Você é músico ou produtor musical e está tentando impulsionar lançamentos musicais? Então você veio ao lugar certo.
Hoje, você vai aprender – de uma vez por todas – como alavancar a sua carreira utilizando uma das estratégias mais eficazes do show business:
O Tráfego Pago para Artistas.
Ao longo deste artigo, você vai entender:
Mas, antes de começarmos já deixa o seu melhor email no formulário abaixo para receber dicas maneiras para bombar a sua carreira, diretamente na sua caixa de entrada!
Índice
Bom, antes de qualquer coisa é importante entender 100% o que é o tráfego pago.
De maneira resumida, tráfego pago é o que o nome sugere: a compra de tráfego.
Mas, de onde vem esse tráfego?!
Existem diversas plataformas que geram soluções, conteúdos e conexões de maneira gratuita entre as pessoas.
Alguns exemplos bem populares disso são:
Mas, se todos eles são gigantes que valem milhões de dólares, porque são gratuitos?
Porque a fonte de renda deles não está em vender a plataforma, mas sim o tráfego de pessoas que estão utilizando a plataforma.
Quanto mais pessoas utilizando o Facebook, Instagram, Google, TikTok ou LinkedIn: maior será a receita que essas empresas conseguirão vendendo esse tráfego.
Quando você decide fazer uma estratégia de tráfego pago para artistas – na verdade – você está decidindo comprar esse tráfego.
Sim, você pode publicar seu conteúdo em todas essas plataformas de maneira gratuita…
Mas, o seu alcance vai ser limitado.
Se você quiser atingir mais pessoas e, principalmente, pessoas com um perfil específico vai precisar pagar.
Ou melhor, comprar este tráfego.
E como essa compra pode auxiliar na sua carreira? É exatamente sobre isso que iremos falar no próximo tópico.
A pergunta correta aqui seria:
“Como trazer milhares ou milhões de pessoas para consumir a arte que eu crio pode ajudar a minha carreira?”
Pois é, falando assim parece óbvio né?!
Basicamente, quando você começa a comprar tráfego dessas plataformas e direcioná-lo para as suas criações, você começa a se tornar “famoso”.
Simples assim.
Quanto mais tráfego você direcionar para os seus projetos artísticos, mais pessoas verão seu trabalho e – potencialmente – mais pessoas vão te acompanhar, se tornarem fãs, comprarem seu material e por aí vai.
Mais do que qualquer outro negócio no mundo, o artista precisa de pessoas que consumam o que ele está criando.
Caso contrário, ele nunca vai ser um profissional (lembre-se que a definição de profissional é a pessoa que ganha dinheiro com aquilo que faz).
Ou seja, você pode ser um excelente artista. Mas se ninguém conhecer sua arte e/ou não pagar por ela, você nunca será um profissional.
E existem duas maneiras de se tornar conhecido e conquistar fãs, contratos e trabalhos:
Como você está aqui, eu acredito que você já escolheu o caminho de fazer acontecer e não o de esperar acontecer.
E antes de entrarmos na parte prática de como fazer essa compra de tráfego para artistas…
Nada melhor do que se inspirar naqueles artistas que já trilharam esse caminho e conseguiram chegar lá!
Nós temos 3 exemplos incríveis de artistas que deram um verdadeiro show em suas campanhas de tráfego pago e colheram os “louros” dessa estratégia.
Se você é minimamente atento ao mercado da música, provavelmente já conhece ao menos um destes artistas.
Vamos lá!
Com milhões de ouvintes todos os meses, shows por todo o país e diversos hits de sucesso você deve imaginar que o Mc Kevin O Cris não é o tipo de artista que precisa “comprar tráfego” certo?
Pois é, você até está certo.
Ele realmente não precisa comprar tráfego, agora.
Mas, nem sempre foi assim!
Diversos hits do MC só ficaram famosos e rodaram o Brasil devido ao combo perfeito de qualquer estratégia de lançamento: Talento + Tráfego.
Com músicas animadas, boas produções e uma boa quantidade de tráfego inteligente, Kevin O Cris bombou no Brasil.
E hoje, por mais que não seja extremamente necessário, o Mc ainda trabalha com a compra de tráfego para impulsionar a sua carreira e se manter no topo.
Se você já curtiu os bloquinhos fora de época no Rio de Janeiro, provavelmente já ouviu falar de um dos maiores deles: Amigos da Onça.
Esse bloco costuma reunir centenas de pessoas em todos os eventos e se tornaram um verdadeiro sucesso na comunidade carioca.
Mas toda essa galera não veio de graça.
Foi preciso muito trabalho duro, talento, organização e claro: aquela pitada de tráfego pago.
É através do tráfego pago para artistas que o grupo conseguiu trazer pessoas novas para o bloco e mostrar toda a criatividade do bloco para conquistar novos membros.
