Um Influenciador Digital, ou Digital Influencer, pode trazer resultados excelentes para o seu negócio. Além de ajudar no posicionamento da sua marca para o seu nicho, esta estratégia ativa o marketing de recomendação, impulsiona o seu SEO e ainda pode ser potencializada por anúncios de mídia paga.
Aprenda neste post como escolher o influenciador certo para promover o seu negócio e como utilizá-lo para conseguir resultados!
Índice
O Que é um Digital Influencer?
O Influenciador Digital é a pessoa que tem autoridade em determinado assunto e produz conteúdo dentro de alguma rede social. Geralmente em plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e também em plataformas de compartilhamento de vídeos como o Youtube.
O Digital Influencer é produz conteúdos (texto, vídeo, imagem), e com isso consegue alcançar e influenciar o comportamento dos usuários, apresentando produtos ou serviços relacionados com o seu tipo de conteúdo.
A estratégia de parceria com um Influenciador Digital chama-se Marketing de Influência. A cada dia essa prática se torna mais comum e os resultados estão cada vez melhores e eficientes. Portanto é um mercado que só cresce a cada ano, e quem não souber aproveitar está literalmente deixando de ganhar dinheiro.
Essa estratégia é forte e funciona porque temos a tendência de confiar em e pessoas que admiramos. No meio digital todas as pessoas costumam seguir quem é de seu interesse, confiança e admiração. Por conta desse relacionamento, é criado um vínculo importante entre Influencer e Seguidor.
Quando confiamos em alguém ou temos interesse em sua vida, a chance dessa pessoa nos influenciar em alguma é grande, porque sem perceber daremos mais importância ao que ela falar e indicar.
Qualquer pessoa pode ser um Influenciador Digital, desde que tenha público, aprenda como usar o Marketing de Influência a seu favor e aproveitar todas as possibilidades que essa estratégia oferece.
Marketing de Influência
O Marketing de Influência nada mais é que engajar influenciadores que são referência em seus nichos de atuação para divulgação de produtos ou serviços. O Intuito é fazer com que eles compartilhem suas experiências usando determinado produto ou serviço de maneira que influencie na decisão de compra de sua audiência.
Os Influenciadores Digitais e o Marketing de Influência mudaram a forma das empresas se comunicarem com o seu público. O Influencer irá fazer com que o usuário queira comprar o produto de forma natural sem oferecer o produto diretamente, porém sempre deixando claro que se trata de uma ação comercial.
O diferencial do Marketing de Influência para uma propaganda comum é a identificação do usuário com o influenciador. Como dito anteriormente, as pessoas tendem a confiar mais em quem elas seguem e gostam. Este é um grande diferencial, pois sem dúvidas impacta diretamente na decisão de compra do usuário.
A proximidade e Confiança que o Influenciador gera no dia a dia são de extrema importância para o engajamento; ter um público engajado é a certeza de bons resultados!
Como Encontrar um Digital Influencer?
Para encontrar um Influenciador Digital não precisa ir muito longe, normalmente basta pesquisar pelo nicho de atuação desejado nas Redes Sociais ou em Plataformas de Compartilhamento de Vídeos. Pronto, você encontrará diversas pessoas com o poder de influenciar os usuários naquele mercado.
Outra maneira simples de se encontrar candidatos adequados é entrar em contato com agências especializadas em relacionamento Empresa x Influencer.
Cuidados Necessários Ao Negociar com um Digital Influencer
Nem sempre o número de inscritos de um canal do Youtube é um sinal de bom negócio, o mesmo vale para seguidores no Instagram ou Facebook. Portanto, o importante não é só procurar Influenciadores com um maior número de seguidores, mas aqueles que têm um maior engajamento.
Não adianta muito o Influenciador Digital ter 1 milhão de seguidores se não é capaz de alcançar 50 mil pessoas. Assim, o ideal é encontrar um influencer que tenha um grande número de seguidores, mas que ao mesmo tempo tenha um público bem engajado.
É necessário saber escolher o Influenciador correto para não queimar munição. Entenda quais tipos existem e veja qual o ideal para ajudar a sua empresa ganhar autoridade e aumentar as vendas.
Como escolher um Influenciador Digital
É sempre interessante saber quem são os influenciadores do seu mercado. Por isso, procure acompanhar um pouco o trabalho de alguns deles. Antes de fechar um negócio é importante saber sobre esses 3 pontos:
- Como está o alcance, quantas pessoas o influencer atinge?
- Ressonância, o quanto o influenciador é capaz de repercutir algum assunto, engajar sua audiência?
