As mudanças no Facebook vêm acontecendo de tempos em tempos e não é novidade para ninguém que hoje em dia essa é uma das melhores plataformas para divulgação, já que possui um grande número de ferramentas que facilitam esse processo.
No início de março ocorreu a famosa Conferência F8, principal evento do Facebook, no qual foram apresentadas diversas mudanças que serão implementadas nas diversas plataformas da empresa ao longo deste ano, tendo o maior impacto no próprio Facebook.
Mark Zuckerberg, um dos principais fundadores e atual CEO da empresa, afirmou ser a maior mudança da plataforma nos últimos cinco anos.
O foco principal dessas mudanças é facilitar o acesso às páginas comerciais e a interação com figuras públicas.
Além disso, Mark afirmou que a grande inspiração para essas novas mudanças é o momento de isolamento social, com isso o objetivo é reaproximar as pessoas e dar a possibilidade de novos encontros mesmo de forma virtual, já que não está sendo possível tê-los de outras formas.
Essas mudanças serão implementadas gradualmente, tendo em vista que as pessoas que trabalham com a plataforma para fins comerciais e marketing digital precisarão de um tempo para se adaptarem às novas ferramentas e readaptar os seus sites para uma integração.
Índice
Agora, vamos para a parte mais importante, o que vem de novo por aí.
A plataforma passará por uma repaginada na sua identidade visual para um formato mais minimalista com o foco de torná-la mais atrativa para o público, essas mudanças incluem o próprio layout e o icônico logotipo da marca.
Além disso, as curtidas serão banidas e substituídas pelo número de seguidores, já que assim o administrador terá um controle melhor de quem realmente se interessa pelo conteúdo e até mesmo saber quantas pessoas é possível alcançar com apenas uma postagem.
Além da mudança visual, a plataforma irá incorporar algumas ferramentas.
Uma nova forma de postagem será introduzida no formato de perguntas e respostas, dando uma melhor interação entre usuários.
O foco maior dessas mudanças será em função das comunidades, ou seja, dos grupos (o que lembra um pouco o bom e velho Orkut).
Será implementada uma forma que facilitará a utilização, acesso e criação de eventos e grupos. Sendo possível juntar pessoas que compartilham do mesmo interesse e opiniões.
Outra ferramenta muito importante será o Feed de notícias, no qual os usuários terão acesso a temas atuais, com o objetivo de dar um espaço para que as pessoas consigam se engajar em discussões de diferentes assuntos.
Algumas outras ferramentas incluem o Facebook Dating, uma página que funciona como um site de relacionamentos (Tinder que se cuide!).
Além de todas essas novas ferramentas, o formato de sugestões que já existe na plataforma será atualizado, para que cada perfil tenha acesso a novas conexões com outras páginas, grupos e conteúdos relacionados ao seu interesse, podendo assim seguir uns aos outros.
Também serão reajustados os termos de privacidade e segurança de dados da plataforma.
Com essa série de mudanças a dúvida que fica é “como eu vou me adaptar a essas mudanças?”
A resposta dessa pergunta é simples. Chegou a hora de inovar!
Com uma grande quantidade de novas alternativas para criação de conteúdo é necessário elaborar maneiras para que assim seja possível aproveitar cada ferramenta.
Uma dessas alternativas é traçar estratégias para utilizar os grupos a seu favor, já que se tornará o grande foco da plataforma, através dos grupos será possível atingir pessoas diferentes que compartilham interesses parecidos.
Além dos grupos, outra ferramenta que promete crescer muito dentro da plataforma é o Feed de notícias, através dele aparece a possibilidade das marcas, páginas comerciais, figuras públicas estarem por dentro dos assuntos atuais e até mesmo participar de discussões e compartilhar opiniões, o que pode se tornar essencial na hora de estabelecer uma ligação com os seus seguidores.