O grupo de Hiphop brasileiro 3030 é outro exemplo do poder que o tráfego pago para artistas pode oferecer.
Com milhares de ouvintes no Spotify todos os meses e milhões de Views no YouTube, todo esse sucesso é o que – agora – já deve estar se tornando “comum” pra você…
Talento + tráfego pago.
Pois é, não tem mistério ou segredo do sucesso que ninguém te contou para alavancar a sua carreira.
O procedimento é bastante simples:
Agora, ser simples não significa que é fácil.
Afinal de contas, existem diversas plataformas, estratégias, modelos e cada um deles vai dar um resultado diferente (que nem sempre vai ser bom).
Por isso, logo abaixo você vai entender quais são os melhores canais de tráfego pago para você alavancar e impulsionar a sua carreira.
Ah, e o melhor de tudo: Você pode começar a fazer isso ainda hoje – no último tópico eu te explico como.
Como vimos no começo deste texto, existem dezenas de plataformas que você pode utilizar para fazer uma estratégia de tráfego pago para artistas.
Mas, como tudo na vida, o que é demais sempre sobra e pode acabar atrapalhando.
Por isso, montei uma lista com as principais plataformas e o tipo de público que você vai encontrar nelas.
Assim, você pode escolher e focar naquela plataforma que mais faz sentido para a sua música e assim garantir resultado melhor.
Bora lá?!
Uma das plataformas mais utilizadas do mundo e, mesmo a migração massiva para o Instagram, ainda se mantém como uma fonte de gigante de tráfego é o Facebook.
Se você for mais novo um pouco ou somente mais antenado, provavelmente nem utilize mais tanto assim o Facebook.
Mas, a verdade é que ainda existem milhões de brasileiros por lá. Principalmente, as pessoas com mais de 40 anos.
Portanto, se o seu estilo de música é mais apreciado por pessoas mais velhas, com mais tempo ou com um gosto mais “clássico” – por assim dizer – provavelmente ele será o melhor canal de tráfego pago para você.
E se você optar por esta plataforma, é importante lembrar que você precisa adequar a sua produção para ela.
Ou seja, adequar o formato do seu conteúdo para os usuários que lá estão.
Por exemplo, não vai adiantar você liberar sua música com dancinha, em formato de reels ou até mesmo no Stories.
Sabemos que nessa plataforma o que conta são os vídeos um pouco mais longo e os posts de feed.
O tipo de produção também precisa ser algo mais sério e/ou emocionante.
Então, o melhor a se fazer é estudar bem o seu público, descobrindo o que eles gostam e consomem antes de iniciar a sua campanha de tráfego pago para artistas.
Pois bem, acabamos de falar do irmão mais velho do Instagram, o Facebook.
Já aqui, no Instagram, você vai encontrar uma gama totalmente diferente de usuários e com perfis de consumo também diferentes.
Então, se o seu público é mais novo, antenado nos memes, dancinhas e afins: esta é uma excelente plataforma para você.
Tal qual vimos acima, no Instagram você precisa também realizar um estudo e definir o tipo de conteúdo ideal para você bombar por lá.
As opções já são completamente diferentes do Facebook. No Instagram o que vai te levar pra frente são os Reels, Stories e vídeos curtos.
Mais do que ver você cantando, em um primeiro momento, os usuários do Instagram querem ver quem está cantando a sua música.
Por isso, é importante direcionar a sua estratégia de tráfego pago para artistas em conteúdos com este formato e produção.
De novo: Criação talentosa + produção bem feita (que seja interessante para o seu público) + tráfego pago é a verdade fórmula do sucesso por aqui.
Google, o buscador?
Sim, Google: o buscador!
Diariamente milhões de pessoas procuram por músicas, letras e artistas na internet – utilizando o Google.
Quando você resolve comprar parte deste tráfego, o que acontece é que você pode anunciar suas músicas, lançamentos e eventos para públicos semelhantes.
Ou seja, imagine que você possa alcançar todo o público de quem curte a Anitta por exemplo (e sim, você pode).
Quando a pessoa for procurar uma letra ou música da Anitta, acessar um site e lá ver um anúncio sobre o seu novo single, show ou lançamento?
Bacana né! Claro, que só fará sentido se o seu público ideal for o mesmo perfil de pessoas que gostam de Anitta.
Mas, você pode direcionar sua campanha de tráfego pago para absolutamente qualquer outro cantor, banda, grupo, evento e afins.
Bacana não?
E o melhor de tudo é que no Google as pessoas estão procurando ativamente por algo. Quer dizer, estão querendo realmente consumir imediatamente.
É com base nessas buscas que você também pode inserir o seu anúncio e comprar parte deste tráfego.
Um exemplo bacana é a busca por “bandas de rock”.
