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Como usar o Google Keyword Planner

Ao lado do Google Trends, o Google Keyword Planner é a ferramenta mais utilizada para a definição de palavras-chave, tanto nas estratégias de posicionamento na busca orgânica (SEO), quanto na definição das palavras a serem compradas na busca paga (anúncios no Google).

Através do Planejador de Palavras-Chave (Keyword Planner), é possível entender o volume de busca e concorrência de compra de cada termo de busca. Também é uma ferramenta muito útil para ter ideias de novas palavras-chave.

A diferença do primeiro resultado nos mecanismos de busca para os demais sem dúvidas é o planejamento das Palavras-Chave do projeto. Quem não faz isso corre o risco de ser esquecido dentre os demais resultados no Google.

Sabendo de todo esse potencial foi criado o Adwords (Atual Google Ads). Esta é a ferramenta ideal para criação de anúncios por Palavras-Chave importantes para seu negócio.

As Empresas que estiverem dispostas a aparecer para essas Palavras-Chave terão ótimos resultados. Mas para que isso aconteça, é cobrado um valor por clique no anúncio e dependendo da concorrência da Palavra-Chave esse valor aumenta.

Sem dúvidas é muito vantajoso pagar para aparecer. Porém não é só isso, é um investimento em audiência qualificada relacionada com o seu negócio. Pois ao anunciar, os resultados serão praticamente em tempo real. Funciona da seguinte forma:

Após o clique do usuário é feito o desconto pelo valor do clique.

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Como Acessar o Google Keyword Planner

Para acessar a ferramenta é bem simples, comece criando uma conta no Google Ads.

É importante prestar bem atenção na hora da criação da conta para garantir que a conta seja criada na versão completa.

Criando a Conta no Google Ads

Para criar sua conta na ferramenta é muito simples, basta ter ou criar um e-mail do Google siga o passo a passo:

  1. Acesse a Página do Google Ads e clique em Começar Agora.
  2. Digite o E-mail e a Senha ou clique em criar, preencha os dados e acesse.

Ao criar a conta, você poderá criar campanhas, acessar os relatórios e usar tudo o que a ferramenta tem a oferecer, inclusive o Planejador de Palavras-Chave.

Acesse a página principal do Google Ads e procure no menu superior o menu de “Ferramentas e Configurações”. Depois vá em “Planejador de Palavras-Chave”. Uma página irá abrir, aqui você tem duas opções “Descubra novas palavras-chave” e “Ver volume de pesquisa e previsões”.

Você terá muitas oportunidades dentro dessas duas opções, cada uma delas serve para um objetivo diferente. Aprenda como isso tudo funciona:

Como Funciona o Planejador de Palavras-Chave

Clicando em “Encontrar Novas Palavras-Chave”, você poderá adicionar alguns termos, endereços de sites e frases para obter sugestões do Google sobre cada Keyword.

Clicando em “Ver Volume de Pesquisa e Previsões”, é possível ver como o grupo de Palavras-Chave irá desempenhar durante a campanha. O Google estima os dados como CPC médio, CTR, Posição média, etc.

Agora que você já sabe como funciona no geral, listarei todas as funções da ferramenta abaixo:

Encontrar Novas Palavras-Chave

Clicando na primeira opção da esquerda, aparecerá um campo para digitar. Ali você poderá colocar Palavras-Chave que os usuários pesquisam para chegar até o seu negócio. Também poderá colocar frases e até uma URL de algum concorrente.

Após colocar o termo desejado clique em “Ver Resultados”. A Ferramenta irá exibir uma média de pesquisas desse termo pesquisado dos últimos 12 meses. Aqui é possível mudar os locais que a campanha é exibida e o idioma, é interessante fazer isso para segmentar os anúncios e melhorar os resultados.

Usando a Concorrência

É possível ter ideias de Palavras-Chave para seu negócio observando a concorrência. Basta inserir o endereço do site e a partir disso receber diversas ideias de Palavras-Chave com base no site dele.

Lembrando que não é possível saber exatamente quais Palavras-Chave o concorrente está usando. Todavia, você poderá ganhar insights para ajudar na criação da sua campanha.

Seção de Palavras-Chaves Relevantes

Aqui você deverá selecionar quais Keywords são relevantes para sua campanha. Para adicionar as Palavras-Chave basta marcar a caixinha do lado e em seguida adicionar palavras-chave. Para ver o volume de pesquisa e previsões clique em visão geral do plano.

