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Como usar o Google Trends

Ao lado do Google Keyword Planer, o Google Trends é a ferramenta grátis mais poderosa para analise de palavras-chave. Mas será que você sabe aproveitar o máximo que ela oferece? Desenvolvida pelo Google, o Trends (Tendências) permite analisar os Trend Topics do Google, ou seja, o que está sendo mais buscado, e também a mudança no volume de buscas por um termo específico, em uma determinada localidade. Além de fundamental ao planejamento, esta ferramente também ajuda em análise de concorrência e permite também comparações entre palavras-chave.

O que é Palavra-chave

Palavras-Chave são os termos que os usuários usam para fazer uma pesquisa no Google. Tendo acesso às palavras mais pesquisadas, uma agência de marketing pode planejar pautas de conteúdo e ações de marketing mais “quentes” e assim ser mais eficiente.

Entender o volume de buscas e a concorrência de um palavras-chave também é essencial para a realização de SEO On Page.

O Que é Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta criada pelo Google em 2006 com o objetivo de acompanhar a evolução do número de buscas de Palavras-Chave. Digitando a palavra chave desejada, a ferramenta exibe um gráfico com o tempo e o número de pesquisas.

Dentro da ferramenta você consegue segmentar o país, o tempo que deseja analisar. O período de tempo analisável vai desde 2004 até o presente. Você pode configurar para analisar os dados dos últimos cinco anos, últimos 90 dias, últimos 30 dias, últimos sete dias, ontem, últimas 4 horas, última hora e também existe a opção de personalizar.

Também é possível saber todo o histórico da palavra-chave foco em poucos cliques e segmenta-la por categorias:

  • Animais de estimação e animais
  • Artes e entretenimento
  • Automóveis e veículos
  • Casa e jardim
  • Ciência
  • Comercial e industrial
  • Comida e bebida
  • Computadores e aparelhos eletrônicos
  • Comunidades on-line
  • Condicionamento físico e beleza
  • Empregos e educação
  • Esportes
  • Finanças
  • Hobbies e lazer
  • Imóveis
  • Internet e telecomunicações
  • Jogos
  • Lei e Governo
  • Livros e literatura
  • Noticias
  • Pessoas e sociedade
  • Referência
  • Saúde
  • Viagens

Além disso, a ferramenta possibilita não só saber informações sobre palavras-chave na Web, mas também em pesquisas do Youtube, Google Shopping, Pesquisa de Notícias e Pesquisa de Imagem.

Se você ainda tem dúvidas de como o Google Trends funciona fique tranquilo. Para te dar uma ideia, parte dos resultados exibidos no Trends é coletada dos resultados da busca orgânica do Google. Isto é, o Google busca os dados, separa em categorias, os conecta e exibe as informações.

As palavras-chave com pouca pesquisa, pesquisas duplicadas (quando a pessoa pesquisa a mesma coisa em um curto espaço de tempo), informações pessoais e caracteres especiais são deletadas.

Qual a Importância do Google Trends

Se você trabalha com Marketing Digital, sem dúvidas irá querer estar por dentro da ferramenta e extrair todo o seu potencial.

Em primeiro lugar, o Google Trends pode trazer ideias de conteúdo, pois exibe as palavras-chave mais buscadas pelas pessoas. Depois ajuda a encontrar tendências, pois ao pesquisar termos relacionados ao seu negócio, ele mostra se a pesquisa por determinada palavra-chave está crescendo ou caindo nas buscas desse mercado.

Também é possível fazer a comparação com termos relacionados, definir temas relacionados e avaliar qual é mais vantajoso aplicar em sua estratégia de marketing.

Agora que você já tem uma ideia de como tudo funciona vamos por a mão na massa, vamos aprender como usar essa ferramenta incrível á nosso favor, confira:

Usando o Google Trends

Por ser uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, não é necessário que se tenha cadastro para utiliza-la, comece acessando a página oficial do Google Trends.

Logo ao entrar na página inicial, você se depara com os termos mais buscados em toda a internet. Isso é uma fábrica de ideias totalmente gratuita para quem ousar aproveitar.

Comece digitando a palavra-chave desejada na caixa “adicionar um termo de pesquisa” para a ferramenta começar a avaliação. Lembre-se de escolher o período em que deseja avaliar o termo em questão, essa opção se encontra logo abaixo no campo “últimos 12 meses”. Portanto basta clicar e alterar; isso também funciona para o país, categorias e pesquisas na web.

Caso a sua pesquisa seja específica demais, a ferramenta pode não ter um volume suficiente para exibir o gráfico. Contudo, explorando a tela você consegue avaliar em quais países esse termo é mais pesquisado, quais são as pesquisas relacionadas e os assuntos relevantes. Além disso, existe uma opção de comparação entre termos de busca diferentes,  com isso você consegue avaliar e comparar o desempenho de ambos.

Agora é a hora de entender melhor as informações que o Google Trends oferece, começando pelo interesse ao longo do tempo.

Interesse ao Longo do Tempo

Os Números aqui exibidos mostram o interesse na palavra-chave em questão durante um determinado período e determinada região. O interesse é medido pela popularidade que vai de 0% a 100%.

