Crie expectativa sobre seu novo trabalho musical e esteja no topo das playlists de sucesso em diversos streamings de música.
Não há dúvidas que estamos na era dos streamings… e não apenas streamings como Netflix e PrimeVideo, por exemplo. Cada vez mais a população vem adotando os streamings de música no seu dia a dia, e é onde o pre-save fará diferença para os músicos, principalmente os iniciantes.
Ao longo dos anos, os formatos e os modos como ouvimos música mudou radicalmente, os que nasceram na década de 80 guardam fortes recordações das fitas K7.
Passando dos vinis e das fitas para o rádio, dos CD’s para os streamings o consumo se transformou, proporcionando uma vantagem enorme em armazenamento quase infinito e qualidade de sons e efeitos.
Com as plataformas de músicas, os usuários passaram a ter mais domínio sobre o que escutar e quando escutar, além de um acervo completo com as obras dos artistas.
Assim, as possibilidades se ampliaram, fazendo com que existam novas descobertas, novos ritmos e acesso a artistas jamais ouvidos, até mesmo de países que nunca nem imaginávamos.
E não estamos falando apenas sobre música, criou-se espaço para ir ainda mais longe, com o consumo de diferentes formas de conteúdo, tais como: podcasts, programas, aulas e muito mais!
Com esse leque de possibilidades, o usuário pode controlar o que ele quer ouvir no seu perfil, através de contas criadas nas plataformas mais utilizadas no mundo, sendo as mais conhecidas: Spotify e Deezer.
Sendo assim, artistas de todo o mundo têm aproveitado essas plataformas de streaming para “dar um gás” em suas estratégias de lançamentos.
Neste artigo, vamos falar sobre algumas táticas muito usadas dentro do setor musical para gerar expectativa nos fãs, deixando engatilhado o desejo de consumir para quando for a hora de colocar a faixa dos hits nas paradas: o famoso pre-save.
Se você faz marketing para artistas, aprender mais sobre essa ferramenta vai fazer toda a diferença nas suas estratégias de lançamento musical. Vamos lá?
Índice
Afinal, o que é pre-save?
Com milhares de usuários conectados nos seus streamings de músicas preferidos, Spotify, Deezer, Apple Music, você, como artista, não pode ficar de fora de nenhuma plataforma.
Até porque, uma vez que sua audiência está ali, sempre presente, as chances da sua música ganhar destaque é muito maior.
Para um bom entendedor, o pre-save é uma ferramenta de extrema importância dentro de um lançamento musical digital.
Pois é a partir dele que se torna possível a inclusão do novo single, álbum ou EP do artista, na biblioteca individual de músicas, antes mesmo da data de lançamento.
Onde a plataforma de streaming concederá o acesso assim que estiver disponível. Ou seja, o usuário que realizou o pre-save poderá ouvir e compartilhar em primeira mão todo o conteúdo, além de receber uma notificação para que acesse.
Dessa forma, as estratégias de divulgação de lançamento do artista podem impulsionar esse desejo dos fãs, pois se sentirão ainda mais especiais em fazer parte dessa jornada de estreia.
No último ano e contando, a ascensão do pre-save está cada vez mais e longe de virar uma tendência passada.
Muito pelo contrário! Com essa tática, os fãs terão acesso às músicas quando forem lançadas, podendo até engajar e aumentar o número de plays logo na estreia.
Esse tipo de envolvimento acaba sendo de grande valia para o artista.
Para que serve pre-save
O pre-save se tornou então, um ótimo indicador de engajamento em torno do lançamento e das expectativas dos fãs.
Uma vez que ao adicionar um pre-save à sua biblioteca de música, existe a demonstração de que aquele ouvinte está animado com o conteúdo e que quer estar entre os primeiros a escutá-lo, assim que estiver liberado nas plataformas.
Logo, ele funciona como um sinal de alerta para o fã que, em breve, terá acesso àquele material, fazendo com que a ferramenta impulsione ainda mais o hit de acordo com o número de usuários que o salvou.
Para mais vantagens, quando um pre-save é realizado em uma das plataformas, aquela música pode ser entendida como um faixa relevante, ou seja, ela passa a ser monitorada por editores e também pelos algoritmos, aumentando o alcance e possíveis inserções em playlists ou, até mesmo, sendo indicada pela própria plataforma para novos ouvintes, por exemplo.
Diferença entre pré-salvar e pré-adicionar
O que pode vir acontecer é que cada plataforma de música adere o termo pre-save com diferentes terminologias, mas que no final das contas atuam como o mesmo objetivo.
