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Como vender pela Bio do Instagram

Saiba como turbinar o seu negócio através dessa rede social que tem crescido cada vez mais, ampliando as suas chances de conquistar clientes. Leia nosso post!

A importância das redes sociais para ampliar o alcance do seu negócio vem crescendo e vender pela Bio do Instagram é fundamental, afinal, ela é a porta de entrada para o seu negócio.

Não é novidade para ninguém o espaço que as redes sociais têm tomado em nossas vidas, hoje em dia, é difícil achar quem não tenha pelo menos um perfil em alguma delas, afinal, a variedade de plataformas faz com que qualquer pessoa possa se identificar. 

O Instagram tem se tornado uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, são cerca de 95 milhões de usuários ativos apenas no Brasil.

Sabendo disso, é impossível não considerar uma plataforma essencial na hora de fortalecer seu negócio. 

A plataforma é indispensável quando se trata de trabalho e expansão de marca (ou também de serviços prestados), já que fornece diversas ferramentas que facilitam esse processo. 

Um bom exemplo disso são os Stories, com infinitas possibilidades de customização e interações personalizadas de acordo com a sua estratégia. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto

A rede ajuda a estabelecer uma relação mais direta e pessoal com os seus clientes, de forma dinâmica, além de ajudar a promover o seu negócio para ainda mais pessoas.

Mas para que isso aconteça de maneira eficaz é preciso ter um pouco de conhecimento em como usar essas ferramentas a favor do seu negócio. Até porque, você também pode criar anúncios e estratégias ainda mais, digamos que profundas. 

Neste texto, vamos apresentar algumas dicas diferentes e criativas que podem ajudar você a utilizar essa plataforma para turbinar seu negócio. 

Como criar o perfil ideal e vender pela Bio do Instagram

É importante ter em mente que o Instagram se trata de uma rede social visual, ou seja, o maior foco sempre tem que ser a identidade visual do seu negócio. 

Começando com o seu perfil, é necessário que ele seja atraente para o seu cliente já que ali acontece o primeiro contato visual com a marca.

Antes de criá-lo, é bom considerar o planejamento de algumas estratégias, como por exemplo a forma como deseja atuar na plataforma, pois assim pode-se priorizar um padrão para que não acabe ficando confuso na hora de produzir conteúdo. Ou seja, pense na sua identidade visual como um todo!

Além disso, é extremamente importante manter um perfil objetivo, focado no seu negócio, com todas as informações necessárias, já que o intuito é fazer com que o seu cliente se interesse ainda mais pelo seu negócio. 

Opte por utilizar a ferramenta “Perfil Comercial “, para aproveitar todos os benefícios e funcionalidades que esse tipo de conta pode oferecer através da plataforma.

Mas por que optar por um perfil comercial e não um pessoal?

A importância de criar um perfil comercial são os benefícios que ele possui, que facilitam o administrador da página a entender um pouco mais de como está o desempenho do seu conteúdo. 

Sendo assim, é possível ter um parâmetro de como está o alcance, publicações, interações, saber a quantidade de visitas no perfil e até mesmo quais são os horários de maior engajamento, por exemplo. 

Além dessas informações é possível obter muitas outras, algumas delas são: 

  • Dados sobre o público que segue o perfil: localização, gênero, faixa etária e horário de maior atividade;
  • Promover posts e anúncios;
  • Dados de desempenho do perfil; 
  • Quantidade de acesso e engajamento por publicação; 
  • Parâmetro de suas ações no perfil. 
  • Poder vincular links nos Stories, dentre outros.

Analisando todos esses dados oferecidos é possível ter um conhecimento maior do que está bombando no seu perfil e o que precisa melhorar.

Sendo assim, é possível traçar melhor um perfil do consumidor, para produzir um conteúdo compatível e interessante.

Detalhes necessários para uma excelente Bio 

Agora vamos falar um pouco de um assunto que não é muito discutido mas se torna essencial na hora de criar um perfil para o seu negócio, a biografia. 

A biografia é um breve resumo do conteúdo fornecido pela conta, dando algumas informações necessárias para que o cliente conheça melhor a identidade da marca. 

