Saiba como turbinar o seu negócio através dessa rede social que tem crescido cada vez mais, ampliando as suas chances de conquistar clientes. Leia nosso post!
A importância das redes sociais para ampliar o alcance do seu negócio vem crescendo e vender pela Bio do Instagram é fundamental, afinal, ela é a porta de entrada para o seu negócio.
Não é novidade para ninguém o espaço que as redes sociais têm tomado em nossas vidas, hoje em dia, é difícil achar quem não tenha pelo menos um perfil em alguma delas, afinal, a variedade de plataformas faz com que qualquer pessoa possa se identificar.
O Instagram tem se tornado uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, são cerca de 95 milhões de usuários ativos apenas no Brasil.
Sabendo disso, é impossível não considerar uma plataforma essencial na hora de fortalecer seu negócio.
A plataforma é indispensável quando se trata de trabalho e expansão de marca (ou também de serviços prestados), já que fornece diversas ferramentas que facilitam esse processo.
Um bom exemplo disso são os Stories, com infinitas possibilidades de customização e interações personalizadas de acordo com a sua estratégia. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
A rede ajuda a estabelecer uma relação mais direta e pessoal com os seus clientes, de forma dinâmica, além de ajudar a promover o seu negócio para ainda mais pessoas.
Mas para que isso aconteça de maneira eficaz é preciso ter um pouco de conhecimento em como usar essas ferramentas a favor do seu negócio. Até porque, você também pode criar anúncios e estratégias ainda mais, digamos que profundas.
Neste texto, vamos apresentar algumas dicas diferentes e criativas que podem ajudar você a utilizar essa plataforma para turbinar seu negócio.
Índice
Como criar o perfil ideal e vender pela Bio do Instagram
É importante ter em mente que o Instagram se trata de uma rede social visual, ou seja, o maior foco sempre tem que ser a identidade visual do seu negócio.
Começando com o seu perfil, é necessário que ele seja atraente para o seu cliente já que ali acontece o primeiro contato visual com a marca.
Antes de criá-lo, é bom considerar o planejamento de algumas estratégias, como por exemplo a forma como deseja atuar na plataforma, pois assim pode-se priorizar um padrão para que não acabe ficando confuso na hora de produzir conteúdo. Ou seja, pense na sua identidade visual como um todo!
Além disso, é extremamente importante manter um perfil objetivo, focado no seu negócio, com todas as informações necessárias, já que o intuito é fazer com que o seu cliente se interesse ainda mais pelo seu negócio.
Opte por utilizar a ferramenta “Perfil Comercial “, para aproveitar todos os benefícios e funcionalidades que esse tipo de conta pode oferecer através da plataforma.
Mas por que optar por um perfil comercial e não um pessoal?
A importância de criar um perfil comercial são os benefícios que ele possui, que facilitam o administrador da página a entender um pouco mais de como está o desempenho do seu conteúdo.
Sendo assim, é possível ter um parâmetro de como está o alcance, publicações, interações, saber a quantidade de visitas no perfil e até mesmo quais são os horários de maior engajamento, por exemplo.
Além dessas informações é possível obter muitas outras, algumas delas são:
- Dados sobre o público que segue o perfil: localização, gênero, faixa etária e horário de maior atividade;
- Promover posts e anúncios;
- Dados de desempenho do perfil;
- Quantidade de acesso e engajamento por publicação;
- Parâmetro de suas ações no perfil.
- Poder vincular links nos Stories, dentre outros.
Analisando todos esses dados oferecidos é possível ter um conhecimento maior do que está bombando no seu perfil e o que precisa melhorar.
Sendo assim, é possível traçar melhor um perfil do consumidor, para produzir um conteúdo compatível e interessante.
Detalhes necessários para uma excelente Bio
Agora vamos falar um pouco de um assunto que não é muito discutido mas se torna essencial na hora de criar um perfil para o seu negócio, a biografia.
A biografia é um breve resumo do conteúdo fornecido pela conta, dando algumas informações necessárias para que o cliente conheça melhor a identidade da marca.
