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O que é Hashtag e como escolher?

Um dos fortes do marketing digital são as palavras-chave, principalmente para auxiliar na indexação do Google, desenvolvimento de textos para blogs, SEO e outras tantas outras nomenclaturas que deixam os leigos um tanto quanto perdidos. Mas, vamos lá! Então, o que é Hashtag e por que vamos falar delas?

O que é Hashtag?

Essa palavra estranha ganhou repercussão no Twitter, por volta de 2007, tendo virado febre apenas dois anos depois, onde a plataforma começou a hiperlinkar as palavras que utilizavam o “jogo da velha” (#). 

Mas o que isso quer dizer? Bastava clicar e ser redirecionado para uma série de conteúdos que fizessem o uso da mesma tag. 

Mais ou menos um ano depois, começaram os Trending Topics (assuntos mais comentados), que colocavam em destaque as 10 hashtags mais usadas no período.

Já que tudo deu certo no Twitter, as demais redes começaram a ampliar o uso das tags, mas o sucesso foi bem maior mesmo no Instagram e no próprio Twitter.

Não sei pra você, mas a que eu considero mais famosinha é o #TBT ou #Throwbackthursday, que muita gente andou usando errado, mas que parece ter entrado nos eixos. 

Essa gíria tem a ver com nostalgia e é sempre utilizada (ou quase sempre) em fotos antigas que ainda não apareceram no feed, uma boa desculpa para esvaziar o rolo da câmera e ganhar uns biscoitos às quintas-feiras.

Para testar, você pode abrir o seu Instagram, clicar na lupa para pesquisar, adicionar o termo (ou qualquer outro que queira) e ir em “tags”. Lá aparecerão todas as fotos referentes à palavra que você pesquisou.

Ou seja, a “tralha” (#) funciona como palavra-chave para o que desejar, reunindo em um mesmo lugar todas as fotos que a contenham na legenda.

Posso usar hashtag no Facebook?

Há muito tempo havia uma pequena controvérsia sobre esse assunto, visto que algumas pessoas falavam que não era indicada a utilização de hashtags no Facebook. 

Inclusive, foram feitas algumas pesquisas que colocaram a prática na berlinda, mostrando que posts com o “jogo da velha” conseguiam menos alcance do que os que não tinham nada. 

Porém, com o passar dos anos, a prática começou a ganhar uma nova repercussão, onde a própria ferramenta criou um sticker de apoio à empresas locais e deu origem a uma nova hashtag na plataforma.

O Facebook, inclusive, possui uma página que explica o uso das queridinhas #, dando o aval para seguir o seu coração na postagem e a criatividade nas escolhas.

Lembre-se de que menos é mais, não exagere na quantidade e seja relevante, como em tudo no mundo digital. 

Abaixo, você irá encontrar algumas dicas para Instagram que também super valem para o Face, então, continue lendo para complementar seu conhecimento sobre o assunto e alavancar seus posts.

Hashtag é só para Instagram?

Muito se engana que apenas o Instagram possui essa possibilidade. Atualmente, as hashtags podem ser utilizadas no Facebook, Google+, Pinterest, YouTube e na rede social considerada como a mãe das #: o Twitter. 

Além disso, são encontradas até mesmo em campanhas publicitárias, como slogan ou chamariz para que os usuários façam compartilhamentos dentro do tema.

Isso aumenta muito o tráfego para as postagens que sejam relacionadas, visto que estão unindo as postagens em uma única tag e disseminando o conteúdo para aqueles que estão pesquisando por determinado assunto. 

Elas podem agregar ainda mais valor à sua estratégia quando bem utilizadas, por isso, seguem algumas dicas:

Dicas para criar uma hashtag

Como falado anteriormente, se você está produzindo uma campanha, crie uma # nova, que tenha a ver com o tema e com a marca.

Nesse caso, dê preferência às tags curtas e simples, que facilitem o usuário a lembrar para que possam interagir e compartilhar suas postagens.

Uma coisa que eu gosto muito é usar letra maiúscula no começo de cada palavra, visto que espaços não são permitidos. Isso facilita a visualização e a leitura, para que as pessoas saibam do que se trata o assunto, não sendo apenas um aglomerado de letras aleatório. Exemplo: #MarketingDigital

É preciso que todas as palavras sejam escritas juntas, sem a utilização de pontos. Caso precise marcar um perfil, não use o @ juntamente com a hashtag, pois não vai funcionar. 

E #não #use #hashtag #em #tudo, ninguém merece ler textos assim e isso não vai funcionar para o seu engajamento. 

Pesquise a hashtag escolhida para saber se ela não faz parte de alguma campanha polêmica ou assunto que não seja relacionado com o seu tema. Existem muitas em inglês que podem causar uma série de confusões, esteja atento(a)!

Existem algumas ferramentas que podem lhe dar uma luz:

Outra coisa: caso você utilize muitas hashtags do mesmo grupo, as plataformas podem penalizar a sua postagem. Então, saiba como usá-las!

Como usar as hashtags?

Existem muitas controvérsias com relação ao número de hashtags que devem ser utilizadas em um post e creio que ninguém tenha chegado a conclusão nenhuma. 

Já ouvi falar que o número ideal é de 3, 5 ou 10, sendo que o Instagram limita-as a 30. Então, não peque pelo exagero, na dúvida, fique com 5… um número bastante relevante para disseminar seu conteúdo. 

Você pode escolher, por exemplo: 

  1. Com o nome da sua marca: #AceleraPerformance;
  2. Segmento com o qual você trabalha #MarketingDigital;
  3. Slogan da campanha ou palavra de efeito #GerandoResultados;
  4. Palavra em destaque que contenha também a mensagem que quer passar #MarketingDePerformance;
  5. Local onde atua #RioDeJaneiro.

Interessante também é variar as hashtags utilizadas, visto que as publicações podem acabar sendo consideradas como spam, o que reduz drasticamente o engajamento. 

Vale ressaltar que hashtag não faz milagre e que os resultados irão depender do tamanho do perfil, das estratégias utilizadas, além de outros fatores.

O universo paralelo das hashtags no Instagram

Caso você seja um usuário assíduo do Instagram, com certeza já viu que é possível seguir hashtags. Isso abre oportunidades para trabalhar cada vez mais as suas palavras-chave nessa rede tão ampla. 

Ao rolar o feed, os usuários irão se deparar com postagens que estejam relacionadas, e utilizando, a(s) hashtag(s) que escolheram seguir, aparecendo misturadas com as fotos de amigos e outros perfis. 

Caso a sua foto chame atenção, boom! Chegou a oportunidade de um possível acesso ao perfil, novo seguidor e comentário, aumentando assim a interação. 

Lembre-se de não deixar a sua legenda poluída, ou seja, dê espaço do texto para as tags. Caso prefira, utilize-as no primeiro comentário, muita gente fala que é melhor, mas nada comprovado, então, faça testes.

Você também pode usar hashtags com emojis e, inclusive, nos stories. Aliás, os stories têm se tornado uma excelente oportunidade para quem deseja se aproximar do usuário, pois vira e mexe as pessoas estão zapeando por ali para ver o que tem de novo.

Conteúdo 24h por dia, 7 dias por semana de diversas contas, falando sobre inúmeros assuntos, quem não quer ficar conectado?

Ali você poderá ganhar espaço com suas hashtags e poderá ampliar sua rede de postagens sem poluir o feed, aproveitando todos os recursos gráficos disponíveis.

Lembre-se de que mesmo fáceis de usar, as hashtags podem ser uma verdadeira armadilha quando usadas de maneira impensada.

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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