Vamos explicar agora quais as diferenças entre pré-salvar e pré-adicionar.
Para falar sobre pre-save no Deezer, pre-save na Apple Music e pre-save no Spotify, trouxemos algumas informações:
Tanto o Spotify e o Deezer quanto a Apple Music oferecem o serviço de reservar uma música antes do lançamento.
Contudo, o Spotify e o Deezer utilizam o termo pre-save, enquanto a Apple Music denomina em sua ferramenta como pre-add.
Vamos dar uma olhada na diferença entre as duas plataformas.
O pre-save do Spotify e do Deezer, possibilita que ouvintes do streaming salvem a música ou, se for o caso, um álbum completo antes mesmo do lançamento, como falamos anteriormente.
Seguindo o mesmo fluxo de pensamento, mas com um detalhe diferente do pre-save, a Apple Music oferece o pre-add, porém, com a grande diferença que o pre-add são apenas para álbuns completos, ou seja, singles não entram nessa estratégia.
Além disso, os critérios usados para aceitar um pre-add são muito mais rígidos na Apple Music, já que a plataforma está ligada diretamente ao Itunes.
Então, para que o som se enquadre na categoria pre-add, ele precisa seguir alguns critérios:
- Ser um álbum que é distribuído pelo iTunes;
- Ser um álbum que está em pré-venda no iTunes;
- Ter uma faixa “Bônus” para quem comprar na pré-venda;
- Ter uma data de lançamento que seja ao menos um dia à frente da data em que você está começando a sua pré-venda;
- Ser um álbum que é distribuído para os territórios em que você quer que o pre-add esteja disponível.
Em resumo, o pre-save do Spotify e os pre-adds da Apple têm as seguintes diferenças entre eles:
Enquanto um oferece a possibilidade de singles e álbuns o outro permite o procedimento apenas para discos completos, mas ambos têm um jeito bem fácil de deixar novos hits mais acessíveis aos fãs na data de lançamento.
Vamos descobrir como montar seu pre-save ou pre-adds? Nos próximos tópicos nós vamos te explicar.
Como criar um link de pré-save
Tendo seu link de pre-save no ar, é possível levar os fãs e novos ouvintes para dar follow em você como artista, na playlist indicada pela plataforma ou em uma música específica a ser trabalhada.
Aliás, dependendo de qual plataforma estiver usando, você pode obter dados e informações sobre os públicos que estão interagindo com o lançamento, aumentando a sua coleta de dados para anúncios e estratégias posteriores.
Mas como obter seu link pre-save?
O link de pre-save da sua música pode ser gerado através de sites e plataformas que oferecem esse serviço. Tais como:
Essas são algumas das empresas do setor musical que oferecem tanto o pre-save quanto outras ferramentas para impulsionar campanhas de lançamento.
Ao optar pelas agregadoras de música, o seu processo tende a ficar menos exaustivo, visto que existem muitos detalhes a serem pensados.
Isso porque elas ficarão por conta não apenas de gerar o link do seu pre-save em todas as plataformas, mas também serão responsáveis pelos cadastros e distribuição, dentre outras múltiplas tarefas.
Url Inteligente
Esse link é chamado de URL, que é um código de verificação criado, antes mesmo do single ou do álbum serem lançados.
Com seu link em mãos, a campanha de divulgação começou, logo, já pode distribuir para sua base de fãs, fazer campanhas e sinalizar aos seus ouvintes sobre a sua nova música que está para chegar.
Como gerar sua URL por meio da conta do Spotify for Artists:
- Faça login na sua conta do Spotify for Artists e vá para a seção de próximos lançamentos.
- Em seguida clique no campo “Ver promoção de lista de reprodução” nos três pontos à direita.
- Copie a URL que aparece no URL da própria página da promoção imediatamente após “Envio”.
- Adicione “spotify:album:” antes do URL
Confira o exemplo de como o modelo deverá aparecer para você: spotify:album:76MPqCSlM9pMgULYDgTzST
Como dito mais acima, existem distribuidoras musicais que oferecem o serviço de pre-save e pre-adds para suas faixas.
Agora, vamos falar um pouco mais sobre as agregadoras que se destacam no mercado fonográfico.
Show.co
A Show.co é mais uma das agregadoras digitais que os artistas contratam para fortalecer suas campanhas e distribuições digitais nas plataformas de streaming, permitindo ações elegantes e eficientes para serem usadas nas divulgações das suas músicas.