É importante lembrar que a bio é o primeiro contato que o cliente terá com o perfil, e por isso é necessário que seja completa de informações para que o cliente entenda a identidade do seu negócio. 

A primeira impressão é a que fica, e é a partir dela que floresce o interesse do cliente para o seu negócio. Para isso, na hora de escrever a bio, existem alguns detalhes que não podem ficar de fora: 

  • Nome da pessoa, marca, empresa ou negócio; 
  • Área de atuação;  
  • Uma breve descrição dos produtos ou serviços fornecidos; 
  • Informações para contatos: email, telefone e endereço;
  • Link do site oficial; 
  • Hashtags;
  • Chamada para ação; 
  • Perfis das outras redes sociais. 

Aqui vão algumas dicas complementares de como tornar a sua bio um pouco mais interessante:

  1. Opte por palavras fáceis e que tenham a ver com o seu perfil

Tenha em mente que a Bio do Instagram possui um limite de 150 caracteres, então, na hora de elaborar, é importante ser objetivo e oferecer apenas o que é necessário, para não acabar poluindo as informações. 

A descrição não pode deixar dúvidas sobre a área de atuação, serviço e/ou produtos oferecidos, para isso é importante seguir um padrão e não fugir muito dele. 

Sempre é bom manter o foco nas palavras-chave, alguns termos que tenham a ver com o seu negócio, uma vez que através delas o seu perfil será encontrado quando o usuário realizar uma busca sobre aquele determinado assunto. 

  1. Inserção de link e de chamada de ação

Outra parte extremamente importante da Bio é a possibilidade de atribuir um link, que cumpre um papel fundamental para qualquer marca: através dele é possível ser direcionado a uma página externa. 

A possibilidade de atribuir um link pode ser utilizada para fornecer complementos, como por exemplo site oficial, informações para contato e até as outras redes sociais da marca, para que o cliente tenha a experiência completa e obtenha todas as informações necessárias. 

O Instagram permite apenas um único link na Bio, com isso é bom adaptar uma Link Tree, ou seja, uma “árvore de links”, o que parece um pouco confuso, mas prometemos que é bem simples.

Através da Link Tree você pode reunir todos os links externos necessários em um só, que poderá ser acessado através do link que estará na sua bio, direcionando o cliente a diferentes páginas externas do negócio. 

Uma boa estratégia na hora de incorporá-lo na sua Bio é ter um CTA (Call To Action), que é uma forma de incentivar o cliente a realizar uma ação, que nesse caso seria clicar no link, que o levará a conhecer o site externo, baixar um e-Book ou até mesmo seguir as outras redes da empresa. 

  1. Hashtag na Bio?

Outra maneira de chamar atenção de novos clientes é usufruindo das famosas hashtags, que nada mais são do que palavras-chave que ajudam novas pessoas a encontrar o seu perfil. 

Na hora de utilizar as hashtags na Bio é preciso ter muito cuidado com a quantidade utilizada, para não acabar gerando poluição visual. 

Mantenha o foco e escolha aquelas que forem mais coerentes com aquilo que o perfil fornece, para não acabar misturando as coisas e confundindo os usuários.

Você pode obter um auxílio maior lendo o nosso texto que ajuda na escolha das hashtags, ampliando o seu conhecimento para a utilização até mesmo posterior, na hora de montar os posts do feed.

Um pouco de feed: opte por fotos e vídeos de alta qualidade

Por fim, voltamos àquilo que começamos o texto falando, o Instagram é uma rede social que utiliza uma comunicação predominantemente visual, por isso o seu grande foco será sempre os posts em formato de imagem ou vídeo.

O investimento na qualidade das fotos e vídeos fornecidos é indispensável, ele será a chave para uma boa comunicação com o cliente. 

Além da qualidade da foto, também é importante manter um padrão para que o cliente se sinta atraído e não confuso, criando uma identidade que poderá ser reconhecida em qualquer canal.

Vale ressaltar que a legenda faz parte da foto, não adianta ter uma imagem incrível se a legenda não é complementar.

Por isso, priorize-as dando detalhes e informações daquilo apresentado na imagem ou vídeo, sempre pense no conteúdo como algo que deve agregar ao seu usuário, não sendo uma coisa aleatória, apenas para existir. 

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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