Facebook Proíbe Testes de Personalidade

Facebook Proíbe Testes de Personalidade


Testes de Personalidade

Anos após o escândalo envolvendo o Facebook e a empresa britânica Cambridge Analytica, a rede social finalmente decidiu proibir os testes de personalidade. O Facebook não confessou que a proibição dos testes de personalidade aconteceu por causa do escândalo.  A justificativa alegada foi uma nova política de remoção de aplicativos com “utilidade mínima” da plataforma. Contudo, os fatos estão logicamente interligados.

 

O Que é a Cambridge Analytica

A Cambridge Analytica é uma empresa de BigData, que captura, cruza e análise de dados. Dentre suas atuações, a empresa cria “perfis psicográficos” e possibilita que seus clientes segmentem conteúdo online para estes perfis, através do cruzamento destes dados. Foi esta empresa que popularizou os famosos “testes de personalidade” e outros aplicativos internos do Facebook que eram aparentemente “inocentes”.

 

Entenda o Escândalo da Cambridge Analytica

Foi alegado que a Cambridge Analytica utilizou brechas no sistema do Facebook para capturar dados pessoais de mais de 80 milhões de usuários. Os dados foram não foram capturados apenas dos participantes dos testes, mas também de seus amigos e amigos de amigos; caracterizando a prática como coleta indevida de dados de terceiros.

Como resultado do processo, o prejuízo da rede social pode chegar a 5 bilhões de dólares. Esse prejuizo certamente influenciou diretamente na decisão de proibir os testes de personalidade. Além disso, o Facebook parece estar tomando medidas mais repressivas quanto ao que os desenvolvedores podem fazer e acessar em toda a plataforma. Uma série de APIs mais antigas também estão sendo bloqueadas, o que impedirá que os desenvolvedores acessem novos dados se uma pessoa não tiver usado o aplicativo nos últimos 3 meses.

 

Fontes:

https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-decide-banir-testes-de-personalidade-apos-escandalo-cambridge-analytica-137939/

https://www.cbsnews.com/news/facebook-ftc-fine-facebook-could-pay-5-billion-over-cambridge-analytica/

https://www.theverge.com/2019/4/25/18516608/facebook-personality-quiz-ban-cambridge-analytica

https://www.engadget.com/2018/03/19/facebook-and-cambridge-analytica-nightmare/

 

 

 

 


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.