Independentemente do que você oferece para seu cliente, o marketing de serviço pode ser a estratégia que falta no seu planejamento para se destacar no mercado e conquistar uma parcela maior de clientes que a concorrência.
Pode parecer fácil, mas se destacar no mercado competitivo vai além de uma estratégia de marketing tradicional, daquelas tantas que a gente já conhece.
É preciso adotar técnicas específicas diante de cada empreendimento e traçar planos e metas com o objetivo de agregar valor ao produto ofertado.
Se você está lendo este artigo, certamente quer descobrir como funciona o famoso marketing de serviço para poder alavancar mais suas vendas.
Aqui, iremos viajar pelos conceitos e táticas dessa operação com o intuito de sanar dúvidas e lhe preparar para colocar em prática no seu empreendimento.
Quer saber como?
Vem com a gente!
Índice
Marketing para Serviços: entendendo a diferença entre produtos e serviços
Antes de mais nada, precisamos entender a diferença entre produtos e serviços, pois dentro do marketing há estratégias e conceitos diferentes nesses dois pontos.
Resumidamente, o conceito dessas diferenças diz o seguinte: produto é tudo aquilo que pode ser visto, tocado e usufruído como propriedade. Em contrapartida, serviço é algo intangível, que consiste em ações realizadas; como um atendimento, uma consultoria ou uma agência que presta serviço de diarista, por exemplo.
Uma vez que esses conceitos ficam claros e entendidos pode-se perceber que as estratégias para itens intangíveis é diferente das estratégias de produtos que podem ser vistos, tocados e experimentados.
Considerando isso, o marketing de serviço ultrapassa o conceito tradicional dos 4 P’s do marketing, criado em 1960.
Além dos 4 pilares básicos: produto, preço, praça e promoção, o que muda é que quando falamos em vender serviços o número dobra para 8 P’s.
Tendo os conceitos dos quatros primeiros P’s do marketing em mente, seguimos com os seguintes tópicos remanescentes que contemplam os 8 P’s do marketing de serviços:
Processo
Estamos falando de como seus serviços chegam até o consumidor final.
Afinal, quando o processo interno está perfeitamente estruturado para atender os clientes, eles se tornam muito mais propícios a se interessar pelo atendimento oferecido, visto que existe uma maior confiança nas empresas que se mostram organizadas, fazendo com que elas estejam acima daquelas que transparecem uma espécie de caos.
Isso pode ser observado nos depoimentos, que são muito observados pelos compradores, principalmente no universo on-line.
Prova Física
Como falamos anteriormente, é imprescindível que os depoimentos dos consumidores estejam em consonância com o que está sendo oferecido, uma vez que a internet nos faz analisar cada vez mais quem já consumiu determinado serviço, ou até mesmo produto.
No caso dos serviços, por serem intangíveis, é preciso uma força maior para dar uma boa
impressão para o cliente interessado.
Nessas horas, é importante apostar no marketing visual ou investir nos reviews feitos pelos outros clientes, comprovando a qualidade do que está sendo ofertado.
Pessoas
É extremamente necessário que exista uma equipe treinada e preparada para representar a prestação de serviço que sua empresa oferece.
Sendo crucial que seja proativa e produtiva, por isso, não deixe de investir na qualificação das pessoas que estão ao seu lado, contudo, essa qualificação não se limita apenas ao atendimento, mas também no bom relacionamento com o cliente e com as pessoas internas da empresa.
Um pensamento que deve ir além da compra, afinal, a fidelização vale muito mais a pena (e é bem mais barata) do que a conquista de novos clientes.
Produtividade e qualidade
É sobre ser ágil e respeitar os atendimentos dentro dos prazos acordados.
Lembre-se que hoje em dia ninguém gosta de esperar, então, esses atendimentos sem demora também tendem a valorizar ainda mais os serviços prestados.
Essa é uma forma orgânica de escalar seus ganhos e alcançar melhores resultados.
O marketing de serviços é altamente eficiente, desde que seja aplicado de forma correta. Então, a pergunta é: “como fazer isso?”.
Crie um perfil no Google Business
Ferramenta crucial para todos os empreendimentos, principalmente para os negócios locais, o Google Business é uma plataforma do Google na qual empreendedores podem promover de maneira orgânica o empreendimento nos resultados de pesquisas e no Google Maps.
