Obrigado por ler o nosso artigo, espero que goste! Se precisar de ajuda com seu marketing, entre em contato.

Como lançar sua música no Youtube

Se a sua pergunta do momento é “como lançar uma música no YouTube” você está no lugar certo, como sempre. Afinal, é sobre isso que iremos falar. 

Ele é um dos maiores! São quase 2 bilhões de usuários ativos que pesquisam, acessam e possuem uma conta com seus respectivos perfis. Pode parecer que estamos citando dados do Instagram ou do Facebook, certo? Mas errado! Estamos falando do YouTube.

O canal fechado é acessado por muitos, inclusive por você que está lendo este texto, temos certeza! Isso porque deve ser um artista independente em busca de alavancar seus hits e produções, ou seja, quer bombar na internet.

Se acertamos e essa é a sua vontade, se caiu de paraquedas aqui ou está interessado em aprender, além de entender como funciona essa plataforma para artistas que buscam as mesmas idealizações de outros artistas, HITAR, este conteúdo é a chave para abrir a primeira porta do seu sucesso. 

Aqui, vamos dar o help que você precisa para entender um pouco mais a fundo sobre a plataforma YouTube e como aproveitá-la de forma eficiente, a fim de que seus esforços reflitam de maneira positiva nos resultados e, claro, na sua monetização. 

Vamos lá?

Você pode lançar uma música no YouTube e ter sucesso SIM!

Todo mundo bate cartão no Youtube, concorda? Para ver um tutorial, aprender outro idioma, assistir vídeos hilários e é claro ouvir música. Seja ela por meio de uma produção audiovisual, como os clipes, por exemplo, ou apenas músicas aleatórias para tocar enquanto executa alguma tarefa. 

A verdade é que no meio de tanto conteúdo distribuído pela plataforma, como um artista independente ou não, você pode aproveitar todo o sucesso popular da rede para divulgar suas músicas.

O retorno positivo já pode ser visto dentro da própria plataforma, que tem explorando muitas ferramentas e possibilidades para dar aquela ajudinha camarada ao segmento musical. 

É importante lembrar que com o crescimento da tecnologia e a modernização de aparelhos, os usuários estão ficando cada vez mais conectados à internet, até porque os acessos são realizados cada vez mais de forma remota, ou seja, a qualquer hora e em qualquer lugar, ampliando assim as visualizações.  

Então, com essa mudança de comportamento, as empresas buscam por meios mais atrativos quando divulgam seus serviços. Especialmente para o YouTube, que está se tornando cada vez mais chamativo aos olhos de quem vê.

Sendo uma das plataformas mais acessadas pelos usuários, empresas investem na criação de videoclipes para divulgar produtos e serviços, com o objetivo de gerar engajamento e relacionamento com seus clientes. Essa é uma das estratégias mais inteligentes para conquistar públicos.

Vamos dar uma aprofundada no assunto? Continue com  a gente!

Youtube para artistas

Não tem mistério nenhum quando dizemos que o Youtube é a base fundamental para todos aqueles que buscam criar conteúdo audiovisual. Partindo desse princípio, o mercado fonográfico não fica para trás. 

Por exemplo, se você é um artista que pretende lançar as músicas de um novo projeto, ou um single do seu álbum de estreia, certamente irá querer criar um perfil nos serviços de streaming como o Spotify e Apple Music para divulgar, não é mesmo? 

Com o Youtube essa lógica deve ser a mesma, pois como citamos acima, a plataforma é acessada por bilhões diariamente e as chances do seu perfil ser encontrado são relativamente boas. Afinal, será ali que você irá publicar seus vídeos e interagir com seu público.

Falando em publicar, antes de mais nada, é preciso que você crie um perfil na plataforma para começar a usar as ferramentas disponibilizadas aos produtores de conteúdo, além de poder compartilhar entre usuários suas produções.

Vamos começar do básico então?

Como criar canal oficial no YouTube?

