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5 dicas para aumentar engajamento orgânico no Instagram

Campanhas de Facebook Ads são fundamentais para dar escalabilidade nos seus resultados. No entanto, não basta vender: também é necessário se relacionar com o público.

Neste post, selecionamos 5 dicas para ajudar no crescimento orgânico do seu Instagram.

O que é engajamento orgânico?

Chamamos de engajamento orgânico as interações geradas sem impulsionamento ou criação de anúncios. Contam para o engajamento as mais variadas formas com que os seguidores reagem aos conteúdos, seja através do feed ou dos stories.

São exemplos de engajamento:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Salvamento de posts;
  • Envio de mensagem no direct;
  • Compartilhamento de post;
  • Resposta às enquetes;
  • Visualizações de vídeo;
  • Dentre outras ações do tipo.

Engajamento orgânico é aquele que acontece de maneira natural, voluntariamente por parte dos seguidores. Ou seja, o dono do perfil não precisa investir em posts patrocinados para aumentar o número de seguidores e nem para fazê-los interagirem nas publicações.

5 dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram

Está cansado de produzir conteúdo, divulgar o seu trabalho e, ainda assim, não alcançar resultados? Talvez você não esteja fazendo as coisas do jeito certo. Conheça e ponha em prática as dicas a seguir:

1. Use hashtags

As hastags são muito populares no Instagram e muito utilizadas por usuários que buscam um conteúdo específico. Portanto, usar a hashtag correta, de acordo com o seu nicho, vai facilitar a adesão natural desses seguidores.

Apenas tenha cuidado para não usar hashtags fora de sentido, que não tenham a ver com o seu nicho e que servem apenas de isca para capturar visitantes ao seu perfil. Quando você alcança um público que não engaja, o Instagram entende que seu conteúdo não é relevante e limita o alcance.

2. Interaja com o seu público

As redes sociais são uma ótima forma de interação entre perfil e usuário. Com o Instagram, não é diferente. Quando existe um contato mais estreito entre esses dois lados a relação se torna mais confiante e mais sólida.

Converse com o seu público, tire dúvidas, faça enquetes, responda aos comentários, estimule o compartilhamento e compartilhe você também as ações dos seus seguidores.

3. Ofereça conteúdo valioso

Não fale apenas do seu produto. Mesmo que você tenha uma loja de material esportivo e queira vender bastante produto, falar apenas das peças não é o ideal. É preciso criar conteúdo útil que envolva o consumidor. Ainda pegando o exemplo da loja de material esportivo, fale da importância de praticar exercícios físicos e de manter uma alimentação saudável, por exemplo.

Ao parar para ler o que você está escrevendo, o seguidor acaba ficando mais tempo na sua página, mostrando ao Instagram que aquele conteúdo tem algo de valioso.

4. Capriche nas imagens

Sim, o Instagram é a rede social que tem a imagem como peça principal de atração. Portanto, pesquise e utilize imagens bonitas, chamativas, que despertem curiosidade, que causem satisfação ao seguidor, que o atraia em meio a tantos outros perfis e faça com que ele navegue por ali por mais tempo.

5. Mantenha uma frequência nas postagens

Para gerar engajamento orgânico, é preciso estar presente no feed dos seus seguidores. Não vale publicar uma vez e nunca mais. Mantenha uma frequência saudável de postagens no feed e também nos stories, realizando um planejamento e se esforçando para cumpri-lo.

Existem uma infinidade de ações que podem ser realizadas para aumentar o engajamento orgânico do seu Instagram. Mas, pondo em prática estas 5 dicas, já será possível perceber a diferença no envolvimento dos seus seguidores.

Conclusão

Gerar relacionamento é uma estratégia que traz resultados em médio prazo. Depende da produção de conteúdo relevante para o seu nicho e de atenção da marca, para responder e fomentar cada comentário ou direct.

Se você está buscando uma estratégia de crescimento rápido, nossa Consultoria de Anúncios no Facebook e Instagram é ideal para você.

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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Rafael Cerqueira Lima

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