Essa ferramenta possibilita um contato direto entre clientes e empresas oferecendo informações importantes como:
- Endereço;
- Telefone de contato;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Notas sobre o serviço/produto;
- Perguntas e respostas;
- Eventos que acontecerão etc.
Além disso, pelo Google Business é possível passar mais credibilidade, aumentar o número de cliques de clientes interessados e mensurar de maneira fácil os resultados de pesquisas.
O Google Meu Negócio é certamente um grande aliado para divulgar seus serviços no Google.
Crie uma landing page
Não existe uma tática de conversão mais eficiente do que as Landing Pages.
Conhecidas como página de aterrissagem ou página de destino, as Landing Pages têm exclusivamente o foco na conversão de vendas através de uma chamada de ação direta, sem distração, para garantir o resultado desejado.
Pense na Landing Page como uma rede de pesca.
Ela é lançada com o objetivo de captar os leads que estão interessados nos serviços que a sua empresa tem a oferecer.
Não necessariamente esses leads estarão no momento de conversão, podendo passar por várias etapas do funil, indo e voltando, porém, uma vez que esse lead é captado, as possibilidades de convertê-lo em venda e fechar negócio são bem maiores, pois ele pode ser alimentado de diversas formas.
Isso porque você tem as informações e contatos na sua base de dados. Sendo assim, você pode entrar em contato via e-mail, oferecer serviços, conteúdos que sejam relevantes e falar mais do seu atendimento para conquistar o cliente.
Em outras palavras: vender o seu peixe.
Normalmente, as Landing Pages são construídas sob um designer visualmente impactante, com títulos da oferta, vantagens, prova social, CTA para o objetivo (contrate agora, faça seu agendamento, peça seu orçamento) e um formulário (olha a rede aqui) para serem preenchidos com os dados do visitante que clicou no seu link.
Existem sites que lhe ajudam a montar e estruturar uma Landing Page. Além disso, você pode configurá-la de maneira eficiente de acordo com os objetivos traçados no seu planejamento para conseguir melhores resultados.
Site ou Landing Page?
É muito comum as pessoas acreditarem que site e Landing Page são sinônimos, quando eles não são.
Como explicado no tópico anterior, as Landing Pages têm o foco exclusivamente para a conversão.
O interesse delas é captar os leads, fazendo com o que o visitante obedeça sua chamada para ação para que seja fisgado pelo seu banco de dados.
Em contrapartida, o site é uma hospedagem mais abrangente dos seus serviços com conteúdos pertinentes ao seu público e a sua marca, onde todas as suas informações poderão ser encontradas em um único lugar.
A dica de ouro que fica é: seu site precisa estar corretamente estruturado nos motores de busca através das técnicas de SEO para que seja encontrado.
Assim, fica ainda mais fácil realizar a divulgação da Landing Page, inclusive dentro do próprio site, para transformar seu visitante em lead e dar início a todo o processo da jornada de compra dele.
Tenha uma LP por serviço
Todavia, uma Landing Page pode conter ofertas especiais ou qualquer outra ação coerente com suas estratégias.
Por isso, tenha uma Landing Page para cada serviço que você oferece.
Por exemplo, um empreendimento de viagens pode promover Landing Pages para cada destino que ele precisa converter em vendas.
Pode lançar também uma Landing Page para agregar mais leads à sua base ou lançar uma outra LP para promover uma viagem que está em promoção.
Dependendo de como você traçar sua estratégia, faça Landing Pages separadas para que você aproveite de todas maneiras as formas que existem para conquistar seu visitante e transformá-lo em lead.
Implemente o Google Tag Manager
Monitorar métricas e acompanhar a jornada de quem visita seu site faz parte da rotina de todo profissional de marketing que trabalha no âmbito digital.
O Google Tag Manager é uma ferramenta que veio para descomplicar a vida.
Em resumo, o Google Tag Manager é bastante utilizado por agências de marketing digital. Essa ferramenta foi criada para automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento em um site.
Ou seja, pelo Tag Manager é possível configurar detalhes que fazem diferença no trabalho sem precisar quebrar a cabeça com relatórios e horas extras.
De maneira geral, as tags são scripts (códigos) que são incorporados nas configurações do site, sempre com o objetivo de acompanhar as atividades recentes dos visitantes, facilitando o rastreamento de acessos no seu site,controle de métricas mais assertivas e, posteriormente, o trabalho de remarketing.
Mas por que usar o Tag Manager?
De maneira precisa, o Tag Manager pode ser considerado em duas vertentes: uma como ferramenta de produtividade e outra como um dashboard de gerenciamento de scripts para sites.
