Descubra como funciona CBO do Facebook Ads e quando você dever usar.
Em busca de oferecer mais automação para os seus anunciantes, a plataforma Facebook Ads constantemente lança novos recursos. Com o CBO não foi diferente: esta é mais uma prova de que plataforma está tentando diminuir a necessidade de otimizações constantes, até, quem sabe, um dia eliminá-la por completo.
Grandes novidades geram grandes dúvidas. Mas fique tranquilo, este novo recurso é opcional e consiste apenas em mais uma funcionalidade que vai te ajudar no seu dia a dia de gestor de campanhas.
Neste post, vamos explicar da forma mais simples possível o que é CBO e quando você deve utilizar este novo recurso do Facebook Ads.
CBO é uma sigla utilizada para abreviar o termo Campaign Budget Otimization, cunhado pelo Facebook. Em português, significa Otimização de Orçamento de Campanha. Trata-se de um recurso de otimização automática de campanhas de Facebook Ads.
Em uma conta de anúncios, gerenciamos diversas campanhas. Em cada campanha, fazemos a gestão de diversos adsets (conjuntos de anúncios). Como a definição da verba era selecionada a partir da edição de um adset, até o surgimento do CBO, fazia-se necessária uma otimização constante em dezenas ou até centenas de adsets, demandando de uma grande disponibilidade do gestor.
Com o provento do Campaign Budget Otimization, tornou-se possível otimizar somente a verba de cada campanha, tornando o processo de otimização muito mais gerenciável. Neste caso, o próprio algoritmo do Facebook ficaria com a incumbência de distribuir a verba dentre os conjuntos de anúncios.
Isso não é uma verdade absoluta. Lançado em um primeiro momento com a promessa de tornar-se um recurso obrigatório, atualmente este já se estabeleceu como um recurso opcional.
Provavelmente, o Facebook verificou em seus testes que a obrigatoriedade do seu uso limitava algumas estratégias de otimização mais avançadas, apesar de, de fato, beneficiar anunciantes novatos, ao permitir uma gestão de tráfego mais automatizada.
Recomendamos que você sempre realize pequenos testes e validações. Os resultados sempre variam de acordo com características intangíveis de cada conta.
Contudo, na nossa experiência podemos adiantar alguns pontos. O CBO pode não funcionar bem se os públicos da sua campanha tiverem tamanhos muito distintos. Por isso, cuidado ao misturar públicos de remarketing, que em geral são pequenos, nas mesmas campanhas de novos usuários, que costumam ser públicos maiores.
O mais importante é você acompanhar os resultados e comparar: Os resultados melhoraram ou pioraram depois da ativação do CBO? Se preferir, você pode também criar um teste A/B. Mas isso é assunto para outro post!
E você? Em quais situações usa o CBO? Coloque suas dicas nos comentários que incluiremos no conteúdo deste post!
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