Descubra como criar uma landing page de alta conversão sem gastar com plataformas e designers. Post completo!
Se você faz anúncios no Google levando os usuários para o seu site, você está jogando dinheiro fora. Não adianta gastar fortunas em tráfego pago e criar anúncios matadores se a sua página de destino não converte.
Pois é. Vou te contar uma verdade: o seu site não converte bem. Mas calma, não vai descontar no desenvolvedor e nem no designer. Isso acontece com todos os sites.
Um website serve para posicionar a marca e trazer tráfego orgânico. Mas para campanhas pagas… São uma desgraça.
Isso acontece porque um site é estruturado para oferecer uma navegação duradoura, onde espera-se que os usuários percorram por várias páginas e consumam diversas informações. Para os anúncios isso é péssimo.
Índice
Imagina só: após ser persuadido por um anúncio com uma oferta irresistível, você cai num site cheio de botões, com a possibilidade de executar diversas ações. Sim, algumas pessoas vão realizar a ação que você quer. Mas quantas tomarão caminhos diferentes dos quais você imaginava?
Muito melhor seria se você encontrasse uma página clara, com detalhes da oferta, depoimentos, dúvidas frequentes e uma chamada clara para você realizar uma única ação: a conversão.
Nós chamamos essas páginas de Landing Pages.
Ou seja, Landing Pages são páginas claras, com um único objetivo, de rápido carregamento, persuasivas e desenvolvidas especificamente para campanhas pagas. Todas essas características possibilitam uma Landing Page alcançar altas taxas de conversão, diminuindo o custo de aquisição por cliente e trazendo muito mais retorno para o investimento realizado em anúncios.
Landing Pages são criadas com um único objetivo, para assim facilitar a experiência do usuário e gerar mais conversões. Mas que objetivos são esses? Depende do seu negócio. A seguir, vamos listar os tipos de landing page mais usadas e seus respectivos objetivos.
Landing Pages para Geração de Leads são páginas simples com uma chamada para ação e um formulário, que oferecem algum material rico, também conhecido como “isca”, em troca de nome, email e outras informações do usuário. O objetivo desta captura de dados é manter uma comunicação de longo prazo, através de fluxos automáticos de email, whatsapp e até SMS.
Também são muito utilizadas com o objetivo de gerar expectativa para o pré-lançamento de um produto.
Landing Pages para Solicitação de Orçamento são páginas que apresentam um determinado serviço, seus diferenciais, depoimentos de outros clientes e tiram dúvidas frequentes.
O objetivo desta página é que os usuários se interessem na contratação do serviço e preencham um formulário ou entrem em contato por mensagem para solicitar um orçamento.
São landing pages focadas 100% em dispositivos móveis, estruturadas para que os usuários iniciem uma conversa no Whatsapp.
Landing Pages para e-commerce, também conhecidas como Landing Pages de Produtos, são páginas personalizadas que buscam expor os diferenciais e benefícios de um produto, ou mesmo de um kit de produtos. São úteis para gerar desejo de compra, já que as páginas de produto em lojas virtuais costumam ter limitações de recursos gráficos.
Depois que o cliente comprou um produto seu, que tal… Vender mais para ele? Parece uma boa ideia, não é? Então, ao invés de encaminhar o comprador para uma página de agradecimento, você pode levá-lo para uma Landing Page de UpSell. Ou seja, você pode oferecer um upgrade na compra dele! O objetivo, neste caso, é aumentar o Ticket Médio da sua venda. Afinal, o cliente já efetuou a compra, o que você tem a perder?!
Lembra-se do Método AIDA? Atenção – Interesse – Desejo – Ação.
Seguindo essa estrutura, pense que o usuário foi impactado por um anúncio e parou para lê-lo. Ele acaba de cumprir a primeira etapa do processo: atenção.
Depois, ele clicou nesse anúncio. Porque demonstrou interesse.
Pronto. Ele está na sua landing page.
Agora, você precisa gerar desejo e convencer o usuário a tomar uma ação!
Como fazê-lo? A seguir, vamos listar alguns recursos:
Já ouviu falar do movimento de manada? Pois é, as pessoas “seguem o bonde”. Por isso, é importante você usar na sua landing page depoimentos de clientes satisfeitos. Serve vídeo, texto e até print de conversa no whatsapp.
O gatilho da autoridade busca “separar os homens dos meninos”. Porque o seu serviço é realmente diferente? Utilize certificados, diplomas, matérias jornalisticas onde sua empresa foi citada e qualquer outro material que prove que, de fato, você é diferente.
Tudo o que é limitado tende a valer mais. Afinal, “nem tudo está disponível para todos”. Esse é o princípio da escassez, um dos pilares da ciência econômica. Por isso, mostre que não haverá muitas oportunidades como essa. Você pode criar uma oferta com limite de tempo, ou limitar o número de clientes que você atende por período.
O gatilho de urgência unido ao de escassez é infalível. Mostre que esta é uma chance única e que esta oportunidade pode não se repetir. É agora ou nunca e seu prospect não pode perder essa oportunidade.
Agora que o usuário já passou pelas 3 primeiras etapas e está com desejo de consumir o seu produto ou serviço, chegou a hora da Ação.
Crie uma Call To Action clara, explicando como o usuário deve proceder para dar o próximo passo.
Antecipe-se às objeções dos seus clientes com respostas na ponta da língua. Insira na sua landingpage perguntas frequentes.
O preço de uma Landing Page varia de acordo com o profissional ou agência que você contrata. Aqui na Acelera, oferecemos até landing pages gratuitas e de alta performance, para nossos clientes de Gestão de Tráfego Pago.
Há diversas ferramentas de landing page que disponibilizam planos gratuitos, mas com uma série de limitações. Na maioria deles, por exemplo, você é obrigado a usar um domínio que não é o seu.
Contudo, você pode criar uma Landing Page no WordPress, com a ajuda de construtores de páginas como o Elementor. Apesar de não precisar gastar nada com essas duas ferramentas, ainda assim você precisará contratar uma hospedagem.
Para gerar tráfego para uma landing page, é necessário investir em anúncios. Popularizados como Tráfego Pago, são eles que vão fazer com que muitos usuários acessem sua landing page todo dia e parte deles converta em leads. Esses anúncios podem ser criados em várias plataformas, sendo as de Facebook Ads e Google Ads as mais utilizadas.
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