Além disso, existem pontuações relevantes que agregam os motivos reais de trabalhar com o Google Tag Manager nas suas estratégias de marketing de serviço e são elas:
- Aumento de produtividade;
- Acompanhamento de várias métricas;
- Aumentar as probabilidade de ações;
- Atuação assertiva em estratégia de remarketing.
Para começar a usar as funções do Google Tag Manager é bem simples.
Se você já tem uma conta no Gmail, ela pode ser usada para utilizar esse serviço, caso contrário, crie sua conta no Google.
Em seguida, visite a página do Google Tag Manager com a conta existente ou criada e faça o login com a mesma conta do Google Analytics.
Depois que você já estiver na plataforma, comece as configurações iniciais com o nome da empresa.
Feito isso, é hora de personalizar seu contêiner que irá receber todas as regras e tags que você utilizar no site.
Por fim, finalizada a configuração, uma tela com códigos irá aparecer para você, mas não se assuste! O que você precisa fazer agora não é saber de TI, mas sim de copiar e colar esse código no seu site.
Caso precise de ajuda, não hesite em chamar um desenvolvedor para ajudar nesse processo. Se não souber, terceirize o serviço para que seus resultados tenham mais sucessos.
Acesse o Google Tag Manager para começar agora a mesmo a configurar suas tags.
Implemente o Google Analytics
Aliado às suas estratégias, o Google Analytics é um ferramenta poderosa para sites.
A partir dessa da plataforma do Google é possível captar informações e dados importantes para mensurar o desempenho do trabalho executado no site através dos números de acesso e origem por onde o visitante vem.
Esses dados, os quais podemos considerar como relatórios, são as bases utilizadas nas estratégias para que seja possível alcançar o objetivo final com sucesso.
Agora que sabemos da importância do Google Analytics, vamos descobrir mais sobre as principais métricas que podem ser exploradas nessa ferramenta mágica.
Tempo real
O monitoramento das atividades do visitante podem ser conferidas em tempo real.
Podemos por exemplo saber quais pessoas estão on-line, quais páginas foram acessadas, a fonte do tráfego que levou a pessoa até lá e a localização geográfica do visitante.
Público-alvo
Um panorama geral com os principais parâmetros da ferramenta: tempo médio de permanência no site, taxa de rejeição, quantidade de páginas visitadas.
Aquisição
Fontes de tráfego do site: redes sociais, referências em outros sites, buscas no Google, direta ou por outros canais e quais palavras-chave originaram as visitas.
Comportamento
Identificação do fluxo de comportamento de usuários e análise das pesquisas internas efetuadas pelos mesmos.
Resumindo tudo que falamos até aqui, o Google Analytics coleta dados por meio de um código javascript gerado exclusivamente para o usuário. Garantindo segurança e confiabilidade nas informações coletadas.
Para criar a sua conta, basta acessar o Google Analytics utilizando uma conta Google e seguir as orientações recomendadas.
Implemente o pixel do Facebook
O pixel do Facebook é uma ferramenta que também veio para somar no trabalho do profissional de marketing digital.
Através de um código em formato HTML, o pixel do Facebook permite monitorar conversões e criar públicos personalizados para suas campanhas.
Praticamente, ele lhe ajuda a mensurar os resultados e compreender com afinco a eficiência dos seus anúncios lançados no gerenciador de anúncios no Facebook.
Isso se dá pelo fato de que, pelo pixel, é possível acompanhar o comportamento do usuário ao sair da rede social.
Vamos supor que você crie um anúncio de uma promoção do serviço de lavanderia que você tem.
Depois que essa divulgação é feita e com o pixel do Facebook instalado no seu site, as chances de você acompanhar a jornada desse cliente até o fechamento do negócio é mais provável.
Logo, se faz prático saber se o usuário executou as ações que direcionadas nas CTA’s,
Para fazer esse rastreamento você precisará o ter instalado previamente no seu site.
Além disso, você pode utilizar o pixel do Facebook para coletar diferentes dados em diferentes situações, que chamamos de evento.
Um evento é simplesmente qual ação específica o visitante executou no seu site, como por exemplo adicionar seu serviço no carrinho de compra do usuário.
O evento pode ser classificado em dois tipos: padrão e personalizado.
Contudo, de nada adianta saber entender o pixel, sem compreender perfeitamente as diferenças entre eles e nós explicamos logo abaixo.