Colunas e Filtros

As colunas podem ser editadas e a ferramenta exibe as palavras-chave mais relevantes por padrão. Entretanto, você pode ordenar conforme quiser clicando no topo da coluna que desejar.

A segunda coluna é onde é exibida a média de buscas mensais no último ano ou no período determinado. Na terceira coluna é exibida a concorrência referente às campanhas (tráfego pago) e por isso não é valido para tráfego orgânico. O lance mínimo e o lance máximo são exibidos na quinta e sexta colunas para seu anúncio ser exibido na parte de cima da página dos resultados do Google. Portanto, esse valor é aproximado de quanto você pagaria por estar nas primeiras posições para a palavra-chave foco.

Você consegue adicionar ou mudar os filtros existentes como, por exemplo, adicionar a posição média orgânica, concorrentes e diversas outras maneiras de organizar os filtros.

Ver Volume de Pesquisas e Previsões

Aqui são exibidas diversas métricas que mostram a estimativa dos resultados de seus anúncios para cada termo digitado. Também poderá ser alterado a localização e o idioma, caso tenha alterado anteriormente ignore essa parte.

É possível alterar o valor do CPC máximo, dessa forma a ferramenta irá exibir resultados de acordo com o limite do CPC.

Clicando em “Locais” no menu lateral e em seguida no botão +, é possível incluir novos locais e verificar o desempenho previsto para cada região. A segmentação por locais é importante para otimizar os resultados. Procure focar nos locais onde sua persona está para não desperdiçar recursos.

Finalizar o Plano

Para finalizar tudo, basta clicar em criar campanha e a estratégia estará funcionando.

Caso não deseje fazer isso agora basta fazer o download das palavras-chave e criar campanhas futuramente. Para isso clique no ícone de download do lado da opção de Criar Campanha em seguida clique em Métricas Históricas do Plano.

Analisando os Resultados

Agora que você já sabe como trabalhar na ferramenta é necessário entender como é feita a análise dos resultados. Você precisa entender a relação dos quatro tópicos a seguir:

  1. Lances Sugeridos.
  2. Concorrência.
  3. Relevância dos Termos.
  4. Média de Pesquisas Mensais.

Quando montar a campanha, é necessário se atentar a alguns fatores. É muito importante saber que nem sempre o volume de pesquisas de uma palavra-chave é importante. Isto é, o ideal é focar nas Palavras-Chave foco para o seu negócio, caso elas tenham um volume grande de buscas é possível que tenham uma alta concorrência e isso fará com que o valor da campanha seja maior.

É possível saber se os custos serão maiores na coluna dos lances sugeridos, lá é exibida a estimativa real do custo de estar nos primeiros resultados para todas as palavras-chave.

Caso queira anunciar, é importante avaliar se é interessante usar palavras-chave caras em sua campanha. Se o termo tiver um potencial de retorno bom com certeza será um bom investimento. Na dúvida faça testes, pois no final, ter o ROI positivo é o que irá determinar o sucesso da campanha.

O cenário ideal seria encontrar palavras-chave relevantes para seu negócio com um volume de buscas bom, lances sugeridos razoáveis e uma concorrência baixa. Nem sempre isso é possível, varia muito de mercado para mercado.

Quanto mais concorrido for o mercado de atuação do seu negócio, mais você terá que investir para ter retorno. Portanto, o importante é focar nas palavras-chave relevantes para o seu negócio, independente do volume de buscas ou do preço, desde que dê lucro.

Como Escolher as Palavras-Chave

A Palavra-Chave pode ser uma ou mais palavras que representam uma busca feita na internet, por exemplo, “como emagrecer”. Nesse caso, sem dúvidas o usuário quer informações de como perder gordura.

Então basicamente você deverá escolher as Palavras-Chave foco para o seu negócio. É importante saber qual a dor do seu cliente, para que você esteja lá para resolver.

Ao digitar uma Palavra-Chave, o Google irá exibir os 10 resultados mais relevantes para aquele termo. Os primeiros resultados normalmente são anúncios do Google (Tráfego Pago) e os demais são tráfegos orgânicos.