Não dá para esquecer do novo tipo de postagem que tem o formato de perguntas e respostas, que é uma ótima oportunidade para responder determinadas questões, curiosidades e até mesmo tirar dúvidas e, assim, tornar a comunicação mais direta com os seus seguidores.
A nova atualização da ferramenta de sugestões pode ajudar as marcas e páginas comerciais a alcançar ainda mais pessoas, aquelas que realmente se interessam pelo conteúdo e mantê-las ainda mais engajadas.
Não podemos esquecer do Facebook Business, ferramenta já existente que tende a crescer para ajudar ainda mais os empreendedores e marcas a gerenciar suas páginas. Ele será atualizado para que os administradores tenham mais facilidade e poderão dar níveis de interação e acesso a outras pessoas.
Já vem ocorrendo há um tempo uma série de mudanças na maioria dos web browsers, navegadores da internet, em relação à coleta e compartilhamento de dados.
O que conhecemos hoje como “Cookies” está propenso a sumir até o final de 2021.
Afinal o que isso quer dizer?
O Pixel Facebook é uma ferramenta da plataforma utilizada essencialmente por marcas e administradores para anunciar seus produtos e anúncios.
Através dele é possível monitorar todas as atividades de um visitante no site, com o objetivo de coletar informações e enviar diretamente para o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Quando juntamos a coleta e armazenamento de dados feita pelos Cookies e as funções principais do Pixel é possível ter uma troca de informações mais completa.
No entanto, as novas mudanças na plataforma tornarão um pouco mais difícil obter essas informações usando apenas o Pixel.
A própria empresa, Facebook Inc., tem sugerido para as marcas e donos de páginas comerciais se familiarizar com a ferramenta API Conversion, para uma melhor adaptação às novas mudanças.
A API Conversion tem um funcionamento um pouco parecido com o Pixel, já que ambos têm a função de coletar dados a partir das atividades produzidas pelo usuário. Proporcionando um entendimento mais avançado do caminho que um determinado anúncio ou campanha está seguindo.
A grande diferença é que através da API Conversion é possível usar as informações já armazenadas e converter para campanhas no Facebook de uma maneira mais segura. Já que através dele não será mais preciso depender de navegadores, sendo possível compartilhar diretamente do servidor para o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Sua maior vantagem é sem dúvidas o aumento do controle dos dados coletados, dando uma visão mais ampla de todas as atividades realizadas pelo cliente, ajudando a entender como certo produto ou anúncio está sendo recebido pelo público.
Todas essas atividades ficam visíveis no Gerenciador de Anúncio, com finalidade da marca proporcionar uma experiência mais relevante para o usuário, podendo apresentar anúncios que se encaixam perfeitamente em cada perfil.
A integração pode ser realizada através de algumas plataformas que proporcionam uma adaptação mais fácil e rápida, como, por exemplo, o WooCommerce e o Shopify.
Hoje em dia, milhares de pessoas que usam as redes sociais esperam que as publicidades que vão encontrar pelo caminho sejam particularmente algo do seu interesse, que chame a sua atenção e, ao mesmo tempo, essas pessoas exigem uma segurança maior do compartilhamento dos seus dados pessoais.
As grandes empresas de marketing digital e pessoas que trabalham no meio estão em risco de perder grande parte das informações de identificação dos consumidores, se não começarem a agir.
Cada vez mais leis como a “Lei Geral de Proteção de Dados”, a famosa LGPD, tem se tornando um exemplo para a regularização desse compartilhamento, já que proporciona um maior controle aos usuários.
Isso significa que empresas, independente dos seus tamanhos, precisam começar a rever e atualizar seus sites para se encaixarem nesses padrões, para assim conseguir armazenar informações de maneira mais responsável.
É necessário estar por dentro de todas as mudanças que estão por vir, analisar os novos Termos de Privacidade do Facebook, e aprender a utilizá-los de forma favorável.
Além disso, é importante ter em mente o objetivo e os resultados que são mais importantes para o seu negócio, e lembrar que não existe evolução sem mudanças.
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