Todos os meses, cerca de 15 mil pessoas procuram no Google por “bandas de rock”, de acordo com dados do SemRush.
Se você tiver uma banda de Rock, você pode comprar parte deste tráfego e levar essas pessoas para conhecer o seu trabalho.
Agora, digamos que você é da área do funk e quer bombar com um hit novo.
De acordo com o SemRush, são + de 8 mil pessoas que procuram – todos os meses – “músicas novas de funk” no Google.
Entende? Essas pessoas estão querendo ouvir músicas novas. Você tem uma música nova. Não tem como não dar match!
Eu poderia passar o dia todo citando exemplos de buscas que você pode utilizar para alavancar a sua carreira através do tráfego pago do Google…
Mas, acredito que você já tenha entendido o potencial dessa plataforma que – muitas vezes – é ignorada pela maioria dos artistas.
Sem dúvidas, essa é uma das principais plataformas de tráfego para artistas…
E o melhor de tudo: para praticamente todos os públicos.
Dos mais novos aos mais velhos, do Funk a Música Clássica, do Eletrônico ao Folk. Todo mundo utiliza o YouTube e sua variante (YouTube Music) para ouvir músicas.
Então, essa não é aquela plataforma que você pode utilizar. Ela é a plataforma que você deve utilizar.
Por lá você vai encontrar dezenas de maneiras de filtrar e selecionar o público ideal para lançar os seus singles ou até mesmo álbuns completos.
E um tipo de conteúdo que realmente bomba nessa plataforma é o que chamamos de Lyric Video.
Ou seja, músicas com a letra para que os seus ouvintes cantem junto – que aliás é algo muito bom de se fazer e você mesmo já deve ter feito milhares de vezes.
Portanto, vale a pena produzir conteúdos neste formato na hora de comprar tráfego dentro do YouTube.
E se você não sabe como criar conteúdos assim, não se preocupe… Fale conosco!
Pois é, essa é outra daquelas plataformas que você nunca imaginou que poderia ser bacana, né?
Tudo bem, não se culpe. Afinal de contas, ela realmente não serve para qualquer situação.
O LinkedIn é uma rede voltada 100% para o mercado de trabalho, o mundo profissional e principalmente Networking.
Aqui você só deverá trabalhar com trafego pago se o seu conteúdo for voltado para empresas.
Ou seja, se você tem algum programa ou evento que envolva a sua música, mas especificamente para lidar com empresas.
Um bom exemplo de programas assim é a Lei Rouanet, eventos de confraternização da empresa (caso você seja um Dj, cabe muito bem) e por aí vai.
Uma banda com um case legal nesse sentido no LinkedIn é a Orez Treinamentos.
Eles construíram uma banda que toca um estilo de rock onde aborda-se temas como inteligência emocional e liderança.
A ideia da banda é tocar em eventos corporativos e o principal canal de tráfego pago utilizado foi o LinkedIn.
Através das campanhas realizadas por lá, eles já assinaram contrato com diversas empresas e até mesmo com a prefeitura de Curitiba.
Mas, é importante que lembrar que o seu conteúdo precisa ser alinhado com o que as pessoas estão querendo ver no LinkedIn: Desenvolvimento pessoal, carreira e afins.
Se for o caso, com certeza você vai descobrir uma horda de seguidores incríveis por lá!
Pensou em dancinha, pensou em TikTok né.
E, hoje em dia, dependendo do seu estilo de música uma das maneiras mais eficazes de bombar um single (ou pelo menos parte dele) é através destas dancinhas que viralizam.
Quantas vezes você não procurou uma música especificamente por ter ouvido parte dela em um destes vídeos curtos do TikTok (ou do Reels)?
Se você mesmo nunca fez isso, entre nos vídeos que estão em alta no TikTok e veja a infinidade de pessoas perguntando “Qual o nome da música”.
Essas pessoas gostaram e querem ouvir a música, adicionar em suas playlists somente porque ouviram uma parte, em um contexto legal e curtiram (literalmente).
Então, um bom caminho para fazer o seu tráfego pago para artistas no TikTok é criando vídeos desse modelo com influencers ou pessoas comuns mesmo.
E depois, direcionar o tráfego para estes vídeos.
Só que, no caso da compra de tráfego, você nem vai precisar se preocupar com as pessoas perguntando o nome da música.
Pois, nos anúncios dentro do TikTok, você já pode colocar um link para a sua música completa (esteja ela no Spotify, YouTube ou até mesmo no seu site).
Sem dúvidas, essa é outra daquelas plataformas que precisam estar no seu radar na hora de ativar uma campanha de tráfego pago para artistas.
Claro que a maior plataforma de streaming de música do mundo não poderia faltar nesta lista e – sim – é possível comprar tráfego dentro do Spotify também.