- Se ele é relevante com o produto ou serviço, e se encaixa com os valores da marca?
Antes de aplicar a estratégia, você precisa aprender quais são os tipos de influencers e como eles podem ajudar no seu negócio, conheça alguns deles:
Autoridade
O Influencer “Autoridade” é ideal para empresas que desejam melhorar a percepção sobre suas marcas, aumento nas conversões em menor número porém com mais qualidade para o produto ou serviço.
Geralmente não possuem uma audiência grande, porém engajam muito e tem uma grande relevância naquele segmento.
O Influenciador Autoridade é quem domina um assunto e por conta disso, ganha um respeito dentro daquele segmento.
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Ecossistema
Um Ecossistema é a promoção de uma marca por um grupo de influenciadores dentro de um segmento, fazendo com que ela seja a mais conhecida naquele mercado.
Geralmente esses tipos de influenciadores não tem um alcance muito grande, possuem uma ressonância média, mas acabam compensando pela relevância. São frequentemente pequenos Influenciadores que geram conteúdos segmentados, e por conta disso encaixam com empresas do mesmo segmento.
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Existem muitos influenciadores que produzem conteúdo sobre o mesmo assunto, como Games, Esportes, Empreendedorismo etc. Uma marca que busca dominar um determinado mercado e trabalhar seu posicionamento deve fechar negócio com esses influenciadores. Dessa forma se tornará presente em todos os lugares do nicho, atingindo diretamente um público qualificado e engajado para conversão.
Top Celebridade
Um grande exemplo de “Top Celebridade” é o Whindersson Nunes, esse tipo de Influencer possui um alcance grande e consegue engajar seu público, mas a relevância dele acaba sendo baixa. Mas como? A relevância é baixa, pois Influenciadores Digitais nesse patamar costumam abordar diversos temas de uma forma mais ampla, assim acaba agradando diversos tipos de pessoas.
O Influenciador Top Celebridade é muito interessante para empresas que desejam tornar sua marca conhecida, porém se o objetivo for vendas, não é o mais recomendado, pois ele não terá relevância com o assunto do seu produto ou serviço.
Celebridade “Nichada”
É uma ótima opção se deseja que sua marca seja conhecida e ao mesmo tempo fazer vendas do seu produto. Esse tipo de Influenciador tem um alcance grande, ressonância e relevância altas. Em outras palavras, é o ideal para conversar com uma audiência grande, engajar e gerar vendas e leads.
Esse tipo de Influencer foca em um determinado segmento, por exemplo: Moda. As empresas nesse mercado procuram pessoas nesse patamar para anunciar e fazer parcerias. Dessa forma causam um engajamento grande e um aumento significativo nas conversões.
O único ponto contra com esse tipo de profissional, é que por serem exclusivos daquele mercado, eles acabam cobrando um valor alto na hora de fechar algum negócio.
Jornalista
O jornalista tem alto alcance, consegue cobrir diversos assuntos e trabalhar com diversos meios de comunicações. Entretanto, a ressonância e relevância irão depender do quanto ele é engajado em determinado assunto.
Influenciadores nesse patamar costumam ter uma visão mais analítica sobre os temas que abordam. Isso pode ajudar a empresa a trabalhar ações de awareness com informações exclusivas de seu mercado.
Contudo, nem todos os jornalistas estão dispostos a arriscas o status de imparcial. Por conta disso a empresa deverá se posicionar de forma amigável e demonstrar que é autoridade em determinado nicho.
TrendSetter
Influenciadores líderes de discussões, causas e ideias. TrendSetters são autoridade em determinado assunto, são pessoas que defendem um ponto de vista e propõem uma atitude.
Esse tipo de Influencer é ideal para marcas que querem trabalhar seu posicionamento e reafirmar valores. Porém esses influenciadores dificilmente irão fechar negócio com empresas que vão contra seus princípios.
Público Interno
Funcionários da empresa são responsáveis por humanizar e divulgar a cultura e os valores da marca. O Público Interno é o primeiro passo a ser trabalhado, pois dessa forma os colaboradores irão acreditar na marca e divulgar a empresa. O Alcance é baixo, porém possuí alta relevância.
Quanto cobra um Digital Influencer?
Quando um Digital Influencer já realizou diversos trabalhos, ele já tem uma noção do quanto vale o seu alcance. Portanto converse e defina como tudo irá ocorrer. Você também pode solicitar diversos meios de divulgação como:
- Postagem no Instagram.
- Vídeo nos Stories.
- Vídeo no Youtube, etc.
