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Tudo sobre Brainstorming: Descubra o que é e confira o passo a passo.

Saiba como é possível ter ideias brilhantes através de uma dinâmica cheia de criatividade

Mas se você não faz ideia do que se trata, não se preocupe, neste texto vamos explicar um pouco sobre esse processo que já se tornou parte dos grupos de criação de grandes agências e empresas. 

Esse termo pode ser brevemente definido como um conjunto de técnicas que servem para ajudar a estabelecer e planejar melhor os seus objetivos, além daquilo que deseja realizar dentro de um projeto, seja criar uma campanha, bolar estratégias ou até mesmo resolver um problema que apareceu no meio de todo esse trâmite. 

Essa prática pode ser feita dentro do seu grupo de criação ou até mesmo de forma individual, mas sempre com o intuito de coletar o máximo de ideias possíveis através do compartilhamento conjunto de informações, insights e conteúdos que agreguem à hora de montar o seu escopo. 

Então, com o intuito de auxiliar o seu brainstorming, apresentaremos algumas maneiras de utilizar as técnicas para facilitar e ajudar o seu processo de criação com o objetivo de resultar em ideias brilhantes, de maneira ainda mais produtiva.  

Afinal, o que é brainstorming?

Como já dito antes, o brainstorming nada mais é do que um processo com o intuito de coletar ideias e informações sobre um determinado assunto, situações, projetos e até mesmo pode ter como objetivo achar soluções para um problema. 

Esse termo tem origem na língua inglesa e quando traduzido à risca se trata de uma “tempestade de ideias”, de maneira menos literal pode ser considerado um debate para exposição de ideias.  

Alguns consideram o brainstorming uma liberdade criativa. Por isso acaba se tornando uma etapa fundamental no processo de criação, já que é o primeiro acesso ao lado criativo do cérebro.  

Sua finalidade é liberar as primeiras coisas que vem em mente quando é apresentado um determinado assunto, por esse motivo é importante ressaltar que é um ambiente livre de críticas, ou seja, todas as ideias são válidas e bem-vindas, já que o foco é trazer à tona a maior quantidade de informações, para que assim possa dar início a pensamentos mais desenvolvidos ou até mesmo aprofundados e, por fim, chegar em uma solução ou ideia original e eficiente. 

É claro que todas essas ideias não devem ser confundidas com imaginação, então, para que isso não aconteça, é importante manter uma coerência e foco no assunto apresentado. 

Além disso, é essencial ter conhecimento do problema para assim conseguir uma direção a seguir na hora apresentar propostas e não acabar se atrapalhando no processo. 

Para que serve o brainstorming

O brainstorming serve para enriquecer o processo criativo, já que reúne pessoas diferentes com ideias diferentes, com o intuito de buscar insights, que talvez não fossem possíveis ganhar vida em meio a um processo de criação individual e mais engessado.

Através de muitas ideias pode surgir uma que se destaque e se torne brilhante! O processo de brainstorming pode ocorrer em  diversas áreas de um projeto, por exemplo: 

  • Processo de criação;
  • Desenvolvimento de textos e artigos; 
  • Elaboração de estratégias de marketing e vendas;
  • Planejamento de conteúdos;
  • Rebranding de marca;
  • Soluções para determinados problemas, entre outras áreas que requerem ideias inovadoras. 

Ele também serve para encontrar as melhores palavras-chaves que podem ajudar a manter uma linha de raciocínio comum e um padrão na hora de colocar em prática o projeto, dando assim uma maior identidade à marca, por exemplo. 

O brainstorming pode ser chamado de técnica? 

O brainstorming não só pode ser chamado de técnica, como também é considerado a técnica mais eficaz no sentido de resoluções de ideias brilhantes. 

Para ser ainda mais específico, o brainstorming é na verdade um conjunto de técnicas com o objetivo de chegar em uma ideia comum.

Não há exatamente uma receita de bolo a ser seguida, afinal, cada caso vai ser analisado de maneira individual e terá objetivos diferentes, por isso é importante buscar e elaborar as técnicas que melhor se encaixam na sua equipe, no que estão trabalhando especificamente e nas suas metas.

Para que isso seja possível, iremos listar algumas etapas e métodos que podem lhe ajudar a encontrar as melhores maneiras de utilizar esse processo para potencializar as ideias do seu grupo. 

Conheça as etapas de um brainstorming

  • Preparação

A primeira etapa do brainstorming deve ser a preparação, o objetivo dessa etapa é ter o primeiro contato com o tema proposto, ajudando a equipe a literalmente se preparar para a reunião e definir o foco principal. 

Ao receber o briefing é bom já dar uma olhada e detectar os problemas apresentados e suas metas, com o objetivo de tornar o debate de ideias mais objetivo. 

