Para quem atua no ambiente digital, conhece bem o potencial das redes sociais para aumentar não apenas o alcance de produtos e/ou serviços de uma empresa, mas também o seu número de vendas e engajamento por parte dos consumidores.
Nesse sentido, cabe-lhe fazer uma pergunta: você faz tráfego pago no Instagram? Se respondeu que não, continue a leitura. Aqui, reunimos bons motivos pelos quais você deveria mudar de ideia hoje mesmo. Confira!
Índice
Tráfego Pago no Instagram é uma estratégia utilizada para impulsionar conteúdo através do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Através dela, é possível levar público qualificado do Instagram para a sua página web, para que realize uma ação de valor, como fazer uma compra ou preencher um formulário.
São os famosos anúncios do Instagram, aqueles posts patrocinados que você encontra ao navegar no seu feed ou pelos stories do Instagram. Se você tem um negócio, ou mesmo é um profissional liberal e precisa adquirir mais clientes, executar campanhas de tráfego pago é essencial.
O valor mínimo para anunciar no Instagram é de R$6,00 por dia. Como é possível mensurar os resultados das campanhas, o ideal é que você amplie este investimento de acordo com o seu retorno em clientes e vendas. Assim, o seu custo se transforma em investimento.
Se você vende algo ou precisa conquistar mais clientes, a resposta é sim, vale a pena fazer tráfego pago no Instagram. Você não pode deixar de lado a estratégia de vendas que mais dá resultado na Internet.
É possível utilizar tráfego pago para ganhar seguidores. Caso você use o botão de turbinar posts do Instagram, escolha o objetivo “visitas ao perfil”. Caso faça pelo gerenciador de anúncios do Facebook, crie uma campanha de tráfego, otimizada para link click, e depois insira o link do seu perfil do insta na url de destino. Quanto melhor for a sua segmentação e o seu conteúdo, mais público entrará no seu perfil e parte dele irá te seguir no Instagram.
O Instagram se diferencia dos outros canais de mídia paga pelo seguinte motivo: é a que mais converte. Ou seja, comparando com outras redes de anúncio, é a que tem maior capacidade para trazer resultados escaláveis.
Isso se dá pelo alto volume de usuários ativos diariamente na plataforma e por causa das informações pessoais e comportamentais que são disponibilizadas por eles.
Vale frisar que a maior parte desses benefícios só são possíveis se você anunciar utilizando a plataforma de Facebook Ads. Se você utilizar o botão de impulsionar, provavelmente não vai conseguir os mesmos resultados.
Confira a seguir as principais vantagens de fazer tráfego pago no Instagram:
Como se não bastasse dispor dos ricos dados dos usuários na sua própria plataforma, o Instagram também utiliza dados do Facebook e do Whatsapp para oferecer segmentações ainda mais poderosas para os seus anunciantes.
Desta forma, você consegue concentrar o seu investimento no público que realmente converte. Além disso, através das segmentações, você consegue oferecer conteúdos diferentes, segmentados para públicos diferentes. Chamamos isso de anúncios direcionados. Através deles, você consegue abordar dores e usar gatilhos mentais específicos, potencializando o poder de atrair atenção, gerar empatia e persuadir o seu público.
Um dos primeiros motivos pelo qual você deve fazer anúncios no Instagram é a possibilidade de segmentar o público que receberá seu anúncio.
A plataforma de anúncios disponibiliza o “facebook pixel”, um código que permite que você rastreie o comportamento do usuário dentro do seu site. Isso significa que você consegue saber exatamente qual anúncio e qual segmentação converteu.
O Pixel permite também que você crie listas de quem visitou páginas específicas do seu site (remarketing) e as utilize como segmentação nas suas campanhas.
Outro ponto a se destacar com relação ao tráfego pago no Instagram é que se trata de uma estratégia que oferece resultados imediatos, seja no aumento do número de clientes ou de vendas.
Tais resultados decorrem do fato de que o anúncio pago é enviado diretamente a quem, de alguma maneira, mostrou interesse em produtos ou serviços associados, em um momento propício para a compra.
Com isso, pode-se alcançar maior aumento do número de conversão, clientes e vendas, garantindo assim que seu negócio alcance seus objetivos com maior velocidade.
Por fim, podemos dizer que se trata de uma estratégia que amplia, e muito, o alcance de seus produtos e/ou serviços, bem como de sua marca, garantindo que haja não apenas aumento do número de vendas, mas também a consolidação de sua empresa no mercado digital.
Afinal, ao surgir no feed, stories e explore do Instagram de potenciais clientes, você pode dizer a eles que existe uma empresa que pode atender com efetividade suas demandas de produtos ou serviços.
Para fazer anúncios no Instagram, é necessário cadastrar um cartão. Caso você use o Ads Manager do Facebook, então pode também gerar um boleto para inserir saldo na sua conta de anúncios.
Agora que você já sabe que dá para gerar tráfego qualificado no Instagram através de anúncios, vamos falar de tráfego orgânico no Instagram. Tráfego orgânico é aquele que ocorre espontaneamente, sem o estimulo de um anúncio. Apesar de mais barato, é muito mais lento e trabalhoso conseguir visitas através de tráfego orgânico. A seguir, vamos listar algumas formas de fazê-lo:
Use uma chamada para ação clara e persuasiva na bio do seu Instagram e adicione o link de destino. Caso tenha mais de uma url de destino que precise usar, opte por uma ferramenta de smartlink, como o linktree.
Não faz muito tempo que todos os usuários do insta têm acesso ao recurso de inserir um sticker de link personalizável no Stories. Faça vídeos chamando seus seguidores para clicarem nos seus stickers.
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Como vimos, as campanhas de tráfego pago no Instagram devem ser criadas através da plataforma Facebook Ads. Você deve evitar o uso do botão de impulsionar.
Também vimos que razões não faltam para que você adote essa estratégia para aumentar o seu faturamento.
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