Os meios são diversos, portanto busque ouvir a opinião do Influenciador, pois ele conhece e muito seu próprio público. A partir disso, negocie a forma de remuneração:
- Comissionamento – Crie um cupom personalizado e combine uma participação percentual nas vendas;
- Por postagem – Combine um valor por postagem ou por pacote de postagens;
- Permuta – Costuma ser o caminho mais vantajoso. Ofereça seus produtos e serviços em troca de divulgação.
Avalie sempre se realmente irá valer a pena através do engajamento que o Influencer tem, se está diretamente ligado com o seu mercado, etc.
Para que a parceria funcione bem, uma boa conversa é necessária, para que todos os detalhes sejam acertados. Alguns influenciadores querem testar o produto antes de divulgar, outros podem solicitar cupons de desconto para sua audiência ou até mesmo um sorteio.
Com todos os detalhes acertados, é hora de colher os frutos. As parcerias com Influencers trazem diversos benefícios para além das vendas. Essa união acaba gerando uma confiança para sua marca, pois o público dele passará a conhecer através de uma pessoa em que eles confiam.
Para se ter uma ideia do quanto poderá ser investido, uma reportagem da revista Época Negócios mostrou que um grande Influenciador no Brasil ganha de R$ 50 mil a R$ 150 mil por cada campanha realizada no Youtube, enquanto canais pequenos recebem até R$ 5 mil.
Já no Instagram, o valor a ser negociado é conforme o CPM (Custo por mil impressões). Um influencer com cerca de 100 mil seguidores poderá cobrar entre R$ 5 mil a R$ 10 mil por anúncio.
Como Planejar uma Ação com um Digital Influencer?
A Marca deve conhecer seu público e o público do influenciador antes de planejar qualquer ação. Dessa forma, é interessante que se faça uma análise do comportamento dos seguidores para saber se são engajados e confiam nas indicações do Influencer. Além disso, é importante analisar também o comprometimento do influenciador em passar credibilidade.
É preciso definir qual o objetivo da ação do Marketing de Influência. Por isso é importante que se faça uma pesquisa detalhada para definir quais objetivos deverão ser alcançados. Veja algumas opções:
- Aumentar a Presença Digital da Empresa.
- Gerar Awareness para a Marca.
- Geração de Leads.
- Vender uma quantidade de produtos no e-commerce.
A partir disso é necessário definir qual o meio de divulgação. Existem diversos, como Redes Sociais, Youtube, blogs, etc.
Após escolher onde será o meio de divulgação, é necessário definir quem serão seus influenciadores e como irá encaixa-los na jornada de compra.
Saber escolher um Digital Influencer é muito importante nessa hora. A escolha de um Influenciador correto irá impactar positivamente nas vendas. Lembrando que as vezes é mais interessante contratar um Influenciador do seu mercado com pouco público mas com um engajamento ótimo, do que contratar uma celebridade que tenha um público mais geral.
Uma pesquisa realizada pela Youpix em 2016 aponta que o mais importante para as marcas ao contratar influenciadores é a relevância que ele tem para seu público.
A honestidade que o Influencer tem com seus seguidores é algo a ser relevado, já que postagens patrocinadas são menos comentadas, curtidas e compartilhadas. O seguidor consegue saber quando o Influenciador está fazendo uma propaganda.
Quando o Influencer é sincero e diz que é um patrocínio, ele reforça a confiança com o usuário e isso traz melhores resultados para a campanha.
Como utilizar Anúncios com Digital Influencers
Agora você tem um(a) garoto(a)-propaganda temporário, utilize-o com sabedoria! Brincadeiras a parte, é importante estar estipulado até aonde vai um digital influencer na sua ação de Marketing. Para potencializar esta participação, proponha incluir no acordo acesso como anunciante às páginas de Facebook e Instagram do cliente, para poder promover o conteúdo a partir da página do influencer e também poder segmentar anúncios para as listas de fãs.
Como fazer SEO com Digital Influencers
É importante que o digital influencer insira o link do seu site ou loja online nos seus posts de Twitter e Facebook. Desta forma, ele estará contribuindo para o seu SEO através de sua autoridade de influencer e também aravés da autoridade de quem compartilhou a postagem. Chamamos isso de Sinais Sociais.
Esperamos ter te ajudado a escolher e contratar um bom Influenciador para suas ações de Marketing. Nós, da Acelera Performance, damos consultoria, fazemos recomendações, intermediamos negociações e até mesmos coordenamos todos os tipos de parceiros para o seu Marketing Digital. Entre em contato para bater um papo!