Por isso é uma boa ideia fornecer uma breve introdução do assunto para todos os membros do grupo que irão participar da reunião, para que cada um deles já avalie e estude o assunto previamente e, ao chegar na reunião, todos já tenham em mente o caminho que deve ser seguido.

  • Reunião

A reunião deve ser composta de todas as pessoas envolvidas no projeto, independente da área em que atuam, está no projeto? Check! Reunião. 

É importante que todos os setores estejam presentes porque assim é possível ter uma visão geral do cliente e do que se trata o que estão fazendo de fato, dando a chance de obter ideias de diferentes perspectivas. 

O ambiente desse encontro deve ser dinâmico, para que todos se sintam confortáveis em expressar suas ideias e opiniões, dando liberdade de fala àqueles que queiram expor o que estão pensando e o que analisaram.

Também é bom manter uma sala organizada para isso, até mesmo de maneira física, com quadros para anotações, computadores para acessos, TV para compartilhamento de materiais em diferentes formatos, dentre outros aparatos que facilitam a interação.

Além disso, manter o foco central, com intuito que todos consigam se entender e adicionar pontos que acham importante, é fundamental para que o “evento” seja produtivo e otimizado, sem perder tempo com desvios desnecessários. 

  • Debate

A primeira etapa da reunião deve ser o debate de ideias, vale ressaltar que debate não é se impor às opiniões alheias, é preciso respeito ao tempo de fala e às colocações dos colegas, visto que todos podem agregar de alguma forma coisas positivas ao projeto.

Ou seja, é importante ressaltar que o momento do debate, o famigerado brainstorming, deve ser um ambiente livre de julgamentos, afinal, todas as ideias são válidas e nem uma será melhor do que a outra, são complementares. 

Todos devem prestar atenção em tudo que é apresentado, e muitas vezes opinar nas ideias dos demais membros da equipe. O debate deve ser um momento de organização, é essencial que todas as ideias sejam bem anotadas para que nenhum insight importante seja esquecido. 

Para manter tudo ainda mais organizado é bom ter alguém encarregado de estabelecer o tempo para cada pessoa falar, sendo que essa pessoa também pode ser a responsável pelas anotações. 

O  debate de ideias é um momento focado na quantidade, sem medo de se expressar, até porque, quanto maior a quantidade de sugestões, melhor.

  • Filtro

A segunda etapa da reunião deve ser de filtro. Mas, afinal, o que seria isso? Nada mais é do que quando ainda estiverem em grupo, após todos apresentarem as suas ideias, façam uma verdadeira filtragem no que é melhor e o que se encaixa nos objetivos da campanha e no perfil do cliente. 

Para isso é bom que todos estejam na mesma linha de raciocínio, pois estando em conjunto podem começar uma etapa de seleção muito mais assertiva.

Nessa etapa de seleção se dá o momento de eliminar as ideias que não se encaixam, para que as ideias que se complementam possam se unir. 

É importante ressaltar que nenhuma ideia é ruim, se algumas delas precisarem ser descartadas, elas apenas não se encaixam naquela determinada situação. 

Uma boa ideia é manter esse momento de filtro em grupo, para que todos entrem em um consenso e consigam opinar qual caminho deve ser seguido. Já que para que o projeto seja eficaz é essencial um bom entendimento da equipe, e que todos estejam satisfeitos e alinhados.

  • Decisão:

A etapa final da reunião é para a decisão. Após selecionar as melhores ideias é importante decidir o caminho que deve ser seguido. 

Essa decisão precisa ser tomada através de um consenso, sendo que pode ser decidida de diversas maneiras como, por exemplo, através de uma votação. 

Após a escolha do caminho a ser seguido, é importante começar a aprofundar nessas ideias. Esse momento pode ser feito em sua determinada área, podendo ser executada em grupos pequenos ou até mesmo de forma individual, sempre pensando no que melhor for melhor para o funcionamento da sua equipe.

Métodos para fazer brainstorming e obter bons resultados

Além das etapas a serem seguidas há também uma série de métodos que podem facilitar na hora de apresentar as ideias, para deixar tudo mais organizado. Alguns desses métodos são: 

1. Moodboard

O moodboard é considerado o método visual do brainstorming, por ser em formato de painel de imagens, sendo utilizado para juntar todas as referências do tema estabelecido, inclusive imagens que podem vir à mente quando se pensa sobre determinado assunto (que foi previamente analisado pela equipe de forma individual, como vimos anteriormente).

Além das imagens, pode-se trabalhar com cores, texturas, etc. Sendo assim, fica ainda mais fácil que a equipe tenha referências visuais para auxiliar no caminho a ser seguido, bem como estilos e padrões. 