Quem é artista da CD Baby, pode fazer inscrições em planos gratuitos ao invés de pagar mensalidade diretamente para a plataforma.
Com a Show.co você pode criar um anúncio interativo com sua música ou seu vídeo
e veicula-los em anúncios de banners nos principais sites, como Rolling Stone, Pitchfork e outros. Pensando alto, é claro!
Além de poder envolver os seus ouvintes com os seus anúncios, promover seu pre-save, conquistar mais fãs no Spotify e outras plataformas, impulsionar sua audiência e inscritos no Youtube e muito mais!
Presave.io
A Presave.io é utilizada por diversas gravadoras responsáveis por artistas como Travis Scott, Vintage Culture, Alok e entre outros. Sucesso na certa!
Pioneira na área, a plataforma começou oferecendo apenas o pre-save para o Spotify, tendo seus recursos atualizados à medida que foi crescendo.
Na Presave.io você pode montar sua estratégia em cima do pre-save do Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon, ampliando assim suas fontes de novos ouvintes.
A plataforma oferece opções interessantes além das campanhas tradicionais, como a “giveaway”, onde você pode realizar um sorteio ou oferecer download de algum conteúdo pela própria plataforma.
Além disso, também existe o pre-save +, que é um recurso onde você pode automaticamente fazer os usuários salvarem todas as suas tracks participando de qualquer uma das suas campanhas.
Além de poder criar um mailing de e-mails automático, utilizando os cadastros dos usuários nas plataformas Deezer e Spotify.
OneRPM
A OneRPM trabalha com vendas diretas e distribuição digital de música, tendo sido fundada em 2010, por Emmanuel Zunz e Matthew Olin, no Brooklyn em Nova York.
Toda operação realizada dentro da OneRPM, gira em torno de desenvolver carreiras e descobrir novos talentos.
A agregadora oferece três níveis de serviços para atender as necessidades de cada artista em qualquer estágio da sua carreira:
- DIY: uma plataforma de autoatendimento aberta a todos os criadores de conteúdos, oferecendo soluções amplas e automatizadas.
- Taking Off: com soluções personalizadas de marketing e desenvolvimento de carreira.
- Next Level: um serviço completo e personalizado de planejamento, desenvolvimento e execução de carreira.
Em resumo, a OneRpm proporciona fórmulas e soluções personalizadas de marketing e crescimento de carreira para artistas que buscam mais do que apenas a distribuição digital em si, podendo expandir o sucesso para todo o mundo.
CDBaby
A gigante das distribuidoras, possui mais de 20 anos de existência e é configurada na maior agregadora digital de música independente em todo o mundo.
Em sua trajetória agrega artistas com seus conteúdos em mais de 150 plataformas digitais de streaming por todo mundo.
Com a CD Baby pre-save, a sua música é distribuída nas mais importantes redes de streaming do mercado hoje.
Além disso, a plataforma não cobra taxas anuais para que sua música seja disponível on-line. Com o plano gratuito da CD Baby, você pode ter diversas campanhas ativas ao mesmo tempo.
Menções Honrosas
A distribuição digital assumiu o comando entre a gravação final do seu conteúdo e seus fãs.
Graças a distribuição de música on-line e essas agregadoras o poder está nas mãos dos artistas independentes que buscam sucesso e crescimento.
Como artistas, essa distribuição tornou-se obrigatória para que tal crescimento seja alcançado e para que seus fãs tenham acesso ao seu material.
Confira agora outras agregadoras que podem somar na sua distribuição.
Como um divulgar Pre-save
Com a URL nas mãos e um hit ansioso para ser divulgado, bora colocar suas faixas nos charts das paradas?
A divulgação do seu pre-save influenciará no resultado final da sua campanha. Lembre-se disso!
Logo, antes de sair soltando o link pre-save por aí, trace suas estratégias e, se precisar de ajuda, continue a leitura.
A partir de agora vamos citar algumas das tão sonhadas estratégias para que você exploda nas divulgações do novo trabalho, bombando nas top músicas do Spotify, Deezer, Apple Music, dentre outras plataformas.
Estratégias de pre-save
Como diz o ditado por aí: “se quer fazer revolução, arrume sua cama”.
Em outras palavras, queremos dizer que se você quer revolucionar nas paradas musicais e viralizar nos plays logo nas primeiras semanas de lançamento, faça suas estratégias.
Planeje e se organize para colocar a mão na massa. Vai dar trabalho, mas garantimos que valerá a pena!
