Como usar o Google Tag Assistant

O Google Tag Assistant é uma extensão de navegador que torna possível validar se os scripts do Google estão instalados de forma correta. Um clique para ativar a extensão e outro para carregar o seu site já são suficientes para você saber se seu site contém as tags do Google Ads, Google Analytics e do Google Tag Manager.

Como o Google Tag Assistant funciona?

O Google Tag Assistant funciona validando os scripts das páginas que você está visitando. Ou seja, ele vai notificar a extensão sobre as tags inseridas na página carregada. É possível também ativar o modo “record” e navegar pelo site, para ter o relatório das tags Google nas diversas páginas.

Se você quiser validar sua página de conversão, é recomendável ativar o modo “record” e seguir o fluxo de conversão no seu site, até chegar na página de obrigado, para ter o relatório completo.

  • Para facilitar a nossa vida, o Google inseriu três faixas de cores, que apontam os status da validação.
  • Verde indica que a tag está funcionando corretamente;
  • Azul indica que a tag está implementada, mas com alguma limitação;
  • Amarela? É um aviso: você provavelmente está perdendo dados devido a uma má implementação;
  • Vermelho indica que a tag está ali, mas não está funcionando.

Como usar o Google Tag Assistant?

Usar o Google Tag Assistant é muito simples. Primeiro, você deverá instalar o plugin.
Ao encontrar a ferramenta, você deve clicar em instalar. Você verá em seguida um ícone no meu do navegador, indicando que ele está em pleno funcionamento.
Agora que você já instalou a ferramenta, basta abrir seu site em outra aba do Chrome e clicar no ícone do Tag Assistant, habilitar o monitoramento e recarregar a página.

Durante o monitoramento, a ferramenta indicará, por meio do ícone, quantas tags foram encontradas e o status de cada uma, sendo verde para nenhum problema, azul para pequenos problemas ou sugestões de melhoria, amarelo indicado problemas inesperados e vermelho apontado erros críticos.

Se precisar de ajuda com a implementação e validação de tags no seu site, entre em contato conosco. Temos desenvolvedores especializados códigos e que auxiliam nossos clientes a mensurar seu desempenho da maneira certa.

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

Share
Published by
Rafael Cerqueira Lima

Recent Posts

Como Criar Landing Pages de Alta Conversão

Descubra como criar uma landing page de alta conversão sem gastar com plataformas e designers.…

2 anos ago

Tráfego Pago para Artistas: Guia Absolutamente Completo

Você é músico ou produtor musical e está tentando impulsionar lançamentos musicais? Então você veio…

2 anos ago

Como conseguir cupom de Google Ads

Descubra como conseguir um Cupom do Google Ads e começar a sua campanha com um…

2 anos ago

Marketing Digital para Políticos – O Guia Completo para 2022

As eleições estão chegando e, seja você um candidato ou um profissional de marketing, não…

2 anos ago

Como criar um Lyric Video

Nós, como especialistas em marketing para músicos, estamos sempre à procura de alternativas para alcançar…

2 anos ago

Lançamento Meteórico

Como vender muito através de Grupos de Whatsapp Neste post, vamos apresentar a estratégia que…

2 anos ago

This website uses cookies.