É importante lembrar que a bio é o primeiro contato que o cliente terá com o perfil, e por isso é necessário que seja completa de informações para que o cliente entenda a identidade do seu negócio.
A primeira impressão é a que fica, e é a partir dela que floresce o interesse do cliente para o seu negócio. Para isso, na hora de escrever a bio, existem alguns detalhes que não podem ficar de fora:
- Nome da pessoa, marca, empresa ou negócio;
- Área de atuação;
- Uma breve descrição dos produtos ou serviços fornecidos;
- Informações para contatos: email, telefone e endereço;
- Link do site oficial;
- Hashtags;
- Chamada para ação;
- Perfis das outras redes sociais.
Aqui vão algumas dicas complementares de como tornar a sua bio um pouco mais interessante:
- Opte por palavras fáceis e que tenham a ver com o seu perfil
Tenha em mente que a Bio do Instagram possui um limite de 150 caracteres, então, na hora de elaborar, é importante ser objetivo e oferecer apenas o que é necessário, para não acabar poluindo as informações.
A descrição não pode deixar dúvidas sobre a área de atuação, serviço e/ou produtos oferecidos, para isso é importante seguir um padrão e não fugir muito dele.
Sempre é bom manter o foco nas palavras-chave, alguns termos que tenham a ver com o seu negócio, uma vez que através delas o seu perfil será encontrado quando o usuário realizar uma busca sobre aquele determinado assunto.
- Inserção de link e de chamada de ação
Outra parte extremamente importante da Bio é a possibilidade de atribuir um link, que cumpre um papel fundamental para qualquer marca: através dele é possível ser direcionado a uma página externa.
A possibilidade de atribuir um link pode ser utilizada para fornecer complementos, como por exemplo site oficial, informações para contato e até as outras redes sociais da marca, para que o cliente tenha a experiência completa e obtenha todas as informações necessárias.
O Instagram permite apenas um único link na Bio, com isso é bom adaptar uma Link Tree, ou seja, uma “árvore de links”, o que parece um pouco confuso, mas prometemos que é bem simples.
Através da Link Tree você pode reunir todos os links externos necessários em um só, que poderá ser acessado através do link que estará na sua bio, direcionando o cliente a diferentes páginas externas do negócio.
Uma boa estratégia na hora de incorporá-lo na sua Bio é ter um CTA (Call To Action), que é uma forma de incentivar o cliente a realizar uma ação, que nesse caso seria clicar no link, que o levará a conhecer o site externo, baixar um e-Book ou até mesmo seguir as outras redes da empresa.
- Hashtag na Bio?
Outra maneira de chamar atenção de novos clientes é usufruindo das famosas hashtags, que nada mais são do que palavras-chave que ajudam novas pessoas a encontrar o seu perfil.
Na hora de utilizar as hashtags na Bio é preciso ter muito cuidado com a quantidade utilizada, para não acabar gerando poluição visual.
Mantenha o foco e escolha aquelas que forem mais coerentes com aquilo que o perfil fornece, para não acabar misturando as coisas e confundindo os usuários.
Você pode obter um auxílio maior lendo o nosso texto que ajuda na escolha das hashtags, ampliando o seu conhecimento para a utilização até mesmo posterior, na hora de montar os posts do feed.
Um pouco de feed: opte por fotos e vídeos de alta qualidade
Por fim, voltamos àquilo que começamos o texto falando, o Instagram é uma rede social que utiliza uma comunicação predominantemente visual, por isso o seu grande foco será sempre os posts em formato de imagem ou vídeo.
O investimento na qualidade das fotos e vídeos fornecidos é indispensável, ele será a chave para uma boa comunicação com o cliente.
Além da qualidade da foto, também é importante manter um padrão para que o cliente se sinta atraído e não confuso, criando uma identidade que poderá ser reconhecida em qualquer canal.
Vale ressaltar que a legenda faz parte da foto, não adianta ter uma imagem incrível se a legenda não é complementar.
Por isso, priorize-as dando detalhes e informações daquilo apresentado na imagem ou vídeo, sempre pense no conteúdo como algo que deve agregar ao seu usuário, não sendo uma coisa aleatória, apenas para existir.