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SEO 2021 [Search Engine Optimization]

Como influenciar o Google organicamente para aparecer nas primeiras posições das buscas pelo seu tema, sem gastar com anúncios. Tudo o que você precisa saber sobre Search Engine Optimization. Acesse e Descubra!

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO), em português significa Otimização para Mecanismos de Busca.

É um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o ranking de sites nos buscadores (Google, Bing, Yahoo, Ask etc). O principal objetivo do SEO é trazer mais visibilidade orgânica (sem custos com mídia)  nos mecanismos de busca. Consequentemente, gerando mais tráfego para seu site e novos clientes para seu negócio. Um projeto online bem feito com SEO, focado nas palavras-chave corretas, possibilita que seu site fique nas primeiras posições, quando o usuário busca alguma informação relacionada ao seu negócio. Dessa forma, você se destaca sem custos com compra de mídia e ganha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

São mais de 200 fatores dentro do SEO que irão determinar se um site é bom ou não para ocupar os primeiros resultados dentro dos mecanismos de busca.

É possível fazer SEO em qualquer plataforma de busca, mas é claro que o foco principal é sempre o Google SEO. E a gigante dos mecanismos de busca não deixa claro quais são os fatores que influenciam o rankeamento, apenas recomenda que os sites devem ser feitos pensando na experiência do usuário. Em tese, bastaria seu site ser honesto, entregar o que promete, ser rápido e responsivo (adaptável a qualquer tela de celular, tablet, notebook, etc). Isso significa que, quando você otimiza seu site para que fique mais intuitivo, você está fazendo SEO. Mas é claro que só isso não basta. Há muitos sites com essas características, concorrendo entre si pelas mesmas palavras chave. Para se dar bem nessa competição, há muitas técnicas de SEO possíveis e até necessárias, das quais vamos tratar um pouco mais a frente.

A Importância do SEO

Somente ter um site não é o suficiente para garantir que seus potenciais clientes encontrem o seu negócio, é aí que se nota a importância do SEO. Dessa forma sua empresa irá ganhar destaque e visibilidade na internet. Em conclusão alcançando mais clientes e aumentando seu faturamento.

Nos dias atuais, 90% das pessoas que fazem pesquisa nos mecanismos de busca clicam apenas nos resultados da primeira página, e a maioria entra nos três primeiros sites. Portanto se você não está na primeira página do Google, o seu site não é visto e nem é lembrado.

Se você quer ser bem sucedido na internet e faturar mais, sem necessidade investimentos em compra de mídia, um dos melhores caminhos é otimizar seu site para os mecanismos de busca.

Como fazer SEO no meu Site

Existem algumas formas de otimizar seu site para os mecanismos de busca. Para isso, é importante que antes de mais nada você entenda um pouquinho do assunto. Mesmo se você pensa em contratar um profissional ou agência especializada no assunto. Aprenda a diferença do SEO Onpage e SEO Offpage:

SEO On Page

Trabalho de otimização dentro do site, tudo relacionado ao conteúdo do site, velocidade de carregamento, responsividade dentre outros. Os principais são:

Título e Subtítulo

Os títulos dos textos da página precisam ser específicos e diretos ao assunto principal. A estrutura das tags heading (H1, H2, H3 etc) deve ser formatada de maneira correta, respeitando a hierarquia dos assuntos mais importantes ao menos importantes. A página deve conter apenas um único  H1, a ser usado para o Título/Assunto Principal. Mas pode ter vários H2 (Subtítulo – Assunto Complementar ao Principal). A hierarquia vai do H1 ao H6.

Tudo isso contribui para que o conteúdo fique visualmente agradável e indica para os robôs dos mecanismos de buscas qual o assunto mais importante e a relevância de cada um.

Meta Tags

Meta Tags são informações que não aparecem diretamente na página, mas que são utilizadas por outras plataformas para “puxar” informações do site. Por exemplo, o Google usa essas tags com a finalidade de melhor indexar e exibir informações do site; já o Facebook usa essas informações quando você “embeda” um vídeo na sua página. Dentre essas tags, estão:

Meta Tag Title

É o título da página html. Em geral replicamos o título do H1 e acrescentamos o nome do nosso negócio.