Sabe aqueles anúncios que aparecem para as pessoas que não assinam a ferramenta ou os banners e vídeos?
Pois bem, todas estas são maneiras de você utilizar todo o público do Spotify para divulgar seus lançamentos.
E o melhor de tudo é que você consegue anunciar exatamente no local onde as pessoas já estão lá para ouvir música.
Portanto, na maioria esmagadora das vezes, inserir o Spotify sua lista de plataformas para tráfego pago para artistas é fundamental.
E agora que você já conhece as principais ferramentas para divulgar o seu lançamento, é hora de ver as 3 maneiras de fazer a sua campanha de tráfego pago!
Como vimos, existem pelo menos 7 plataformas para você implementar uma estratégia de anúncios para músicos e alavancar a sua carreira.
Mas, como iniciar estas campanhas?
É exatamente isso que veremos agora – E se prepare, pois existem 3 maneiras e com certeza uma delas vai servir certinho para você!
Se você é um artista que conta com empresários e/ou produtores por trás da sua obra, é possível que eles já saibam desta estratégia…
Mas, nunca é demais lembra-los (pode até enviar o link deste conteúdo pra eles).
Muitas vezes, empresários e produtores musicais acabam ficando sem tempo para se atualizar de todas as estratégias que você acabou de aprender.
Por isso, vale a pena dar aquele toque pra eles iniciarem uma campanha de tráfego pago e alavancarem a sua carreira (e os ganhos deles, também).
Agora, se você já é um produtor/empresário ou não tem um produtor/empresário para te ajudar, não se preocupe.
Ainda existem duas maneiras de entrar nesse mundo de compra de tráfego e eu vou falar delas agora mesmo.
Se você está sozinho, continuar e tentar sozinho pode ser uma alternativa.
Claro que esse é o caminho mais demorado e oneroso. Afinal de contas, você vai ter de estudar cada uma das plataformas.
Mas, ainda é uma opção e se você não é do tipo que deixa se abater com os obstáculos, vale a pena começar agora!
O primeiro passo é criar contas de anúncios em cada uma das plataformas que mencionamos acima.
Para facilitar esse processo, eu vou deixar o link de cada uma delas aqui.
Mas antes, eu preciso informar que ainda existe uma maneira mais rápida, fácil e menos onerosa de começar (que vamos ver já já).
Agora tudo que você precisa fazer é clicar nos links acima e mergulhar nos estudos sobre os modelos de anúncios, como operar a plataforma e iniciar o seu primeiro anúncio.
Uma dica pessoal é que você vá criando diversos anúncios de R$100 cada (o indicado seria em torno de 20) e vá monitorando os resultados de cada um deles.
Dessa maneira, você vai ir aprendendo aos poucos qual tipo de conteúdo conversa bem com o seu público e aprende a utilizar a ferramenta.
Agora, se você não tem muito tempo livre (indicamos em torno de 5h por dia), e nem pode “queimar” dinheiro com testes até descobrir os formatos e públicos ideais, ainda existe uma maneira mais fácil…
Exatamente: Contrate quem sabe fazer.
Existem diversas agências e profissionais de tráfego pago para artistas no mercado, dos mais diversos preços possíveis.
Mas, tome cuidado para contratar aquelas empresas que contam com o certificado de parceiro oficial das principais plataformas, como Google e Facebook/Instagram.
Onde encontra-las?
Essa é fácil…
Você já está em uma!
A Acelera Music é uma agência de tráfego pago para artistas com diversos projetos de sucesso na carteira.
Aliás, os cases de sucesso que vimos ao longo deste artigo são todos aqui da Acelera, conquistado com a experiência de nossos especialistas em tráfego pago.
Mas, não deixe que esses resultados incríveis te façam pensar que o preço disso seria absurdamente caro.
Na verdade, nós contamos com diversas opções de pacotes que começam com R$100.
Eu sei, é ridiculamente barato. Mas, aqui na Acelera nosso principal propósito é impulsionar o talento brasileiro.
E sabemos que se limitarmos os nossos talentos ao dinheiro, estaremos perdendo a oportunidade de trabalhar com artistas incríveis!
Então, se você:
Parabéns, você está 100% apto a contar com nosso time de especialistas em tráfego pago para artistas para impulsionar a sua carreira.
Tudo que você precisa fazer é clicar aqui e entrar em contato conosco.
E dê adeus a aprender manusear dezenas de plataformas, queimar rios de dinheiro em testes que nunca terminam ou passar horas e mais horas do seu tempo fazendo coisas que você definitivamente não goste.
Você é músico. Nós somos compradores de tráfego licenciados pelo Google, Facebook e Instagram.
Se unirmos nossas especialidades, um hit de sucesso é o mínimo que iremos alcançar!
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