Site Profissional em Wordpress

Como Criar um Site Profissional para Marketing


O website é o novo cartão de visitas. É através do site que seus clientes encontram mais informações da sua empresa e entram em contato com ela.

Contudo, o que a maioria das pessoas não sabe, é que um site não é uma mera ferramenta de apresentação: é também uma poderosa ferramenta de Marketing.

Um site rápido e com conteúdo genuíno é capaz de atrair milhares de acessos diários gratuitos, de um público segmentado que está buscando aquele conteúdo no Google; um site com tags de Facebook Ads e Google Ads consegue construir listas de remarketing e realizar campanhas avançadas; um site com o formulário de contato integrado a uma ferramenta de inbound permite que você insira seu público em um funil de vendas.

Apesar de parecer algo muito complexo, construir um site bonito, para posicionar a marca, e eficiente, para a realização de Marketing, é mais simples e barato do que parece.

Felizmente, existe o WordPress. O WordPress é um gerenciador de conteúdo para websites, que oferece diversos templates gratuitos e pagos para criação de sites profissionais e aptos a receber todos os recursos de marketing disponíveis no mercado. E o melhor: não custa nada utilizar o WordPress.

Neste artigo, vamos falar como criar um site bonito e eficiente sem gastar nada, utilizando o WordPress. Vamos tentar mastigar o máximo possível o que você deve fazer para criar um site profissional grátis. Mas lembre-se: seu êxito vai depender da sua perseverança e paciência.

Como criar um site profissional grátis

Para criar um site profissional grátis, a melhor opção é instalar o WordPress e escolher um template gratuito. Para instalar o WordPress, antes é preciso contratar um serviço de hospedagem e um domínio. O serviço de hospedagem armazenará o seu site, já o domínio será usado como um endereço para que seus clientes encontrem-o.

A maioria dos serviços de hospedagem oferece uma opção de instalação automática do WordPress. Caso não exista essa opção, você pode instalar seu site baixando o wordpress manualmente e depois fazendo o seu upload para o servidor através de um FTP. Recomendamos o Filezilla, mas há vários outros FTPs gratuitos disponíveis.

 

Recursos Profissionais

Não basta ser bonito. Um site profissional necessita ser rápido, ter conteúdo relevante, conter palavras-chave com alto volume de busca e integração com ferramentas de Marketing. Afinal, não basta existir: seu site precisa de tráfego qualificado.

 

Design responsivo

Para o sucesso do site, é necessário que ele seja rápido e que as suas funcionalidades estejam inteligentemente espalhadas pela tela. No entanto, deve-se lembrar que muitos internautas acessam sites usando o celular e, por isso, todo o conteúdo precisa ser igualmente fácil de ver no desktop e nos dispositivos móveis.

É exatamente isso que se denomina “design responsivo”: quando o conteúdo está configurado de modo a se ajustar às telas dos tablets e smartphones, que são menores que as telas de computador, sem comprometer o acesso a fotos, a vídeos, a abertura de abas e a leitura.

Alguns problemas que um site não-responsivo pode apresentar:

  • Textos que ficam maiores que a tela, como se alguém tivesse dado zoom. Isso obriga o internauta a ficar ajustando tudo a cada parágrafo para conseguir ler;
  • Elementos gráficos e textos sobrepostos;
  • Abas que não abrem quando o internauta clica;
  • Imagens que não carregam;
  • Todo o conteúdo em fonte muito pequena, como se alguém tivesse diminuído o seu tamanho excessivamente para que coubesse na tela do dispositivo móvel

Quando o site tem design responsivo, nada disso acontece: toda a disposição do conteúdo é automaticamente adaptada para ser exibida na tela dos tablets e smartphones, propiciando uma boa experiência do usuário, independentemente do dispositivo de acesso.

 

Site otimizado na busca (SEO)

Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é uma importante técnica de Marketing que faz com que o seu site seja exibido nas primeiras páginas do Google. Para saber aprofundar-se no tema, leia nosso artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre SEO.

Dica 1: Se você não tem expertise em SEO, o WordPress tem um plugin sensacional para te ajudar chamado Yoast SEO.

Dica 2: Não é só o texto que precisa ser rico em palavras-chave. Otimize as imagens do seu site.

Dica 3: Não vale tudo para ficar na primeira página do Google. Cuidado com o black hat!

Dica 4: Otimize seus vídeos, faça SEO no Youtube.

Melhor plataforma grátis para um site profissional

Todos os recursos aqui descritos fazem do WordPress a melhor plataforma para criação de sites. Com um pouco de dedicação, é possível usar a plataforma para colocar no ar um excelente site profissional, com aparência personalizada e pronto para ser otimizado para SEO e para ser integrado com ferramentas de Marketing.

 

Por que o WordPress é grátis?

O WordPress só é fantástico porque é open source. Esta característica permite que novas funcionalidades e plugins sejam desenvolvidos e aperfeiçoados diariamente, de forma colaborativa.

 

O que é Open Source?

O termo Open Source significa que não é preciso ter permissão especial para usar determinado software, como uma licença. Não só isso, mas qualquer desenvolvedor tem acesso a APIs e códigos fontes, para realizar mudanças e desenvolver novas funcionalidades, tudo sem pagar absolutamente nada. Desta forma, a plataforma evolui muito mais rápido e consegue oferecer muito mais recursos.

 

Quanto custa um website profissional em WordPress?

Quando se trata de um site profissional, usado pela sua empresa para crescer e se destacar, qual é o custo? A seguir, as duas respostas possíveis.

 

Se você se dedicar muito, é grátis

Se você tem tempo disponível, faça você mesmo. É possível criar sozinho o seu site profissional e fazer todo o trabalho de Marketing envolvido, sem necessitar da contratação de um profissional. Contudo, é claro que você precisará de um nível de dedicação altíssimo e se dedicar no aprendizado e execução dessas tarefas.

 

Se você contratar um desenvolvedor de websites, depende

Na Acelera Performance, desenvolvemos sites sob demanda e cobramos sempre um preço justo. Dependendo do nível de personalização, é possível encomendar conosco sites profissionais incríveis por preços muito abaixo do que você imagina.

Gere tráfego para o seu site

Não basta ter um site profissional em Word Press e não trazer tráfego para ele. Afinal, quem não é visto não é clicado.

O caminho mais rápido para ativar o seu site é a compra de mídia. Através de anúncios nas mídias sociais e mecanismos de busca, é possível conseguir resultados expressivos já no dia do lançamento do seu site.

Se precisar de ajuda, a Acelera Performance oferece consultoria de Facebook Ads e Google Ads

Conclusão

O WordPress é grátis, é confiável e é fácil de usar, ajudando você a colocar o site da sua empresa no ar e conquistar crescimento. No entanto, vale a pena você consultar os orçamentos dos sites feitos em WordPress pelos nossos desenvolvedores, bem como os serviços adicionais de Marketing Digital.

Dessa forma, o site da sua empresa alcançará mais espaço na Internet, terá suporte especializado e com um valor justo. Entre em contato para solicitar um orçamento!


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vanessa Almeida
Vanessa Almeida
4 meses atrás

Ótima publicação. Conseguiu, de maneira compreensível, elucidar os passos para a criação de um website!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.