Meta Tag Descrição

Deve ser um resumo bem feito da página. Você deverá resumir em 160 caracteres o assunto e instigar o usuário á clicar na página, cada pagina no site tem uma meta descrição diferente e é um passo muito importante para fazer com que o site tenha mais acessos, capriche na meta descrição.

URL Amigável

A URL ou Endereço do site deve ser amigável (de simples compreensão). Normalmente uma URL é criada automaticamente pelo gerenciador do seu site e é sempre bom alterá-la, para ficar mais visual para o usuário e melhor indexada pelos mecanismos de busca. Exemplo:

  1. www.meusite.com.br/ip=234837  (URL criada automaticamente)
  2. www.meusite.com.br/tudo-sobre-seo (URL amigável)

A Segunda opção é ideal e agradável pois ajuda o usuário e o robô a entenderem do que a página se trata.

Além disso tudo dentro do site que você consegue alterar e melhorar pode ser enquadrado no SEO Onpage, otimização do site por completo, velocidade de carregamento, responsividade, etc.

Otimização de Imagens do site

A otimização de imagem para SEO também é um passo importante para a implantação de estratégias SEO para o seu site. Existem algumas dicas para melhor otimizar as imagens do seu site para os mecanismos de busca. O peso do arquivo da imagem deve ser o menor possível (em Kb ou Mb). Para diminuir o tamanho das imagens, recomendamos compressores de imagem.

Um “macete” é compactar o peso da imagem dica padrão 72 DPI, que é o suficiente para garantir a boa qualidade, porém já diminui muito o tamanho do arquivo. O nome do arquivo da imagem deve ser relacionado ao seu conteúdo, por exemplo “nome-do-produto.jpg”. O conteúdo textual ao lado da imagem é igualmente importante e deve estar correlacionado à própria imagem. Caso a imagem seja também um link para outra página, a pagina do destino da imagem deve mostrar uma versão maior da imagem e também tem que estar correlacionada ao seu conteúdo. Temos um artigo inteiro ensinando a aplicar SEO nas imagens do seu site, você pode acessá-lo clicando aqui.

SEO On Page é tudo o que você faz dentro do site.

SEO Off Page

Todo o trabalho de otimização fora do site, basicamente são links de outros sites relacionados que apontam para seu site ou página. Esta é uma das estratégias mais importantes e deve ser executada de forma inteligente e sem exageros. Através dessa técnica o seu site ganha mais autoridade na internet e por você estar sendo indicado por outros sites bons. Dessa forma o Google entende que o seu site é bom e te coloca em melhores posições.

Essa indicação deve ser relacionada e principalmente ser algo útil pro usuário. Dessa forma esses links serão acessados e você receberá tráfego de qualidade e relevância no assunto, as estratégias mais comuns de SEO Off Page são:

Guest Post

Através de parcerias com outros sites você consegue links para o seu site. Normalmente você envia um texto relevante e de um assunto relacionado para outro site, ele posta o seu artigo com um link direto pro seu site. Algumas pessoas também oferecem um pagamento para facilitar que isso ocorra, chamado de “link patrocinado).

Comentários

Uma estratégia antiga e que normalmente não rende muitos resultados bons, apenas se bem feita. Por isso tome cuidado e não faça de forma exagerada. Basicamente você irá comentar em posts de outros sites, blogs e fóruns na internet. Deve ser um comentário relevante sobre o assunto. Apenas alguns sites e fóruns aceitam links, você deverá garimpar e encontrar sites relevantes para deixar o seu comentário junto com um link para seu site. Ainda, muitos campos de comentário contém a tag nofollow. Neste caso, não adianta postar o link com fim de geração de backlinks, pois o comentário não será indexado pelo Google.