Pensando na pesquisa paga, é importante optar pelas palavras que poderão trazer resultado para seu negócio. Por exemplo, frases que tenham “como” no começo indicam o que o usuário quer aprender alguma coisa específica. Frases que tenham “comprar” indicam que o usuário deseja comprar determinado produto ou serviço.

Ao ter suas Palavras-Chave bem definidas, você saberá qual é o seu público e o que eles procuram na internet.

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Intenção de Busca do Usuário

É importante saber qual a vontade do usuário quando ele pesquisa por determinada palavra-chave. Dessa forma, tente se colocar no lugar do seu cliente para entender como ele se comporta.

Entender o que os clientes precisam e planejar aplicando isso em sua estratégia é o que vai render bons resultados. Uma boa dica é pesquisar no Google como seu público alvo e analisar quais são os resultados exibidos tanto no orgânico como no pago.

Clicando nesses resultados, é possível analisar se é um termo relevante. Por exemplo, se abre um artigo de um blog talvez não seja tão bom, mas se te levar para uma página comercial provavelmente é um termo relevante para seu negócio.

Outra dica importante para saber o que os usuários pesquisam no Google: filtre usando o texto da palavra-chave mais termos como “quem”, “quando”, “o que”, “como”, “qual”, “onde”. Usando essa dica você irá receber dados de volume de pesquisa para perguntas que são usadas para essas palavras-chave.

Google Ads e SEO

A ferramenta Keyword Planner pode ser usada para ter melhores resultados no tráfego orgânico (SEO). Através dessa ferramenta é possível saber o volume de pesquisas de determinadas Palavras-Chave e com isso estimar o potencial de tráfego orgânico que ela pode trazer para o site.

Também é possível encontrar termos relevantes para seu negócio, sua persona e ter novas ideias. Dessa forma, criar conteúdos feitos para atender essas necessidades.

Ao encontrar a Palavra-Chave foco para a estratégia de SEO, é importante fazer uma busca e estudar seus concorrentes melhores posicionados. Depois se deve analisar a possibilidade de atingir o topo das buscas.

Tipos de Anúncio

Existem dois tipos: 1- anúncios na rede de pesquisa; 2-anúncios na rede display. Entenda a diferença de ambos e veja qual é o mais relevante para seu negócio.

Anúncios na Rede de Pesquisa

Esse tipo de anúncio é exibido nos resultados da pesquisa para a palavra-chave escolhida. Por exemplo, quando você digita “como emagrecer”, determinado anúncio será exibido. Esse anúncio pode ficar tanto na parte superior da SERP como na parte inferior abaixo dos resultados.

Todos os anúncios do Google exibem a informação mostrando que são anúncios. Nesse caso é exibido uma pequena legenda identificando que esse resultado é um anúncio. Os Anúncios de Rede na Pesquisa são úteis quando usados para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções. O anunciante paga apenas quando o usuário clica no link do resultado e acessa o site, diferente dos anúncios na rede display.

Anúncios na Rede Display

Já notou aqueles anúncios do Google em Websites? Eles são Anúncios na Rede Display, campanhas nesse estilo são exibidas em paginas de noticias, sites, blogs, etc.

A vantagem desses anúncios é que eles são gráficos e possuem opções diferenciadas para segmentação, informações demográficas, palavras-chave e remarketing. Através deles, podemos incentivar os usuários a conhecer sua marca, considerar as suas ofertas e realizar algum tipo de ação.

Conclusão

O Google Ads é um meio excelente para atrair mais visitantes para seu site e gerar mais vendas. Se o seu objetivo é promover o seu produto ou negócio, esse é um dos melhores meios de se fazer isso na internet.

Com o Google Ads, é possível promover seu produto ou serviço de maneira segmentada. Você consegue entregar diretamente para seus potenciais clientes e ainda mensurar tudo isso.

O Google é o maior buscador do mundo e todo mundo sabe disso, ele é usado para buscar informações importantes sobre algum local, produto ou serviço. Portanto, imagine exibir o seu negócio para todas as pessoas que pesquisarem por algo relacionado á ele. Sem dúvidas é uma oportunidade imensa para gerar resultados incríveis.

Na Acelera Performance, somos especializados em Google Ads e SEO. Damos consultorias, gerenciamos campanhas e ajudamos no que for preciso, para que seu negócio evolua na internet. Entre em contato!

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