Sem delongas, para criar seu canal é bem simples. Certamente, você já tem alguma noção e o fará de maneira rápida, seguindo o passo a passo abaixo para concluí-lo com eficiência:

  1. Inscreva-se no YouTube do seu computador ou celular.
  2. Tente fazer qualquer coisa para a qual seja preciso ter um canal, como postar um comentário no vídeo alheio, publicar um vídeo ou criar uma playlist, por exemplo.
  3. Se você ainda não tiver um canal, automaticamente vai aparecer a opção para que um seja criado.
  4. Confira os detalhes (usando a sua conta do Google, como nome e foto) e confirme a criação do seu novo canal.

Viu como foi num piscar de olhos? Esse é apenas o primeiro passo para começar a divulgar seus trabalhos na plataforma. Nível um, check! Agora só começar a divulgar seus conteúdos e compartilhar com os usuários dentro da plataforma. 

Porém, vale ressaltar um detalhe: você, como artista, vai querer seus direitos sobre aquele material, através de algum tipo de monetização para que isso reverta na sua receita, não é mesmo? 

Já já vamos falar sobre esse assunto, não se preocupe, mas antes vamos nos aprofundar um pouco sobre a ID de Conteúdo, que cobre os seus direitos e como configurar sua conta para um canal de artista.

Perfil para artistas

De maneira geral, o canal oficial do artista é o espaço em que se reúne todo o conteúdo de seus diferentes canais no Youtube em um só lugar.

Um canal de artista (Official Artists Channel) equivale a um perfil verificado. Ou seja, é um lugar em que você pode gerenciar de forma mais assertivas seus conteúdos e outros tópicos como:

  • Customização do canal;
  • Usar vídeos gerados automaticamente;
  • Acesso a dados de consumo dos vídeos, além de outras ferramentas.

Em linhas gerais, podemos dizer que o canal do artista oferece recursos que somam dentro do seu planejamento para se destacar como um artista profissional dentro de uma plataforma também profissional. Esses recursos são:

  • Conteúdo organizado: o layout do canal oficial do artista organiza automaticamente sua discografia em uma seção de álbuns e os vídeos de música oficiais em uma nova playlist. É possível mover, excluir e adicionar novamente qualquer uma das seções de música geradas automaticamente no seu canal.
  • Conteúdo promocional: escolha o que você quer colocar no campo de vídeo em destaque.
  • Envolvimento dos fãs: um canal verificado e oficial que você pode usar para alcançar seus fãs e interagir com eles no YouTube

Como se qualificar para um canal oficial do artista

Para se tornar um canal do artista no Youtube, é necessário ter pelo menos três vídeos oficiais no seu canal, todos marcados na categoria Música, com áudios originais de lançamentos presentes em outras plataformas comerciais de streaming.  

Além desses requisitos acima, o Youtube ainda exige que o trabalho seja feito com um Gerente de Parceiros, que faça parte do Programa de Parcerias do Youtube e que participe de uma rede de gravadoras que trabalha com um Gerente de Parceiros.

Você estará qualificado para esse recurso se tiver um Canal Oficial do Artista e pelo menos 1.000 assinantes. Lembre-se de seguir todas as diretrizes para criadores do YouTube e envie conteúdo para seu canal regularmente.

Como configurar canal de artista

Existe uma diferença entre os perfis tradicionais e as contas de artistas dentro do YouTube. Outra verdade que não é surpresa, afinal, artistas e produtores de conteúdos exploram as ferramentas da plataforma para monetizar e viralizar na internet.

Tendo isso em vista, os canais oficiais dos artistas foram desenvolvidos para oferecer suporte de forma que consigam aproveitar de maneira mais eficiente a plataforma, como análises e ferramentas que ajudarão na performance com seus fãs e no gerenciamento da sua presença na rede. 

Para configurar, siga o passo a passo que listamos abaixo, para que você possa promover hoje mesmo a sua música em um dos maiores distribuidores de conteúdo do planeta.