Redes Sociais

Uma Estratégia muito importante para qualquer negócio nos dias de hoje é estar em todas as redes sociais com sua marca. Essa estratégia não é diferente para SEO; você deve criar uma página para seu negócio no Facebook, Instagram, Youtube e qualquer outra rede social. Isso ajudará a reforçar sua marca na internet, além disso você consegue compartilhar os links do seu site nessas redes sociais e isso tem um potencial de levar tráfego para seu site.

Existem diversas estratégias de SEO Off Page que são exclusivas e você só aprenderá através de um profissional de SEO, seja pagando uma consultoria ou fazendo algum curso na internet.

SEO Off Page é tudo o que você fora do site.

Melhores Ferramentas de SEO

Dentro do mundo do Search Engine Optimization existem ferramentas que são usadas para análise de sites. Com estas ferramentas é possível saber quais são os pontos negativos do seu site. Com essas informações você consegue melhorar seu projeto com a finalidade de alcançar melhores posições dentro dos buscadores e acompanhar esses resultados.

Com as melhores ferramentas de SEO você também consegue fazer uma análise profunda no site de seus concorrentes e acompanhar de perto as estratégias que eles estão adotando. Sabendo disso você também pode aplicar no seu site e obter benefícios com isso.

Sabendo das fraquezas do seu concorrente na SERP (página de resultados); você irá saber onde trabalhar o seu projeto para que ele passe o seu concorrente e fique nas melhores posições.

Com o auxílio de ferramentas é possível saber quais são as melhores palavras-chave para seu site. Como resultado trabalhar nos melhores termos de pesquisa para atrair mais tráfego para seu site. Trabalhando com as palavras-chave corretas para o seu site você irá aumentar a relevância do conteúdo e do seu site como um todo.

Antes de tudo, implemente a ferramenta principal (que é gratuita e indispensável) Google Search Console. Conforme acumule dados, ela vai indicar os principais termos que ativam suas páginas na busca do Google e também vai te dar uma série de sugestões de otimização.

Conheça também outras ferramentas de SEO do mercado e quais suas principais funcionalidades:

Ahrefs

Melhor ferramenta nos dias de hoje. Foi criada para gestão e análise dos backlinks (links para seu site) e desde então vem sendo aperfeiçoada e está cada vez mais completa. Com o Ahrefs é possível analisar as métricas do site como a Autoridade do Domínio e Páginas do site, quantidade de links que o site recebe e de onde esses links vem.

Também é possível analisar o Benchmark e coletar dados que são importantes na hora de planejar o SEO de qualquer projeto.

Principais Recursos de Ferramenta:

  1. Site Audit (Auditoria do Site)
  2. Rank Tracker (Rank de Palavras-Chave)
  3. Análise de Links
  4. Análise de Tráfego Orgânico
  5. Content Explorer
  6. Keywords Explorer
  7. Alertas

Além disso há outras funções, Ahrefs é bem completo e é recomendado por muitos profissionais do mercado.

Sem dúvidas uma das melhores ferramentas para trabalhar com SEO. Para usar a versão mais simples o valor mensal está em torno de $ 99, entre e confira.

Sem Rush

Excelente ferramenta para se trabalhar com SEO. Dentro da ferramenta você consegue fazer a análise completa de palavras-chave. É possível fazer uma revisão estratégica do seu site, pois a ferramenta aponta onde estão os pontos fracos desde o conteúdo até possíveis backlinks tóxicos que podem atrapalhar seu site.

Também é possível fazer uma análise do seu concorrente. Dessa forma saber quais sites linkam pra ele, quais são as palavras-chave mais lucrativas e com isso traçar a sua estratégia.

Principais Recursos da Ferramenta:

  1. Análise Competitiva
  2. Análise de Backlinks
  3. Pesquisa de Palavras-Chave
  4. Análise Completa do seu Site
  5. Análise do Trafego

Há diversas outras funções que a ferramenta oferece, sem dúvidas é uma boa opção para se trabalhar com SEO.

Para usar o Sem Rush existem diversos planos, o mais barato tem o valor mensal de $99.50, entre e confira.