Sabemos que hoje em dia o planejamento é crucial para qualquer estratégia digital, na verdade, para qualquer estratégia, no geral. Com o lançamento da sua música não seria diferente.
Confira algumas dicas para arrasar na divulgação do seu pre-save!
Link da Bio
Repetindo o que você acabou de ler: Link na BIO! Simples, rápido e acessível sempre que alguém entrar no seu perfil.
Já começamos as dicas com uma tática que todo mundo já conhece e que funciona!
O link na bio é a forma mais direta de instigar seus seguidores e sua comunidade a acessar seu conteúdo. Afinal de contas, ele está disponível a dois cliques, sendo um atalho responsivo para o que quer divulgar.
Seu fã não vai precisar fazer cadastro nem algo do tipo para ter acesso àquele futuro conteúdo que será disponibilizado nos streamings.
Caso o espaço para o link na sua BIO esteja preenchido e você não pode mudar, não se desespere. Plataformas como o link.tree podem te ajudar nessa parte. Essa plataforma permite que você crie uma sequência de links a partir de um único link.
Ou seja, você gera um único link que ficará na sua BIO para quando seu usuário clicar, ter acesso a outros links relacionados a você, como por exemplo o link do seu site, seu canal no YouTube e suas outras redes sociais.
Colocar o seu link de pre-save na sua BIO ou em árvores de links é a primeira partida para o sucesso das suas divulgações, e eu digo para quaisquer que sejam.
Postagens sem feed e histórias
Já ouviu falar em dark post? Não? Então vamos ao resumo.
Dark post são postagens criadas dentro do gerenciador de anúncios. Esses posts são disparados através de uma configuração de públicos-alvo e com um orçamento que fará com que a sua veiculação não apareça no seu feed.
Em suma, é uma postagem que aparece nos posts patrocinados que você encontra por aí, e só existe a chance de visualização daquele anúncio durante a rolagem da página. Caso perca, você não encontrará novamente no feed do perfil.
Esse tipo de estratégia é utilizada tanto para manter seu feed organizado sem muitas publicações do mesmo tipo, bem como também serve para automatizar para quem você quer que a publicação apareça, impactando somente aqueles que foram segmentados com o intuito de interagir positivamente com o conteúdo.
Crie artes visuais atraentes, utilize fotos e vídeos no seu criativo quando for montar as postagens e faça uma copy cativante e interessante para seu público.
Atraía e engaje o seu seguidor com posts criativos, como, por exemplo, stories patrocinados. Afinal, quem não fica passando o stories diariamente, zapeando pelas contas?
Lá você pode postar prévias do estúdio, fotos durante as gravações, making off da produção e instigar seu seguidor a ficar curioso sobre seu novo projeto
Gerar expectativas para um fã, é deixar ele doido.
Brinque com isso nos stories!
Você pode fazer enquetes também, para ter uma base de como seu público está reagindo com as novidades que estão bombando no seu perfil. Todas as ferramentas disponíveis são válidas.
E sempre utilize o arraste para cima para direcionar sua audiência a clicar no pre-save do seu single. Não tem o arraste para cima ainda?
Não se preocupe: tem o link na BIO, lembra? Sem contar que existem especulações de que, em breve, essa opção estará disponível para todas as contas.
Aposte nos darks posts para somar na sua estratégia!
Anúncios no Instagram e Facebook
De praxe. Básico dos básicos. O famoso feijão com arroz: anúncios!
Por motivos óbvios, é certo que essa etapa já está inserida em seu planejamento, mas vamos revisar os benefícios dos anúncios nas plataformas do Instagram e do Facebook?
Nesse ponto, é onde sua criatividade vai comandar.
Dizemos isso porque pelo Instagram e pelo Facebook você pode apostar em anúncios criativos, capazes de propagar seu link para as pessoas certas que irão acessar o seu conteúdo.
Pensemos juntos: hoje em dia, todo mundo passa um tempo nas redes sociais e sua audiência com certeza está ali dentro rolando feed para saber das novidades do dia. Agora pensa no poder de divulgação que seu pre-save pode fazer dentro das redes.
Dentro do gerenciador de anúncios você pode criar formatos variados para divulgar o seu pre-save.
Seja através de uma arte criativa e diferente, com um vídeo, por exemplo, ou uma prévia do seu single, os anúncios irão te ajudar a alcançar maiores resultados, uma vez que eles são realizados de forma assertiva.
