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Como escrever pitch para playlist

Depois que o seu trabalho estiver devidamente engatilhado para o lançamento da sua música, chegou a hora de indicar suas músicas para que elas façam parte das playlists do Spotify. Mas como escrever pitch para playlist?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que centenas de outros artistas estão fazendo o mesmo, ou seja, você precisa se destacar entre os “concorrentes”. 

Até porque aqueles que irão analisar precisarão ter uma ideia clara dos motivos para que a sua música esteja inserida naquele ambiente, afinal, eles estão fazendo uma escolha que irá impactar diretamente em seus consumidores finais. 

Um outro conselho que podemos dar é: seja rápido. Mas não rápido para fazer o processo, pois isso precisa de atenção e dedicação, estamos falando de um envio com antecedência, para que exista tempo hábil de análise.

Até porque é necessário que todos os detalhes estejam finalizados até o dia do lançamento, para que ele se dê de forma completa e com tudo o que tem direito. Então, procure enviar o pitch umas 2 semanas antes, no mínimo.

Colocar a sua música em uma das playlists editoriais vai ajudar muito na sua carreira, mas em meio a uma média de 40 mil uploads diários de novas músicas (apenas no Spotify, que é o maior do mundo), como não ficar perdido? Fazendo um pitch que vai se destacar dos demais. Quer aprender como? Continue a leitura!

Como escrever pitch para playlist de forma certeira?

Destacar-se dos demais é palavra de ordem. Isso porque você está ali para vender a sua música e receber retorno financeiro por isso, não é mesmo?

Existem diversos players a serem trabalhados para o seu lançamento, como: Deezer, Amazon Music, Apple e Tidal, por exemplo. Mas dentre todos, o que possui uma ferramenta mais automatizada para o pitch é o Spotify

Ele possui uma área exclusiva que oferece acesso a dados de audiência, gráficos de performance, músicas que foram mais ouvidas, além de cidades e países onde o seu trabalho está sendo mais procurado. 

Já que essa é a plataforma mais completa, vamos focar no texto para que fique ainda mais fácil usufruir do que ela proporciona. 

Vale dizer que a Deezer também tem uma área para a inserção do seu pitch, que é através da ferramenta Backstage, porém ela é internacional. Ou seja, você estará disputando as playlists do mundo inteiro através de uma inserção em inglês, o que pode dificultar o processo.  

O Spotify For Artists (Spotify para Artista), que possibilita estar dentro de uma plataforma com mais de 138 milhões de assinantes pagos e 300 milhões de usuários mensais, está todo em inglês, porém você pode colocar todas as suas informações em português, sem problemas!

O formulário é bem simples no Spotify pitch, mas as suas informações são de extrema importância para a curadoria de playlist, então, escolha a música principal com a qual você deseja trabalhar para ter um foco ainda maior. Organize bem a sua página de artista e vamos para o próximo tópico. 

Melhores práticas de pitch

Seja o mais fiel possível ao seu trabalho, isso é crucial para mostrar o quanto a sua música tem valor para uma playlist editorial ou uma playlist do Spotify, por exemplo.

O ideal é dizer tudo o que você deseja de forma resumida, prática e de simples leitura, sem contar a história da sua vida e carreira em uma linha cronológica. Isso porque o espaço de texto é limitado, com apenas 500 caracteres, então, o que não pode faltar para que a curadoria de playlist ache o seu trabalho interessante?

  • Quem é você, seu histórico com lançamentos passados e futuros, shows e eventos importantes que tenha participado.
  • Videoclipe de lançamento, se ele vai ser colocado no YouTube e quantos assinantes tem o seu canal.
  • Você trabalha com assessoria de imprensa ou social media que poderá auxiliar na disseminação do seu novo trabalho.
  • Vai acontecer alguma turnê? Se sim, em quais cidades, shows, festivais e suas respectivas datas. Isso garante uma exposição ainda maior para ouvintes potenciais.
  • Número de pessoas que fizeram o pré-save da sua campanha de lançamento.

Parece confuso, mas não é, pois isso ajudará a mostrar a importância que tem a sua música, além de fornecer informações relevantes a quem está analisando, visto que eles querem algo que agregue valor, não informações sem importância.

Uma das dicas para pitch no Spotify e não só para essa plataforma, como para todas as outras é: jamais deixe o espaço destinado à sua escrita em branco, pois é ali que você poderá apresentar o que está trazendo para o mercado. Seja sucinto e verdadeiro, ressalte os pontos mais importantes e seus objetivos a partir do lançamento.

Confira o modelo de pitch na CDBaby

Como escrever um bom texto de pitch para playlists? O site da CDBaby nos oferece um modelo básico de texto para o pitch, o que não necessariamente irá se encaixar ao seu perfil e trabalho, mas vale dar uma olhada abaixo:

“Depois do sucesso de “NOME DO SINGLE“, que teve X plays no Spotify em apenas X dias, o ARTISTA se juntou ao ARTISTA 2 para uma parceria. “NOME DO NOVO SINGLE” é o primeiro single inédito que faz parte do álbum de “NOME DO ÁLBUM”, que será lançado em março de 2020. A faixa também contará com um clipe no canal do ARTISTA, que tem XXX assinantes. ARTISTA tem XXX seguidores no Spotify e sai em turnê para promover o lançamento, com XX shows nos meses de X e Y.”