Majestic

Excelente ferramenta para elaborar relatórios de backlinks. Com o Majestic você também pode coletar informações importantes sobre o seu site e de seus concorrentes. essa ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de SEO pois oferece informações úteis e atualizadas de qualquer site.

Principais Recursos da Ferramenta:

  1. Análise de Backlinks (Relatório completo sobre a quantidade e qualidade dos links)
  2. Análise da Concorrência
  3. Análise do seu Site (Aponta quais são os pontos fracos do site e dá sugestão de melhoras)
  4. Keyword Checker (Verifica quantas procuras a palavra-chave tem no google)
  5. Histórico de Backlinks

Existem diversas outras funções do Mejestic SEO, é uma ótima opção para se trabalhar com otimização de sites para mecanismos de busca.

Os Planos do Majestic SEO começam á partir de $ 50 mensais, entre e confira.

Ferramentas Gratuitas de SEO

Além do Google Search Console, existem alternativas gratuitas para se trabalhar com SEO, são excelentes opções para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir, conheça as melhores ferramentas gratuitas:

UberSuggest

Excelente ferramenta para pesquisa de palavras-chave. Com ela você consegue melhorar a sua estratégia e conseguir atrair mais audiência para seu site.

Com uma interface simples e objetiva, até iniciantes conseguem usufruir da ferramenta. Além disso, o UberSuggest possibilita saber o número de vezes que a palavra-chave foi pesquisada naquele mês e o histórico dos meses anteriores. A ferramenta também te da ideias de palavras-chaves relacionadas.

Dentro da ferramenta também é possível saber a dificuldade estimada das palavras-chave.

Outras funções da ferramenta:

  • Identifica principais concorrentes
  • Verifica a qualidade do conteúdo dos concorrentes
  • Número de visitas estimadas por mês que a palavra-chave rende para cada concorrente
  • Força do domínio de todos os concorrentes na primeira página

Além disso há muitas outras funções interessantes á se explorar na ferramenta, entre e confira.

A Escolha das Palavras Chave no SEO

O Primeiro passo para um site ter muitas visitas é uma estratégia bem elaborada em cima das palavras-chave certas. Não basta apenas trabalhar em cima das palavas que tem um maior número de tráfego. É necessário entender o que o leitor quer ao pesquisar determinada palavra.

Você deve escolher as palavras-chave que estão relacionadas ao seu nicho de mercado, que estejam diretamente relacionadas com o assunto do seu site.

Considere alguns pontos antes de escolher:

Volume de Busca

Existem palavras-chave que são mais procuradas quando comparado a outras. Normalmente é interessante focar nessas palavras pelo seu alto potencial de tráfego.

Lembrando que quanto maior o número de buscas a concorrência provavelmente será maior, dificultando assim o rankeamento para determinada palavra.

Intenção de Compra da Palavra-Chave

Ser bem rankeado para palavras-chave com alto volume de tráfego é sempre bom, principalmente se a concorrência for pequena. Porém não adianta ter só tráfego e não converter para clientes.

Se for uma palavra-chave genérica que apenas irá trazer muitas visitas não é interessante investir muito nela pois ela não irá trazer sustentabilidade para o negócio.

Existem palavras-chave que não tem muito volume de pesquisa mas são direcionadas e que irão trazer o público certo para o seu negócio.

Head Tail x Long Tail

Head Tail mais conhecida como palavra-chave de cauda curta. São palavras-chave compostas por 1 ou 2 palavras que abrangem um assunto.

Exemplo: Marketing

Essa busca em sí irá ser por tudo relacionado á marketing. Esse tipo de palavra-chave tem mais buscas porém tendem a ser bem mais concorridas e gerar um tráfego menos qualificado (específico) que as long tail.

Long Tail são palavras-chave de cauda longa,  compostas por duas ou mais palavras.

Exemplo: Tipos de Marketing

Quanto mais longa é uma palavra-chave mais fácil de ranquear ela é e menos tráfego ela tem.