Portanto, conheça seu público e trace a distribuição do seu conteúdo sob dados identificados por você. Esses dados são: idade, localização, interesses e informações demográficas que somam na automação dos seus anúncios.
Com isso, podemos dizer que anúncios dentro do Instagram e do Facebook é um campo fértil e promissor para a distribuição da sua URL dentro da sua estratégia de divulgação.
O objetivo aqui é alcançar o máximo possível de usuários que irão escutar seu single ou disco e converter isso em números de saves pelos ouvintes.
Crie, promova e, se precisar, edite seus anúncios. Afinal de contas, uma das vantagens do marketing digital é poder personalizar e editar os anúncios para que existam melhores performances de distribuição.
Mas lembre-se de inserir os CTA’s adequados para cada anúncio que você realizar. Insira o link do pre-save ou add-save para que seu público tenha acesso ao conteúdo e não esqueça de instigar e deixar seu fã ansioso para a estreia.
Faça títulos chamativos e gere expectativas pelos anúncios do Instagram e do Facebook!
Pixel do Facebook
Seguindo nossas dicas de divulgação para com o seu pre-save, existe mais um que merece sua atenção nessa etapa.
Estamos falando do pixel do Facebook.
O pixel é um complemento para os seus anúncios. Ele funciona como uma ferramenta para o Facebook Ads e com ele é possível automatizar e otimizar as suas campanhas para chegar até o seu ouvinte de forma mais assertiva.
Tanto dentro das redes sociais como em outros sites.
Acompanhe.
Em linhas gerais, o Pixel é um pequeno código que, quando incluso dentro de um site, pode monitorar os comportamentos dos usuários.
Essa ferramenta é utilizada para diversos objetivos, como a compreensão dos engajamentos, identificar o perfil do público mais afundo, ter acessos aos dados demográficos dos usuários e o principal, que é configurar suas estratégias de remarketing.
Podemos considerar de diversas maneiras a utilização do Pixel por artistas e bandas na relação com suas respectivas audiências.
Com esse código em mãos, é possível incluí-lo em um pre-save e então partir para a mão na massa e traçar o rumo que será realizado com esse material.
Como mencionamos acima, são inúmeras possibilidades para usar o Pixel, mas todo resultado vai depender da sua estratégia.
Sem ideias de como anunciar com o Pixel?
Confira algumas sugestões que preparamos para você:
- Anunciar para que os usuários interajam com o seu link.
- Anunciar com a parcela de ouvintes que interagiu com seu pre-save.
- Criar uma ação para os usuários que visitaram seu link.
- Criar um CRM para email marketing e newsletter.
- Aproveitar dos resultados positivos e criar novos conteúdos para os envolvidos no resultado.
Para criar seu Pixel, acesse o gerenciador de anúncios do Facebook Ads, clique em conecte uma fonte de dados, acesse “WEB” e, em seguida, clique em Pixel do Facebook. Nessa etapa você pode personalizar o nome do seu Pixel e incluir o link do seu pre-save.
Anúncios no YouTube
Tendo as redes sociais como maneira de veiculação do seu link pre-save, não podemos deixar de fora um dos principais canais para músicos e artistas, quiçá o principal canal: o YouTube.
Contando com a potencial disseminação orgânica, o Youtube oferece mecânicas especiais para aumentar as possibilidades de alcançar novos ouvintes.
Ou seja, pode fazer o seu novo trabalho decolar!
A ferramenta, conhecida como Youtube TrueView, é uma plataforma de anúncios, da qual apresenta seus vídeos a pessoas interessadas.
Uma das vantagens de anunciar no YouTube pelo TrueView é otimizar o custo dos anúncios, que é pago apenas quando o usuário escolhe ver seu conteúdo.
O TrueView está conectado ao Google Ads, onde é possível criar campanhas sem conhecimento prévio, em que você controla o tipo de promoção, o recorte de público e o orçamento, podendo mudar ou encerrar a ação a qualquer momento.
O primeiro passo, antes de tudo, é ter o entendimento que o TrueView, oferece a possibilidade de dois tipos de anúncios:
- Anúncios (in-stream): exibidos antes, durante ou depois de outro vídeo no YouTube e que podem ser pulados pelos espectadores após 5 segundos.
- Anúncios “video discovery”: são exibidos nos resultados da pesquisa do YouTube e ao lado de vídeos relacionados na página inicial.
Uma vez que você já entendeu essa parte, para poder anunciar no YouTube é necessário criar uma conta no Google Ads, pelo mesmo usuário do seu canal oficial no YouTube.
Caso ainda não tenha uma conta, basta criá-la, como em qualquer outra plataforma e, para começar a anunciar, basta acessar a plataforma já estando logado.
Esse link te direciona para a página “criar uma campanha em vídeo”. Na seção “seu vídeo no YouTube”, busque o vídeo que gostaria de usar na campanha pelo link ou título, mas verifique antes se o material selecionado está no modo público.
O próximo passo é escolher qual formato será veiculado no seu anúncio: in-stream ou discovery.
Caso você opte pelo em sequência (in-stream), a plataforma lhe perguntará se seu anúncio será exibido apenas na plataforma ou em sites parceiros de vídeos do Youtube, além do seu link que será promovido, no caso seu pre-save.
Se a sua escolha for em discovery, você precisará completar o anúncio escolhendo um frame fixo e duas descrições para a campanha.
Nas etapas finais do seu anúncio a configuração não deixa de ser tão familiar. Isso porque, após definir o formato do seu anúncio, você começará a segmentação do público a partir do CEP, estado ou país.
Em seguida, defina seu público-alvo com dados demográficos e até mesmo por filtros estabelecidos pela própria plataforma.
Por fim, o orçamento diário é estabelecido pelo próprio usuário. Uma vez definido o valor, o alcance é calculado previamente em uma seção do lado direito.
Nesse campo, você pode conferir outras métricas como as estimativas de impressões, visualização e custo médio por visualizações.
Essa configuração pode ser alterada ou cancelada a qualquer momento!
Nossa dica para você que irá anunciar no YouTube é montar um planejamento de campanha para somar no orgânico e ganhar mais visualizações e cliques no seu pre-save.
Marketing de e-mail
Além das redes sociais, existem outras formas de entrar em contato com sua base de fãs e promover o link do pre-save para seu próximo lançamento.
Essa maneira é tão tradicional como assistir TV e nada mais simples e funcional que mantermos as tradições do e-mail.
Isso, mesmo! Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail ainda é um canal de acesso por diversos usuários.
Além disso, atualmente é muito raro alguém mudar de endereço virtual, possibilitando manter um mailing com seus fãs e aumentar sua divulgação.
Dito isso, fica óbvio que inserir um campo de inscrição de e-mail no seu site contribui para sua base de dados manter-se atualizada. Mas deixe claro para os visitantes do seu site o que você quer que ele faça.
Um exemplo disso é receber sua newsletter semanal/mensal a partir da inscrição com e-mail. Informe sobre os benefícios da inscrição, como ficar a par das novidades, inclusive sobre o seu lançamento. Ofereça benefícios!
Logo, você poderá acionar seu contato para se inscrever e receber o link do seu hit, para que ele possa acessar e salvar em sua biblioteca musical o pré-lançamento da sua música.
Explorando um pouco mais e pensando fora da caixa, você pode “seduzir“ para a inscrição de e-mail do seu fã, oferecendo conteúdos exclusivos para os assinantes.
A cantora Lorde, por exemplo, não é muito ativa em redes sociais, mas seu marketing pelo e-mail funciona eficientemente.
O link do seu último single foi divulgado via e-mail para seus fãs que tiveram acesso em primeira mão àquele conteúdo visual do seu novo trabalho.
Fortalecendo seu mailing e fidelizando cada vez mais seus fãs, você pode compartilhar conteúdos VIP, bastidores, imagens oficiais, demos, letras das músicas em encarte personalizado entre outros. Porém, para que isso funcione, instigue e crie títulos atraentes para que ganhe destaque na caixa de entrada do usuário.
Mesmo que o foco aqui não seja as redes sociais, não deixe de utilizá-las a seu favor. Promova a inscrição de sua newsletter através de publicações no Instagram e Facebook e ofereça algo em troca, como seu link ou acesso a materiais raros e exclusivos para sua lista de contatos.
Instigue seus fãs e ouvintes a estarem mais conectados com você, sua banda ou seu grupo dando destaques em ações promocionais, como compartilhamento de fotos pessoais ou fotos da plateia, por exemplo, deixando-os mais à vontade com você, o que, consequentemente, fará com que se sintam importantes e mais próximos.
E quem não gosta de tirar onda quando é notado por um artista?
Pense nisso e invista no e-mail para promover seus conteúdos, lançamentos e materiais sobre a sua trajetória.
Grupos de Música no Facebook
Lista de e-mail atualizada, anúncios no Facebook, Instagram e no YouTube criados e a divulgação do seu pre-save a todo vapor.
Chegou a hora de ……?
Continuar a divulgação.
E onde mais além desses canais, podemos direcionar o link para que seus fãs tenham acesso? Grupos no Facebook!
Os grupos do Facebook são comunidades onde as pessoas compartilham postagem e abrem discussão sobre diversos temas.
Sabendo que o Facebook não sai da moda e muitos usuários ativos na plataforma podem ser seu público, não se esqueça de mais essa estratégia.
Em virtude dessa presença na plataforma, integrar grupos de músicas no Facebook é uma via direta e sem custo para a promoção do seu link.
Sua participação nesses grupos, podem fomentar a divulgação do seu link, uma vez que sua postagem alcançará uma parcela de ouvintes que podem se interessar pelo seu som e acessar seu material para conhecer mais sobre você e seus projetos.
Seu grupo de fãs no Whatsapp ou Telegram
Também não se esqueça do óbvio dos óbvios, seu WhatsApp e do Telegram, plataforma que vem aumentando cada dia mais o número de usuários.
Através do Whats você pode criar conversas ainda mais próximas, engajando pessoas e abrindo uma rede de diálogo e debate, além do compartilhamento de outros materiais e diversos assuntos.
O Telegram também pode auxiliar na hora de enviar materiais personalizados, vídeos e mais! Pois é uma plataforma que aceita o compartilhamento de arquivos maiores, ampliando ainda mais a sua gama de possibilidades.
Se fazer presente em todos os lugares é fundamental para mostrar que está disponível, com o intuito de fazer parte da vida daqueles que têm interesse pelo seu trabalho.
Página de Obrigado
O carisma é a alma do negócio?
Sim, podemos pontuar esse detalhe que realmente faz diferença.
Afinal de contas, agradecer é sinônimo de simpatia. Por isso, agradeça seu fã pelas ações que ele tomou com suas call to action, chegando até o final, ou seja, onde você queria que ele chegasse.
Esse momento é realizado com uma página de obrigado (a famosa Thanks Page) que, em linhas gerais, pode ser configurada como a etapa final do seu contato com seus seguidores.
O objetivo dessa página, como o próprio nome já diz, é agradecer, portanto deve conter uma mensagem de agradecimento por ele ter chegado até ali.
Seu contato agora é mais que um contato, ele faz parte da sua construção do sucesso e, através dos dados que você captou, sua divulgação será direcionada para o público certo.
Essa divulgação conta com seu link pre-save ou pre-add do seu novo trabalho de estúdio, além de futuros materiais de divulgação quando seu hit bombar nas paradas.
Além do agradecimento, essa página deve funcionar como um resumo dos benefícios que seu novo inscrito irá receber.
Insira bullets com os conteúdos, de forma clara e eficiente, como por exemplo: newsletter semanal, links para downloads, link para playlist, vídeos exclusivos, dentre outros.
A intenção aqui é suprir as expectativas do fã, como disponibilizar o link do seu hit em um botão clicável, inserido na página de agradecimento, para que ele tenha acessos aos conteúdos desde o primeiro momento.
A página de obrigado é o fim de uma etapa e o começo de uma relação, a qual deve ser alimentada de forma ativa, fortalecendo cada vez mais a divulgação do seu novo trabalho.
Widget de seguir do Spotify
Você que navega pela internet, já deve ter visto por aí, que em alguns blogs ou sites adicionam vídeos do YouTube e outros links para deixar a página e o conteúdo mais completa, certo?
Pois então, essa maneira de deixar o conteúdo mais rico com widgets e botões de ações é uma tática para você conquistar mais seguidores. Mas como isso?
A gente explica.
Veja só, você é um artista que está para lançar seu novo hit ou sua estreia no mercado fonográfico e quer promover isso da melhor forma possível.
Logo, por que não adicionar uma opção de seguir seu perfil nas plataformas de música?
É um caminho direto que seu público-alvo tem com você e com seus outros trabalhos. Dessa maneira, ele pode abrir seu perfil no Spotify, por exemplo, e já escutar suas músicas.
Engrossando mais esse caldo, você pode fazer uma playlist de aquecimento para seu lançamento, pode compartilhar playlists temáticas criadas por você e até mesmo linkar seu vídeo lançado no YouTube para que ele assista.
Esses são alguns exemplos de embed code, que nada mais é que um código HTML que pode ser incorporado dentro do seu próprio site, como por exemplo o link dessa playlist de aquecimento que você preparou.
Vamos de tutorial no próximo tópico para entender como incorporar sua playlist no seu site ou página de agradecimento? Continue a leitura!
Incorporar listas de reprodução
Todo usuário cadastrado no Spotify pode inserir em seus blogs e sites pessoais, conteúdos musicais criados na plataforma.
Ou seja, se você criou uma playlists, lançou uma música nova ou quer divulgar seu álbum, é possível inserir um widget, a partir de um embed code, para ser incluído no conteúdo do seu site.
Para saber como incorporar uma playlist do Spotify em blogs e sites, siga este tutorial.
Primeiro passo: No menu do player, localizado na lateral esquerda, clique sobre a opção “Criar nova playlist” e dê um nome para ela.
Segundo passo: Adicione as músicas que você quer para essa playlist.
Para adicionar música, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a capa do álbum ou no nome da música que aparece, em seguida, acesse a opção “Adicionar a…” e clique na playlist que criou.
Terceiro passo: Abra sua playlist e clique com o botão direito do mouse no nome.
Em seguida, procure pela opção compartilhar. Um outro menu irá abrir com a opção “Incorporar a playlist”. Clique nela.
Quarto passo: Uma nova tela irá aparecer com algumas alternativas de tamanho e cores e resolução juntamente com o seu código. Clique no botão copiar para finalizar
Pronto! Seu código foi copiado e está pronto para entrar nas configurações do seu site.
Encaminhe o link selecionado para o desenvolvedor do seu blog e peça para incluí-lo na sua página.
Temos a certeza que dessa maneira sua divulgação terá um plus.
Canais Sociais
Dica Bônus! Incorpore também suas redes sociais em seus sites e blogs pessoais.
Certamente, você deve já deve ter visto que, ousamos dizer todos, os sites e blogs possuem botão de like e compartilhar nas suas páginas. Esses botões permitem que usuário tome alguma ação relacionado às redes sociais.
Curtir seu perfil ou seguir no instagram e compartilhar seu conteúdo pela web.
Dessa forma, podemos concluir que tais recursos oferecem uma excelente forma de propagar e fortalecer a divulgação do seu conteúdo, assim como também aumentar a interação entre você o usuário.
Por isso, fale com os desenvolvedores do seu site e incorpore seus conteúdos externos de outras plataformas dentro de sua página profissional.
Quanto mais você aproximar seu público com seus perfis as chances de sucesso serão atualizadas com sucesso!
Embed de um vídeo teaser
Para finalizar, nada melhor que fechar com chave de ouro sua divulgação incorporando também seu vídeo teaser do seu conteúdo dentro das suas páginas.
Afinal de contas, se seu perfil no Instagram e Facebook, Spotify (ou outras plataformas citadas durante este texto), completam seu blog, o seu perfil do YouTube não pode ficar de fora.
Para fazer isso, basta escolher o vídeo que deseja, como no caso citado, o teaser, que irá dar aquele gostinho do que vem por aí, clicar no botão “Compartilhar”, que fica abaixo do próprio vídeo, ao lado dos botões de “Like” e “Deslike”.
Logo após, basta clicar em “Incorporar” e depois em “Copiar”, onde você, inclusive, pode configurar o momento exato que deseja que o vídeo comece.
Além disso, é possível escolher se quer mostrar os controles do player, tais como: volume, habilitar legenda, qualidade do vídeo, dentre outros. Ou se não quer nada disso!
Como ver quantos pre-saves foram feitos
Depende!
Depois que seu link começar a ser propagado em todas as vertentes de distribuição digital o próximo passo é acompanhar os resultados.
Primeiramente, para saber como estão indo as performances dos seus anúncios.
Esse ponto é importante analisar uma vez que, dependendo do resultado você poderá editar suas campanhas ou traçar novas estratégias a partir dos dados recolhidos.
Essas informações são disponibilizadas pelos próprios sites das agregadoras, visto que cada uma delas possui uma metodologia diferente de acessos.
Separe pelo menos um dia da sua estratégia para fazer esse acompanhamento, de acordo com a(s) plataforma(s) selecionada(s) por você.
Tenha em mente como suas campanhas estão sendo recebidas pelo seu público e reorganize as suas estratégias, para alavancar ainda mais a divulgação, fazendo assim com que os números aumentem.
Um hit na cabeça e uma estratégia de divulgação bem estruturada é o caminho para o sucesso do seu lançamento.
Esperamos que com este artigo seu single, álbum ou disco novo esteja no topo das paradas de