  1. Vá para a página YouTube para Artistas
  2. Selecione um artista no menu suspenso (observação: apenas os artistas elegíveis serão mostrados).
  3. Em seguida, você será enviado ao YouTube para fazer login em sua conta. Essa deve ser a conta que você deseja associar a esse artista.
  4. Depois de fazer login com sucesso, uma solicitação será enviada ao YouTube para autorizar essa solicitação.
  5. Você receberá um e-mail de confirmação em até 48h, dizendo que a sua solicitação foi recebida.

Uma vez que seu canal de artista foi criado é hora de configurar sua BIO para ter mais probabilidade de ser encontrado quando o usuário realizar a busca dentro da plataforma. 

Para tal, clique em qualquer lugar onde está escrito Biografia e digite o texto que você quer colocar. Seguindo as diretrizes da plataforma suas chances de estar no caminho certo é muito maior daqueles que não se preocupam com a BIO. 

Dica de quem é amigo: use no máximo 1.500 caracteres. Depois de aproximadamente 150 caracteres, o YouTube Music corta o texto e adiciona um link de “Mais”. O restante da biografia somente será exibido caso o usuário clique “neste link”, ou seja, quase nunca. 

No mais, sua biografia pode ser usada na pesquisa do Youtube, no seu canal e no Youtube Music

Como migrar para canal oficial do artista

Caso você tenha apenas um perfil pessoal no Youtube e gostaria de mudar seu status para o canal do artista é necessário cumprir os requisitos citados nos tópicos anteriores. 

Se todos os requisitos forem correspondidos, a solicitação será aceita pelo Google e, em até 15 dias, o canal será um canal oficial do artista (OAC). Lembrando que, uma vez que a solicitação é enviada com êxito, o Youtube enviará uma mensagem para o e-mail do canal confirmando o recebimento com o pedido de OAC. Fique atento à sua caixa de entrada e confira também o Spam!

ID de conteúdo

O ID de conteúdo, ou Content ID, é um sistema que funciona como uma impressão digital que tem por objetivo identificar e gerenciar conteúdos protegidos por direitos dentro da plataforma.

Entenda sobre seu funcionamento no próximo parágrafo. 

Implementado em 2007, e desenvolvido pelo Google, o sistema de ID de Conteúdo cria arquivos de identificação para os materiais que são protegidos por direitos autorais, fotográficos ou audiovisuais e os armazenam em um banco de dados próprio.

Toda vez em que um vídeo é carregado na plataforma o material passa por uma espécie de pente fino automático junto a esses arquivos “upados”. Caso haja uma identificação encontrada naquele material, o conteúdo será sinalizado com direitos reservados a outro proprietário.

Quando identificado, os responsáveis por aquele direito podem optar por monetizar o uso, bloquear ou apenas rastrear o uso daquele conteúdo. 

Requisitos para monetizar

Mas como a monetização do seu conteúdo dentro da plataforma é realizada?  Vem com a gente que já explicamos.

Depois que você carregou seus vídeos e está com seu canal pronto é hora de fazer uma grana com seu trabalho. O YouTube utiliza por meio da ferramenta ID de conteúdo para identificar se há registros do seu áudio em um vídeo “upado” para a plataforma. 

Quando a plataforma encontra um áudio já registrado em um vídeo, ela coloca um anúncio no mesmo vídeo. Cada pessoa que clicar nesse anúncio vai gerar uma renda de publicidade, que o YouTube vai repassar para os donos dos direitos autorais, no caso: você.

Mas para que isso funcione é preciso estar em dia com alguns requisitos da plataforma para poder participar dessa cobrança por direito autoral. Confira abaixo quais são esses requisitos ditados pelo próprio Youtube. 