Long Tail / Cauda Longa
Imagem Cauda Longa, do inglês Long Tail

Planejador de Palavras Chave do Google Ads

É usado para identificar as palavras-chave mais relevantes. É importante saber quais são as melhores palavras para seu negócio antes de produzir conteúdo. Basicamente é uma ferramenta de pesquisa que te ajuda a achar o cliente certo para seu negócio.

Para poder usar a ferramenta é necessário que você tenha uma conta no Google AdWords.

Após criar sua conta, para acessar o planejador de palavras-chave você deverá criar uma campanha. Uma dica é simular a criação da campanha preenchendo os campos que são solicitados. No final selecione o pagamento por boleto bancário.

SEO com Google Console

O Google Search Console (Web Master Tools) é usado para auxiliar o robô do Google a entender melhor o seu site e para te auxiliar a entender como o robô vê o site. Dessa forma você poderá fazer as otimizações corretas.

O Search Console tem diversas funcionalidades, elas são:

  1. Aparência de Pesquisa (Como o robô lê suas páginas – títulos, imagens, descrições, etc)
  2. Problemas de Segurança (Notificações de problemas de seguranças no site)
  3. Tráfego de Pesquisa (Termos pesquisados no Google que levam ou podem levar tráfego para seu site)
  4. Índice do Google (Desempenho do Google ao indexar as paginas do seu site)

Além disso há recursos adicionais como assistentes para negócios, ferramentas de testes e diversas outras funções.

É Recomendado que para qualquer projeto que você tem você crie um sitemap.xml e envie para o Search Console para poder usufruir de todos os benefícios que a ferramenta oferece.

Agência Especializada em SEO

Empresa responsável por realizar trabalhos e otimizações de sites para mecanismos de buscas, muitas pessoas não tem tempo para trabalhar com SEO e preferem contratar profissionais, é ai que as agências são requisitadas.

Uma Agência de SEO faz um trabalho de otimização completo em um site fazendo que o mesmo alcance bons rankings nos resultados e levem tráfego qualificado para seus clientes. Também é responsável por aumentar a taxa de conversão de um e-commerce por exemplo, tudo isso será decidido na hora de fechar o trabalho.

Especialista em SEO

Um Especialista em SEO é uma pessoa que normalmente trabalha sozinha e realiza serviços de otimizações de sites. O trabalho é semelhante á de uma agência, porém o custo tende a ser menor e os resultados dependem muito da pessoa contratada. É preciso pesquisar muito na hora de contratar um profissional, busque por referências e trabalhos já realizados, converse muito antes de fechar algum trabalho.

SEO Barato

Existem muitas promessas no mercado de SEO barato. Por exemplo venda de links, criação de sites, otimizações internas dentre outros. É muito importante ter muito cuidado com tudo isso pois um bom serviço que trás resultados expressivos nunca é barato.

Então não é recomendado que compre links de qualquer pessoa, ou que contrate qualquer profissional pensando apenas no preço, no final o barato pode sair caro. Como tudo envolvendo SEO tem um preço, seja ferramentas, cursos para especialização dentre outros, não faz sentido o trabalho final ter um preço muito abaixo do mercado, fique atento.

SEO Profissional

Há muitas diferenças entre um trabalho amador e um trabalho profissional, um bom trabalho de SEO costuma durar acima de 3 meses pois são muitas alterações que deverão ser feitas em um projeto nesse tempo. Se alguém lhe prometer resultado em pouco tempo desconfie.

Normalmente um trabalho profissional de SEO não é barato, por isso você deve procurar por trabalhos anteriores da agência ou profissional para avaliar e ver se essa pessoa ou empresa é qualificada para trabalhar no seu site e trazer resultados adequados.

Todo bom trabalho de SEO requer investimento, seja dinheiro ou tempo. Aceite isso e tenha resultados mais rápidos, evite apenas pensar no dinheiro na hora de procurar um profissional, foque no resultado que ele pode te entregar.

Lembrando que você consegue começar com pouco dinheiro, mas o investimento no conhecimento e em ferramentas irá acelerar muito o processo.

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