Eles também mostram um modelo do que não deve ser feito. Vamos dar uma lida?

“ARTISTA é apaixonado por música desde criança. Cheio de malandragem e ginga, começou a se apresentar para a família quando tinha apenas 7 anos, fazendo imitações de seus artistas preferidos. Aos 19 anos,  ARTISTA aprendeu a tocar violão e a compor suas primeiras canções. Hoje, aos 30, ele lança NOME DO SINGLE, que promete encantar a todos que ouvirem… Sua voz remete a anjos cantando… que voz. Poesia, personalidade, ritmos. Pode-se dizer que ARTISTA é um artista completo. Prepare-se para a nova sensação da música brasileira!”

Esses são apenas alguns exemplos e você pode, sem dúvidas, adaptar o pitch à sua realidade. E, caso você ache que a sua música poderá impactar pessoas em outros países, escreva esse texto em inglês.

Agora o pitch na OneRPM

Entre na área disponibilizada para o marketing, personalize uma campanha de Pré-save através das ferramentas disponibilizadas no site, a fim de coletar os e-mails dos seus fãs.

Assim que o seu conteúdo for lançado, salve os links nas plataformas e gere um smartlink para o compartilhamento nas redes sociais. 

Não se esqueça de criar uma arte promocional utilizando a capa do seu single, EP ou álbum dentro mesmo do site da OneRPM.

Logo após, na área denominada de Analíticos, verifique o seu público através de dados disponibilizados de forma mensal e diariamente. Também é possível rastrear as principais playlists onde suas músicas estão sendo ouvidas. 

O monitoramento das cópias dos seus conteúdos também é imprescindível, além da conexão do seu Spotify for Artists ou outras plataformas como a Apple Music, por exemplo, no painel da OneRPM.

Como preencher um pitch

Aqui vão algumas dicas de como preencher um pitch, fique atento a todos os detalhes da plataforma em que está realizando a tarefa para não cometer pequenos erros que podem influenciar no resultado final, principalmente quando falamos de gêneros musicais.

Lembre-se ainda de não deixar nada em branco!

É fato que todo mundo quer aparecer nas playlists mais famosas, mas saiba que elas exigem uma performance mínima, que é acompanhada pelos editores. Ou seja, analise as suas playlists de entrada para que as suas músicas possam alcançar os mais altos níveis dentro das plataformas de streaming. 

Oferecer música é um trabalho árduo desde o começo, isso porque tudo começa lá atrás, quando você ainda está compondo e/ou pensando na melodia. Neste texto, já estamos muitos passos à frente, com a meta de chegar ao topo com muito sucesso.

O texto de pitch deve ser claro, objetivo e mostrar seus diferenciais como artista, como falamos anteriormente. Totalmente gratuito, pode influenciar os editores/curadores do Spotify.

Mesmo que você faça um excelente texto de pitch pode ser que a sua música não seja selecionada para alguma playlist, mas não desista!

Saiba que você pode contar com a ajuda de gravadoras e distribuidoras profissionais que fazem essa ponte com os editores de playlists, facilitando ainda mais o processo.

Seja ouvido e faça sucesso com a sua música

Para finalizar, trouxemos alguns detalhes que podem ser trabalhados com o objetivo de atingir os mais altos patamares dentro das plataformas, não só a do Spotify.

Tenha consciência de que estar associado a um agregador digital, selo ou editora pode auxiliar em todo esse processo. Isso porque é necessário criar uma ponte para chegar até os streamings. Então, procure aqueles que estejam alinhados aos seus objetivos e faça valer o seu investimento financeiro e de tempo. 

Mantenha-se logado sempre! Isso facilitará o seu acesso contínuo aos dados necessários e para que a sua conta seja alimentada com cada vez mais informações a respeito do seu trabalho. 

Além disso, é necessário que o seu perfil também esteja alinhado com o seu trabalho, com detalhes e fotos atualizadas, facilitando a comunicação que você deseja ter com os curadores, bem como com o público. 

A sua interação também tem muita importância! As plataformas também funcionam como uma  espécie de rede social, onde você pode realizar estratégias de marketing e conexões diversas. Isso faz com que você possa falar com aqueles que a sua música precisa atingir, que estarão disponíveis e interessados para ouvir, salvar e compartilhar. 

Criar playlists também é uma ótima dica, inserindo músicas e artistas que sejam condizentes com o perfil que você almeja trabalhar, gênero e estilo. Isso porque playlists muito ouvidas podem se transformar em um grande sucesso, convertendo em dinheiro para você, pois pode acrescentar suas faixas para também serem executadas.

Use todas as redes sociais possíveis para espalhar a sua música. Quanto mais pessoas ouvindo, melhor! O seu perfil deve conter links de acesso para o single, EP ou álbum, além de posts, vídeos e demais técnicas que atraiam olhares (e ouvidos).

Criar uma legião de fãs é a coisa mais importante, pois são eles que irão disseminar ainda mais o seu trabalho, fazendo com que a sua música seja tocada cada vez mais. Se precisar de ajuda com divulgação das suas músicas, entre em contato!

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