Os eventos padrão no código do pixel do Facebook são aqueles que permitem acompanhar eventos específicos.
Ao todo, existem 9 eventos padrão que podem ser rastreados automaticamente, veja a seguir:
- Conteúdo visualizado (acompanhar as visualizações das páginas-chave);
- Pesquisar (acompanhar as buscas no site);
- Adicionar ao carrinho (acompanhar quando são adicionados itens ao carrinho de compras);
- Adicionar à lista de desejos (acompanhar quando são adicionados itens à lista de desejos);
- Iniciar confirmação de compra (acompanhar quando os usuários entram no fluxo de confirmação da compra);
- Adicionar informações de pagamento (acompanhar quando as informações de pagamento são adicionadas ao fluxo de confirmação da compra);
- Fazer compra (acompanhar as compras ou o fluxo de confirmação da compra);
- Cadastro (acompanhar quando alguém manifestar interesse em sua oferta);
- Cadastro concluído (acompanhar quando um formulário de registro é concluído).
Para que funcionem, basta copiar o código do tipo de evento que você quer acompanhar e adicioná-lo ao código-base do pixel na página do seu site.
Já os eventos personalizados são os que não se enquadram nos eventos padrão mencionados acima. Você pode criá-los e usá-los para rastrear algo fora do que já existe como base.
Se você quer aprender mais sobre o pixel e saber como configurá-lo, leia nosso artigo: Criando Pixel do Facebook: como configurar conversões e fazer remarketing
Implemente Tag no Google Ads
O Google Ads é um ferramenta poderosa para quem quer anunciar serviços no Google.
Mas para isso ela precisa estar configurada perfeitamente bem para que os resultados almejados sejam concluídos com sucesso.
Aliado a essa potência da ferramenta, as tags (etiquetas de acompanhamento) do seu site, devem ser configuradas dentro do Google Ads para que assim seja a verificação da origem de um público-alvo, com o objetivo de alcançar mais pessoas que estão fazendo buscas através de palavras-chaves.
A tag global do site é como se fosse um verdadeiro acervo, uma biblioteca de inclusão de tags da Web que são utilizadas e que têm relação com o site.
Em linhas gerais ela é um é um bloco de códigos que permite segmentar anúncios para os visitantes do seu site depois de adicioná-los aos segmentos de configuração, assim como também nos trabalhos de remarketing.
Elas são fundamentais dentro da sua estratégia. Por isso vale a pena investir ao lado de um desenvolvedor para que não haja erros na configuração.
Dessa maneira fica mais fácil o trabalho da equipe de marketing e é possível garantir muito mais alcance para os resultados.
Faça anúncios na busca do Google Ads
Certamente, você já fez uma busca no Google e reparou que os primeiros resultados da página de busca costumam ser os links patrocinados.
Tais anúncios podem ser criados por qualquer pessoa que tenha um negócio, através da plataforma Google Ads.
Resumindo, o Google Ads é o gerenciador de anúncios do Google.
Através dessa plataforma, é possível fazer anúncios na busca, em sites parceiros do Google, no Youtube e até mesmo no Gmail.
Há vários canais eficientes, mas nenhum é mais valioso para a Mídia de Performance do que a busca do Google.
Leia nosso artigo que fala como anunciar no Google para entender melhor como funciona essa ferramenta poderosa e fundamental para seu marketing de serviços.
Delimite a geolocalização
Obviamente, você quer aproveitar de maneira mais eficiente os investimentos que serão gastos em seus anúncios, logo, acreditamos que perder dinheiro com clientes que não são seu público-alvo é um erro que você não quer cometer, certo?
Por isso, antes de subir seus anúncios no Google, dê uma revisão caprichada nas configurações do público e delimite regiões que fazem parte do seu atendimento.
Você não quer aquele cliente que mora em outra cidade, ou até mesmo em outro Estado, e graças as configurações prévias dos anúncios podemos direcionar para o seu real público que irá demonstrar interesse pelos seus serviços.
Negative termos semelhantes, mas sem relevância
As palavras-chave são importantes para que você tenha mais relevância nos resultados quando um usuário buscar por um serviço no Google.
São elas que serão filtradas pelo mecanismo de busca do Google e que irão ranquear em qual posição seu anúncio será visualizado no Google.
Sendo assim, é crucial negativar os termos semelhantes que condizem com seus serviços mas que não possuem relevância.