Interesse por Região

É possível saber em qual local o termo desejado foi mais buscado durante um período estipulado, os valores vão de 0% a 100%.

O local com 100% é onde há uma maior popularidade, enquanto locais com um menor número tem um número menor na popularidade. Lembrando que o valor exibido é proporcional a população da região.

Consultas e Tópicos

Aqui a ferramenta exibe outros tópicos similares à palavra-chave desejada. Além disso, também exibe quais estão sendo pesquisados pelos usuários. Dentro dos resultados são exibidas duas palavras, “Em ascensão” e “Principais”.

Principais – São os tópicos e consultas mais pesquisados pelos usuários.

Em Ascensão – Buscas e termos relacionados com um maior número na frequência de pesquisa comparado ao período anterior.

Outra possibilidade é encontrar resultados marcados com um “Aumento repentino”. Esses resultados tiveram um aumento, porém pouco relevante.

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Outras Funcionalidades da Ferramenta Google Trends

Entendendo todas as funcionalidades da ferramenta, começando pela página inicial:

Página Inicial – A Página inicial do Google Trends exibe rapidamente quais são os principais termos pesquisados e diversas ideias de assuntos em alta.

Principais Pesquisas – Criada para exibir mais detalhes, acompanhar e receber notificações do Google Trends direto no e-mail; para ativar esta funcionalidade basta procurar um ícone com o símbolo do “+” e se inscrever para acompanhar as novidades.

Explorar – Nessa opção você acessa diversos termos buscados e tem a opção de filtrar por período, localização, categoria e tipo de pesquisa; essa opção é importante para o entendimento do que as pessoas estão procurando dentro do seu mercado.

Aqui você também pode alterar os principais termos para termos em ascensão e identificar quais estão ganhando relevância dentro daquele período.

Mais Pesquisados – Nesta opção há uma diferença entre as principais pesquisas, aqui a ferramenta exibe uma retrospectiva dos termos que foram mais pesquisados no último ano. Além disso, mostra dados mais antigos através dos filtros, que são exibidas outras categorias como:

  • Filmes
  • Como Fazer
  • Pessoas
  • Atores
  • Atrizes
  • Música
  • Memes
  • Esportistas
  • O Que é e muito mais.

O Google Trends é uma ótima ferramenta e deve ser usada em qualquer negócio que almeja crescimento. Inclusive, é uma das melhores ferramentas do mercado para quem quer tráfego orgânico. Tudo isso graças às informações em tempo real e o que os usuários buscam na internet.

Agora é hora de você aprender as dicas mais valiosas sobre essa ferramenta:

Melhores Dicas do Google Trends

Agora que você já possui algum conhecimento sobre o Google Trends, está na hora de tirar o máximo de proveito da ferramenta.

Sazonalidade – O Google Trends é a ferramenta perfeita para quem deseja aproveitar a sazonalidade de qualquer assunto. Buscando informações em tempo real, é possível ser um dos primeiros á lançar uma novidade. Lembrando que quem chega primeiro bebe a água limpa, isto é, terá mais acessos.

Interesse – Antes de abordar qualquer conteúdo, é importante estar ciente sobre o que o usuário se interessa. Através do Google Trends é possível compreender quais marcas ou produtos atraem mais o usuário e com essas informações definir a abordagem de um conteúdo.

Usar Google Trends na Estratégia de Marketing

Com toda essa informação sobre o Google Trends, chega a hora de usar isso para ajudar na elaboração de sua estratégia de Marketing Digital:

Criação de Conteúdos – Dominar a ferramenta do Google Trends é um ponto positivo que permite que você saiba quais são os assuntos mais relevantes do momento. Com isso é possível identificar assuntos e criar um conteúdo baseado neles.

Analisar o aumento ou diminuição do interesse dos usuários para determinadas palavras-chave é muito útil. Pois você entende quais são os interesses do seu público alvo e a partir disso criar conteúdos direcionados a solucionar os problemas dessas pessoas.

Com essas informações, você tem diversas ideias para criar conteúdo, tanto para vídeos como para blogs, redes sociais e outros, focado no público que você deseja.

Produtos e Serviços – Utilizando o Google Trends, você acompanha o crescimento da popularidade de palavras-chaves relacionadas às buscas do seu negócio. Dessa forma, você descobre quais os termos mais pesquisados sobre sua marca, ou até problemas que os seus produtos resolvem.

Essas informações são importantes para uma avaliação do porque das vendas terem parado de crescer ou não aconteceram. Também é possível mostrar o porque seu site de venda não receber tráfego.

Segmentação – A segmentação pode ser muito interessante para negócios tanto digitais como físicos. A segmentação é um aliado de qualquer negócio, através dela você pode descobrir em quais regiões tem um número maior de procura por determinados termos.

Através dessas informações é possível fazer a criação de campanhas de Marketing Digital segmentadas para essas regiões ou considerar investir em outros locais onde o produto ou serviço sejam mais populares.

Veja quais cidades, estados e países tem as buscas pelo seu produto aumentando.

 

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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