não prolongar muito o post, resolvemos divulgar um outro conteúdo que fizemos há alguns meses, onde você poderá obter todas as informações para implementar o pixel e deixar tudo “rodando”. 

Para conferir, acesse aqui!

Google Meu Negócio

Também já citamos sobre isso, não é mesmo?

A maioria das empresas que aparecem no Google Meu Negócio estão lá de forma gratuita, e isso pode acontecer com você!

Caso você ainda não seja cadastrado, siga o passo a passo:

  1. Acesse a página do Google Meu Negócio (antes de mais nada, é interessante que você tenha um endereço de e-mail no gmail).
  2. Clique em “Gerenciar Agora”.
  3. Coloque o seu e-mail do gmail e a sua senha.
  4. Digite o nome da empresa para que o Google possa localizá-la, caso ela já exista no Maps. Caso ela ainda não exista, basta criar uma nova empresa com o seu nome.
  5. Caso precise criar, clique em “Criar”.
  6. Continuando neste caso, você vai escolher qual o segmento da sua empresa.
  7. Siga todos os passos seguintes, de acordo com as perguntas demandadas.
  8. Quando chegar na opção de preencher com o número de telefone, lembre-se de que ele ficará visível na página, sendo exibido para os seus clientes. Ou seja, utilize o telefone que a sua empresa usa para atendimento ao público. 
  9. Caso tenha um site, preencha com seu endereço eletrônico.
  10. É importante habilitar que você deseja se manter informado, pois o Google poderá lhe avisar sempre que existirem novas atualizações que poderão agregar ainda mais valor ao seu negócio.
  11. Pronto! O seu cadastro foi realizado! Mas não para por aí… ele vai lhe pedir uma informação de endereço real, pois uma carta será enviada com um código para essa verificação. Apenas essa senha será capaz de ativar a sua conta. Fique atento!

Os anúncios feitos com a utilização da geolocalização no Google podem render um retorno ainda mais rápido, pois as buscas são certeiras e, muitas vezes, no momento propício para a compra. 

Você pode usar as mesmas segmentações que falamos no começo do texto ou até mesmo excluir locais específicos das suas campanhas, se for necessário diminuir o alcance, por exemplo.

Com assertividade é possível garantir ainda mais clientes, aumentando o nível de satisfação, o que abordaremos no próximo tópico. 

Fidelize seus clientes

Sempre se falou muito na fidelização dos clientes, essa não é uma novidade, mas ela está se tornando cada vez mais importante no marketing digital.

Isso porque a internet tem o poder de ampliar os concorrentes diretos e até mesmo os indiretos, uma vez que basta um clique para encontrar todas as comparações necessárias.

Outro fator muito relevante são os testemunhos de outros clientes. Quantas foram as vezes que você adquiriu algo sem reparar no que as outras pessoas estão dizendo sobre? As chances disso acontecer são quase nulas.

Sem contar que as chances de um cliente fidelizado fazer negócio são bem maiores do que aqueles que sequer conhecem a sua marca e/ou produto.

Um detalhe é que os clientes insatisfeitos espalham muito mais seu nome na internet, fazendo comentários que difamam um mau serviço, deixando opiniões ríspidas ou até mesmo reclamações em sites específicos. 

Já os satisfeitos farão o seu marketing de maneira “gratuita”, pois estarão falando bem da sua marca sem que você faça esforço.

Ou melhor, o esforço é feito através de estratégias de marketing, decisões bem tomadas, bem como em um pós-venda imbatível.

Ahhhh… o pós-venda… ele é extremamente valoroso para criar e manter esse vínculo com o cliente, afinal, quem não quer dar o feedback do que foi adquirido?

Conclusão

Como você pode perceber, as formas de alavancar o seu negócio são muitas e os resultados dependerão das decisões tomadas ao longo dessa jornada que é o marketing digital.

As estratégias devem ser pensadas de acordo com o seu público, produtos e/ou serviços oferecidos, além das suas metas.

Mas lembre-se de que elas precisam ser palpáveis, afinal, quem quer produzir e gerar tanto trabalho para não chegar sequer perto dos objetivos traçados. 

Pense grande, mas com o pé no chão. Alinhe as suas expectativas e, se precisar, conte com profissionais competentes para que tudo aconteça.

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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