Desabilite termos que podem confundir o Google e lhe deixar para trás, além disso, use somente aquelas palavras-chave que fazem jus ao nome.
Por exemplo, se sua empresa atende no ramo de internet, você pode partir de palavras- chave de cauda longa, optando por termos mais específicos, como: “internet de fibra óptica”, ao invés de utilizar apenas “internet”, que é muito abrangente e vago.
Escreva anúncios que contenham as palavras-chave buscadas
Entendido que as palavras-chave são peças importantes para seus anúncios?
Ótimo! Pois agora é hora de separar essas palavras por relevância de acordo com seu segmento.
As ferramentas de palavras-chave são fundamentais para a criação de uma boa estratégia de marketing de serviço e permitem que você entenda quem é seu público-alvo, quais perguntas ele tem e, claro, como a sua empresa pode ajudar a resolver seus problemas.
Existem ferramentas on-line que podem ajudar a fazer a captação das palavras corretas, que irão levar o usuário que está pesquisando no Google para a sua Landing Page ou para o seu site.
Basicamente, as escolhas devem levar em consideração quatro pontos essenciais para bons resultados: quantidade de buscas, competitividade para ranquear, custo por clique em campanhas pagas e relevância para o negócio.
Confira abaixo as melhores ferramentas de palavras-chave disponíveis no mercado:
- Google Trends;
- SEMrush;
- Keyword Tool;
- Google Keyword Planner.
Aproveite as informações que trouxemos para você neste artigo para avaliar quais dessas são mais favoráveis para a construção de palavras-chave que farão a diferença nos seus resultados e que possam de maneira eficaz contribuir positivamente para seus campanhas.
Encontre quem está buscando pelo seu serviço
Encontrar pessoas interessadas em seu produto ou serviço é o ponto inicial para empresas que procuram alavancar suas vendas.
As estratégias de marketing digital de serviços para a captação desses contatos já são utilizadas por muitos prestadores, mas ainda há espaço para serem explorados para que esse processo seja feito de forma eficiente, respeitando as etapas do funil de vendas.
Realizar pesquisas com palavras-chave ajuda a localizar possíveis clientes e descobrir quais são seus interesses. Essas informações são primordiais para que você decida a forma de abordagem adequada.
Faça remarketing no Facebook Ads (Facebook e Instagram)
Remarketing é o nome de uma estratégia baseada no recurso de Re-impactação em plataformas de anúncio.
Serve para anunciar para um usuário que já interagiu anteriormente com a marca anunciante.
Dessa forma, é possível personalizar comunicações específicas para novos usuários e usuários recorrentes, além de oferecer conteúdos mais eficazes.
Você pode personalizar, por exemplo, ofertando um produto A para quem visitou o produto B ou, até mesmo, mostrar a mesma coisa de uma maneira inteiramente nova, impactando aquele lead que foi até o final da jornada, mas que não realizou o fechamento de compra.
Leia mais em “Como fazer remarketing no Facebook, Instagram, Google e Youtube” para que você possa se aprofundar nas teorias, sair do papel e apostar de fato na prática.
O remarketing é um dos pontos fortes de estratégia que pode ajudar a escalar ainda mais o número de negócios fechados no seu empreendimento. Não deixe de conferir nosso material.
Sites para divulgar serviços funcionam?
Uma pergunta boa para uma questão importante. Será que sites, como marketing places, são os mais indicados?
Ao longo deste artigo, vimos que existem estratégias, conceitos e táticas diferentes para se promover uma prestação de serviço.
Em ambientes como marketing places há uma concorrência grande, onde a maioria quer se destacar no atendimento, mas sem prestar atenção em detalhes de divulgação que fazem toda a diferença no resultado final.
Prefira investir em métodos mais profissionais do que estratégias que todos seguem.
Às vezes, anunciar um serviço vai além de fazer um post no Facebook ou no Instagram com a famigerada frase de efeito “Nós podemos te ajudar!”.
Um profissional poderá entender as dores e as necessidades de clientes de forma individualizada, produzindo conteúdos certos e pertinentes para captar leads, além de Landing Pages específicas para cada objetivo analisado
Além disso, também poderá contar com relatórios completos, para acompanhar o desenvolvimento das estratégias e, futuramente, trabalhar com o remarketing.
Neste artigo, trouxemos dicas e soluções para alavancar suas vendas e aumentar de maneira eficiente o número de negócios fechados.
Preparado para colocar a mão na massa?
Boa sorte!