Uma boa alternativa é que todos apresentem um moodboard individual, pois no momento da decisão é bom observar todos padrões em comum, havendo assim, a possibilidade de se montar um painel em conjunto que irá carregar todas as referências e ideias que mais apareceram. 

2. Mapa mental

O mapa mental é outro método que pode ajudar muito no processo de brainstorming, ainda mais quando o objetivo é encontrar as melhores palavras-chaves, pois ele pode ser considerado um verdadeiro diagrama, capaz de ajudar a reunir todas as ideias apresentadas de um conglomerado de palavras.

Esse estilo de mapa pode ser elaborado de diversas formas, porém a mais comum é através da utilização da palavra-chave principal no centro, que pode ser o tema específico ou uma palavra referente ao assunto tratado. 

Através dela, sendo tomada como origem, é construído o diagrama, que pode ser em balões e setas, por exemplo, sempre de acordo com as ideias fornecidas pelos membros do grupo. Além disso, também pode ser separado em categorias, ideias em comuns, ideias complementares, dentre outras. 

3. Post-it

Um dos métodos mais rápidos e práticos de elaborar o brainstorming é através de post-its e eles estão super em alta, inclusive em alguns cursos disponíveis pela internet sobre organização de ideias e afazeres, o famoso Kanban.  

Para elaborar o brainstorming através desse método, comece entregando um bloquinho desses papéis coloridos para cada membro da equipe e peça para eles escreverem suas ideias. Após esse processo, cole todos em um quadro e comece um debate sobre cada um deles.

Esse quadro pode ser definido em categorias ou não, depende da proposta do projeto, sendo que elas podem ser organizadas através das cores dos post-its, o que facilita muito na hora de visualizar o quantitativo. 

Todo esse processo auxilia na tomada de decisão, visto que é muito prático e simples dispor os papéis no quadro, sempre da maneira que julgar ideal para o que está sendo apresentado.

Isso facilita muito na hora de juntar todas as ideias mais relevantes em um grupo, bem como no descarte das ideias que não se encaixam naquele determinado momento.

Vale lembrar que os métodos apresentados aqui não são os únicos e podem também não ser os mais eficazes para a sua empresa, visto que é preciso analisar cada caso de maneira individual, pois somos únicos e os processos internos costumam passar por modificações de acordo com o perfil de negócios em questão. 

Existe uma enorme lista de métodos e processos que você pode utilizar para facilitar o processo criativo da sua equipe. Saia da caixa!

Você pode utilizar qualquer um desses métodos separadamente ou até mesmo em conjunto. Não existe uma regra a se seguir e sim o que melhor funciona para a sua equipe. Faça testes e veja como será a adaptação, além disso, você também pode trabalhar com metodologias próprias, que trarão ainda mais valor ao seus projetos, pois serão trabalhadas com a personalidade da sua empresa, aumentando ainda mais as possibilidades de brainstormings ainda mais eficientes.

Como manter o engajamento da equipe

Manter um engajamento e estabelecer uma comunicação com o seu time é a chave para que tudo funcione bem, para isso é necessário respeitar as ideias e opinião de todos, além de fornecer liberdade de fala e auxílio quando necessário. 

Mas como lidar com o bloqueio criativo?

O momento após um brainstorming sempre é exaustivo pra mente, e pode resultar em um bloqueio criativo, o que é algo muito comum para quem trabalha com criação, às vezes as palavras simplesmente parecem sumir e tudo parece ser igual. A página em branco continua em branco e chegamos à conclusão de que não existe mais nenhuma ideia criativa na cabeça. O que não é verdade!

O primeiro passo para lidar com esses bloqueios é aceitá-los e entender que são completamente normais, ou seja, algo está dizendo em alto e bom som que a mente está pedindo uma pausa. 

Então, para conseguir recuperar a sua capacidade criativa, é preciso sair desse cenário mental, mas como? A melhor resposta muitas vezes é: fazendo vários nadas.

Levantar da mesa, se alongar, dar uma volta no quarteirão, comer algo, se hidratar, qualquer coisa que não seja necessário o uso da mente, já que é um momento de descanso. O ócio tem muito valor para a criatividade, pois é através do nada que muitas coisas podem aparecer de repente, como em um passe de mágicas. 

Quem nunca teve uma ideia brilhante quando colocou a cabeça no travesseiro para dormir, até mesmo na hora do banho ou conversando com um amigo. 

O bloqueio criativo ainda vai acontecer muito, saiba disso. Em você e na sua equipe. Então é importante aprender a lidar com ele o quanto antes, assim você pode entender mais como funciona a sua mente e qual o melhor refúgio para ela nesses momentos. 

Aplique todas as técnicas e, se nenhuma funcionar, não faça nada. Apenas aceite! Boa sorte com as suas novas ideias.

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