Instagram

5 dicas para aumentar engajamento orgânico no Instagram

Dicas para aumentar engajamento orgânico no Instagram

Campanhas de Facebook Ads são fundamentais para dar escalabilidade nos seus resultados. No entanto, não basta vender: também é necessário se relacionar com o público.

Neste post, selecionamos 5 dicas para ajudar no crescimento orgânico do seu Instagram.

O que é engajamento orgânico?

Chamamos de engajamento orgânico as interações geradas sem impulsionamento ou criação de anúncios. Contam para o engajamento as mais variadas formas com que os seguidores reagem aos conteúdos, seja através do feed ou dos stories.

São exemplos de engajamento:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Salvamento de posts;
  • Envio de mensagem no direct;
  • Compartilhamento de post;
  • Resposta às enquetes;
  • Visualizações de vídeo;
  • Dentre outras ações do tipo.

Engajamento orgânico é aquele que acontece de maneira natural, voluntariamente por parte dos seguidores. Ou seja, o dono do perfil não precisa investir em posts patrocinados para aumentar o número de seguidores e nem para fazê-los interagirem nas publicações.

5 dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram

Está cansado de produzir conteúdo, divulgar o seu trabalho e, ainda assim, não alcançar resultados? Talvez você não esteja fazendo as coisas do jeito certo. Conheça e ponha em prática as dicas a seguir:

1. Use hashtags

As hastags são muito populares no Instagram e muito utilizadas por usuários que buscam um conteúdo específico. Portanto, usar a hashtag correta, de acordo com o seu nicho, vai facilitar a adesão natural desses seguidores.

Apenas tenha cuidado para não usar hashtags fora de sentido, que não tenham a ver com o seu nicho e que servem apenas de isca para capturar visitantes ao seu perfil. Quando você alcança um público que não engaja, o Instagram entende que seu conteúdo não é relevante e limita o alcance.

2. Interaja com o seu público

As redes sociais são uma ótima forma de interação entre perfil e usuário. Com o Instagram, não é diferente. Quando existe um contato mais estreito entre esses dois lados a relação se torna mais confiante e mais sólida.

Converse com o seu público, tire dúvidas, faça enquetes, responda aos comentários, estimule o compartilhamento e compartilhe você também as ações dos seus seguidores.

3. Ofereça conteúdo valioso

Não fale apenas do seu produto. Mesmo que você tenha uma loja de material esportivo e queira vender bastante produto, falar apenas das peças não é o ideal. É preciso criar conteúdo útil que envolva o consumidor. Ainda pegando o exemplo da loja de material esportivo, fale da importância de praticar exercícios físicos e de manter uma alimentação saudável, por exemplo.

Ao parar para ler o que você está escrevendo, o seguidor acaba ficando mais tempo na sua página, mostrando ao Instagram que aquele conteúdo tem algo de valioso.

4. Capriche nas imagens

Sim, o Instagram é a rede social que tem a imagem como peça principal de atração. Portanto, pesquise e utilize imagens bonitas, chamativas, que despertem curiosidade, que causem satisfação ao seguidor, que o atraia em meio a tantos outros perfis e faça com que ele navegue por ali por mais tempo.

5. Mantenha uma frequência nas postagens

Para gerar engajamento orgânico, é preciso estar presente no feed dos seus seguidores. Não vale publicar uma vez e nunca mais. Mantenha uma frequência saudável de postagens no feed e também nos stories, realizando um planejamento e se esforçando para cumpri-lo.

Existem uma infinidade de ações que podem ser realizadas para aumentar o engajamento orgânico do seu Instagram. Mas, pondo em prática estas 5 dicas, já será possível perceber a diferença no envolvimento dos seus seguidores.

Conclusão

Gerar relacionamento é uma estratégia que traz resultados em médio prazo. Depende da produção de conteúdo relevante para o seu nicho e de atenção da marca, para responder e fomentar cada comentário ou direct.

Se você está buscando uma estratégia de crescimento rápido, nossa Consultoria de Anúncios no Facebook e Instagram é ideal para você.

Author

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *