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Mudanças no Facebook: um breve resumo do que vai acontecer agora

As mudanças no Facebook vêm acontecendo de tempos em tempos e não é novidade para ninguém que hoje em dia essa é uma das melhores plataformas para divulgação, já que possui um grande número de ferramentas que facilitam esse processo.

No início de março ocorreu a famosa Conferência F8, principal evento do Facebook, no qual foram apresentadas diversas mudanças que serão implementadas nas diversas plataformas da empresa ao longo deste ano, tendo o maior impacto no próprio Facebook.

Mark Zuckerberg, um dos principais fundadores e atual CEO da empresa, afirmou ser a maior mudança da plataforma nos últimos cinco anos.

O foco principal dessas mudanças é facilitar o acesso às páginas comerciais e a interação com figuras públicas.

Além disso, Mark afirmou que a grande inspiração para essas novas mudanças é o momento de isolamento social, com isso o objetivo é reaproximar as pessoas e dar a possibilidade de novos encontros mesmo de forma virtual, já que não está sendo possível tê-los de outras formas.
Essas mudanças serão implementadas gradualmente, tendo em vista que as pessoas que trabalham com a plataforma para fins comerciais e marketing digital precisarão de um tempo para se adaptarem às novas ferramentas e readaptar os seus sites para uma integração.

Mas quais são as principais mudanças no Facebook em 2021?

Agora, vamos para a parte mais importante, o que vem de novo por aí.

O Facebook de cara nova

A plataforma passará por uma repaginada na sua identidade visual para um formato mais minimalista com o foco de torná-la mais atrativa para o público, essas mudanças incluem o próprio layout e o icônico logotipo da marca.

Além disso, as curtidas serão banidas e substituídas pelo número de seguidores, já que assim o administrador terá um controle melhor de quem realmente se interessa pelo conteúdo e até mesmo saber quantas pessoas é possível alcançar com apenas uma postagem.

Novas ferramentas do Facebook disponíveis

Além da mudança visual, a plataforma irá incorporar algumas ferramentas. 

Uma nova forma de postagem será introduzida no formato de perguntas e respostas, dando uma melhor interação entre usuários.

O foco maior dessas mudanças será em função das comunidades, ou seja, dos grupos (o que lembra um pouco o bom e velho Orkut).

Será implementada uma forma que facilitará a utilização, acesso e criação de eventos e grupos. Sendo possível juntar pessoas que compartilham do mesmo interesse e opiniões.

Outra ferramenta muito importante será o Feed de notícias, no qual os usuários terão acesso a temas atuais, com o objetivo de dar um espaço para que as pessoas consigam se engajar em discussões de diferentes assuntos.

Algumas outras ferramentas incluem o Facebook Dating, uma página que funciona como um site de relacionamentos (Tinder que se cuide!).

Além de todas essas novas ferramentas, o formato de sugestões que já existe na plataforma será atualizado, para que cada perfil tenha acesso a novas conexões com outras páginas, grupos e conteúdos relacionados ao seu interesse, podendo assim seguir uns aos outros.

Também serão reajustados os termos de privacidade e segurança de dados da plataforma.

Então, o que isso significa?

Com essa série de mudanças a dúvida que fica é “como eu vou me adaptar a essas mudanças?”

A resposta dessa pergunta é simples. Chegou a hora de inovar!

Com uma grande quantidade de novas alternativas para criação de conteúdo é necessário elaborar maneiras para que assim seja possível aproveitar cada ferramenta.

Uma dessas alternativas é traçar estratégias para utilizar os grupos a seu favor, já que se tornará o grande foco da plataforma, através dos grupos será possível atingir pessoas diferentes que compartilham interesses parecidos.

Além dos grupos, outra ferramenta que promete crescer muito dentro da plataforma é o Feed de notícias, através dele aparece a possibilidade das marcas, páginas comerciais, figuras públicas estarem por dentro dos assuntos atuais e até mesmo participar de discussões e compartilhar opiniões, o que pode se tornar essencial na hora de estabelecer uma ligação com os seus seguidores.

Não dá para esquecer do novo tipo de postagem que tem o formato de perguntas e respostas, que é uma ótima oportunidade para responder determinadas questões, curiosidades e até mesmo tirar dúvidas e, assim, tornar a comunicação mais direta com os seus seguidores.

A nova atualização da ferramenta de sugestões pode ajudar as marcas e páginas comerciais a alcançar ainda mais pessoas, aquelas que realmente se interessam pelo conteúdo e mantê-las ainda mais engajadas.
Não podemos esquecer do Facebook Business, ferramenta já existente que tende a crescer para ajudar ainda mais os empreendedores e marcas a gerenciar suas páginas. Ele será atualizado para que os administradores tenham mais facilidade e poderão dar níveis de interação e acesso a outras pessoas.

Informações sobre o compartilhamento de dados

Já vem ocorrendo há um tempo uma série de mudanças na maioria dos web browsers, navegadores da internet, em relação à coleta e compartilhamento de dados

O que conhecemos hoje como “Cookies” está propenso a sumir até o final de 2021. 

Afinal o que isso quer dizer? 

O Pixel Facebook é uma ferramenta da plataforma utilizada essencialmente por marcas e administradores para anunciar seus produtos e anúncios. 

Através dele é possível monitorar todas as atividades de um visitante no site, com o objetivo de coletar informações e enviar diretamente para o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Quando juntamos a coleta e armazenamento de dados feita pelos Cookies e as funções principais do Pixel é possível ter uma troca de informações mais completa. 
No entanto, as novas mudanças na plataforma tornarão um pouco mais difícil obter essas informações usando apenas o Pixel.

Conheça o API Conversion

A própria empresa, Facebook Inc., tem sugerido para as marcas e donos de páginas comerciais se familiarizar com a ferramenta API Conversion, para uma melhor adaptação às novas mudanças. 

A API Conversion tem um funcionamento um pouco parecido com o Pixel, já que ambos têm a função de coletar dados a partir das atividades produzidas pelo usuário. Proporcionando um entendimento mais avançado do caminho que um determinado anúncio ou campanha está seguindo. 

A grande diferença é que através da API Conversion é possível usar as informações já armazenadas e converter para campanhas no Facebook de uma maneira mais segura. Já que através dele não será mais preciso depender de navegadores, sendo possível compartilhar diretamente do servidor para o Gerenciador de Anúncios do Facebook

Sua maior vantagem é sem dúvidas o aumento do controle dos dados coletados, dando uma visão mais ampla de todas as atividades realizadas pelo cliente, ajudando a entender como certo produto ou anúncio está sendo recebido pelo público.

Todas essas atividades ficam visíveis no Gerenciador de Anúncio, com finalidade da marca proporcionar uma experiência mais relevante para o usuário, podendo apresentar anúncios que se encaixam perfeitamente em cada perfil. 
A integração pode ser realizada através de algumas plataformas que proporcionam uma adaptação mais fácil e rápida, como, por exemplo, o WooCommerce e o Shopify.

Conclusão dos fatos

Hoje em dia, milhares de pessoas que usam as redes sociais esperam que as publicidades que vão encontrar pelo caminho sejam particularmente algo do seu interesse, que chame a sua atenção e, ao mesmo tempo, essas pessoas exigem uma segurança maior do compartilhamento dos seus dados pessoais.

As grandes empresas de marketing digital e pessoas que trabalham no meio estão em risco de perder grande parte das informações de identificação dos consumidores, se não começarem a agir. 

Cada vez mais leis como a “Lei Geral de Proteção de Dados”, a famosa LGPD, tem se tornando um exemplo para a regularização desse compartilhamento, já que proporciona um maior controle aos usuários. 

Isso significa que empresas, independente dos seus tamanhos, precisam começar a rever e atualizar seus sites para se encaixarem nesses padrões, para assim conseguir armazenar informações de maneira mais responsável. 

É necessário estar por dentro de todas as mudanças que estão por vir, analisar os novos Termos de Privacidade do Facebook, e aprender a utilizá-los de forma favorável.

Além disso, é importante ter em mente o objetivo e os resultados que são mais importantes para o seu negócio, e lembrar que não existe evolução sem mudanças.

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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