  • Cumprir com as políticas de monetização de vídeo do YouTube;
  • Viver em um país onde está disponível o programa de parcerias do Youtube;
  • Acumular mais de 4.000h de exibição pública válidas nos últimos 12 meses;
  • Ter mais de 1.000 assinantes;
  • Ter uma conta do AdSense vinculada.

Pareceu rapidinho, né? Mas ainda tem alguns detalhes que iremos falar aqui embaixo. Segue o baile!

Monetização no youtube para artistas, como ela é feita de fato?

Antes de mais nada, além de ter os requisitos citados acima em dia, você precisará deixar a sua monetização habilitada, isso porque é necessário também estar veiculando anúncios. E até que não é tão ruim, porque os compositores podem ganhar até 9% da receita gerada em seus vídeos. 

Antes de subir o vídeo no YouTube também é preciso vincular o ISRC da música ao vídeo. ANTES! Se não, você poderá perder a receita de todas as visualizações anteriores. Fique ligado!

Aqueles que são detentores dos registros de ISRC serão os contemplados pelas exibições, então, firme contratos bem estabelecidos para que você possa sair ganhando. Inclusive, você pode optar por fazer a monetização diretamente pela sua conta do artista ou através de uma distribuidora digital. 

Uma distribuidora digital pode oferecer preços acessíveis para colocar as suas músicas em diferentes canais ao mesmo tempo, através de parcerias fechadas que elas já possuem devido ao fato de trabalharem com centenas de artistas. 

Inclusive, poderão reivindicar para você os direitos autorais de vídeos no YouTube, tirando um enorme peso das suas costas, visto que depois os valores são distribuídos da maneira correta, sem acréscimos à sua mensalidade. 

Caso queira saber mais e escolher a sua distribuidora digital, no nosso blog você encontra um conteúdo exclusivo sobre o tema.

Youtube Music

Com seu canal personalizado, vídeos “upados” e engajados. Onde mais você como artista pode explorar para divulgar sua música? 

O Youtube Music certamente é o lugar que você pensou, certo? Senão, conheça um pouco mais desse recurso da plataforma. 

O Música Youtube é um serviço de streaming que disponibiliza um gigante acervo de art track, aqueles vídeos que são áudio e capa do disco, single ou álbum, que escutamos sempre quando estamos na plataforma. 

Você deve ser familiarizado com essa opção com o Spotify e a Apple Music. Contudo, YouTube Music é o serviço de streaming de música do YouTube, que bate de frente com esses outros dois, tendo o diferencial em oferecer um catálogo de clipes e músicas que são encontradas apenas no canal de vídeos. 

 E por fim… 

O Youtube faz parte da sociedade. Não há quem hoje em dia não abra a plataforma para ouvir, ver e conhecer as novidades que são lançadas diariamente na plataforma. Pensar em criar um canal de artista para você que quer explorar o mercado fonográfico é uma empreitada segura. 

Dentro da plataforma, você irá encontrar recursos, métricas e insights que tornarão a promoção do seu conteúdo de maneira engajada e com um gerenciamento mais próximo dos seus fãs. Inclusive, antes de finalizarmos, temos uma dica de ouro: a Academia Criador YouTube.

YouTube Creator Academy

Agora que você chegou até aqui e está tudo certo para começar a sua jornada de conteúdos audiovisuais no YouTube, apresentamos uma ferramenta imperdível e, ainda por cima, gratuita!

O YouTube criou uma verdadeira aula para aqueles que desejam aproveitar suas funcionalidades ao máximo. Eles têm recursos para artistas que irão impactar o seu negócio de maneira muito positiva, alavancando ainda mais os resultados. 

Confira abaixo alguns temas que estão disponíveis na plataforma e aproveite para engajar cada vez mais o seu público, levando a sua carreira ao sucesso! Você pode até mesmo receber certificados de conclusão de acordo com o seu aproveitamento. Incrível, né?

Compartilhe
Outros temas:
Mais sobre o tema:

Deseja acelerar seus resultados na internet?

Entre em contato, nós temos a solução perfeita.

blogpost fim