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Dicas Para uma Copy de Sucesso

Cada vez mais se ouve falar em Copywriting no Marketing Digital Brasileiro. Entenda o que é Copywriting, qual a importância, e as melhores dicas para a criação de uma Copy de Sucesso. Confira!

O uso de técnicas de Copy potencializa o poder de persuasão junto ao público e pode ser um divisor de águas nos resultados de uma campanha ou lançamento.

Não é atoa que a procura por profissionais especializados em Copywriting para venda vem aumentando dia após dia. Contudo, não é fácil encontrar um copywriter profissional ou uma empresa de copywriting que realmente entenda do assunto.

Nós, da Acelera Performance, temos redatores que dominam todas essas técnicas e podemos ajudar no seu projeto. Somos especializados não só em copys persuasivas mas também em blogposts focados em SEO, para posicionamento do site no topo do Google (aliás, foi assim que você chegou até aqui).

Mas antes, fique com a gente aqui neste post. Vamos explicar o que é Copywriting e qual a sua importância, além de dar as melhores dicas para a criação de uma Copy de Sucesso.

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O Que é Copywriting

Copy é uma técnica usada para a criação de textos persuasivos. São textos que atraem, envolvem o leitor e o induzem a adquirir um serviço ou produto. Por essa razão que essa técnica é tão procurada quando o assunto é resultado. A arte de criar textos persuasivos é responsável por potencializar os esforços de venda.

Explicando de maneira simples: a técnica de Copywriting é o uso das palavras certas para se comunicar com um determinado público e levá-lo à decisão de compra. Quanto mais avançada sua estratégia, mais eficiente precisará ser sua Copy. No Lançamento Espartano, por exemplo, onde amplia-se o ticket médio em até 10x, não basta envolver o leitor: é necessário persuadi-lo.

Ou seja, saber escrever bem não é o suficiente quando se trata de conteúdos focados em conversão. Técnicas de como escrever textos persuasivos são imprescindíveis. Por essa razão, é necessário estudar aprofundar-se em Copywriting e aprender como dominar a técnica de conversão através do texto.

Qual diferença entre Copywriter e Redator?

Nos últimos anos, o termo Copywriter se popularizou entre os profissionais de Marketing. Nesse contexto, muitas pessoas entenderam que esse termo seria uma forma sofisticada para ser referir ao tradicional “Redator”. Contudo, as habilidades são bem diferentes:

Enquanto um redator busca passar informações de forma clara, com o foco na relevância do conteúdo, o Copywiter busca persuadir o leitor. Essa persuasão ocorre através de técnicas de neurolinguística chamadas de “Gatilhos Mentais”.

Como fazer uma Copy de Sucesso

Copywriter é nome do profissional que domina a técnica de Copywriting. Se você deseja aprender como escrever uma copy de vendas que realmente converta, é necessário saber envolver o leitor e despertar o interesse dele.

Entretanto, para que isso ocorra, antes é preciso aprender como funciona o método AIDA.

O Método AIDA pode ser o responsável por determinar o sucesso das suas vendas. Se bem aplicado, pode trazer resultados muito satisfatórios. Aprenda a seguir o que é o método AIDA e como aplicá-lo para criar uma copy de sucesso.

 

Método AIDA para Copy

Mas afinal o que esse conceito representa?

Esse método é composto por 4 etapas – Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Basicamente, consiste num roteiro criado para abordar os clientes do jeito certo em cada etapa da jornada de compra. Todo cliente passa por essas etapas antes de comprar, por isso é tão importante trabalhar corretamente cada etapa.

  • Atenção – É necessário fazer com que o seu texto ou vídeo capte a atenção do seu cliente. Este é um ponto crucial para que sua mensagem seja transmitida com sucesso. Sem a atenção do seu cliente você não consegue vender, pois, obviamente o cliente não presta atenção na oferta.
  • Interesse – Com a atenção do cliente você deverá fazer com que a sua mensagem desperte algum tipo de interesse.
  • Desejo – Após gerar um interesse no cliente, você deverá alimentar o desejo dele comprar o seu produto ou serviço. Esta é a hora de usar as emoções ao seu favor, o cliente tem que sentir vontade de ter ou fazer o que você está propondo no texto.
  • Ação – Última etapa, mas não menos importante, aqui você deverá fazer o fechamento incentivando a pessoa a realizar uma ação, peça para que ela clique no botão e compre.

O Método AIDA é responsável por criar um relacionamento com seus clientes. Utilizando esse método, você irá fazer com que se sintam especiais e isso gera uma taxa de conversão maior. Entenda mais de perto como funcionada cada etapa.

 Copy para emagrecimento (exemplos prontos, na prática)

Atenção

Para prender a atenção do leitor, primeiramente é necessário criar uma Headline (título) chamativo. Este título deve ser algo que seja do interesse do seu público. Usaremos como exemplo uma copy para emagrecimento pronta:

  • “Veja O Novo Método Para Emagrecer de 5 A 10 kg Em 21 Dias”
  • “Como Perder 5 kg Em 10 Dias com Método Inovador”

Aposto que você já deve ter lido alguma copy para produto de emagrecimento igual a essa. Esses modelos de Headline funcionam, porém estão ficando “manjados” e soando como spam. Por isso é interessante usar a quebra de padrões quando for elaborar sua chamada. Por exemplo:

  • “Emagreça 3 kg Comendo Chocolate”
  • “Como Emagrecer De 5 a 10 kg Em 21 Dias Sem Ir a Academia ou Tomar Remédios”

Essa quebra de padrão é uma coisa que prende a atenção do cliente. A retenção da atenção do cliente é o primeiro passo para convencê-lo.

Todavia, no primeiro caso, é claro que você deverá explicar para a pessoa como ela poderá perder peso comendo chocolate. Por isso é necessário um estudo e um conhecimento no assunto antes da elaboração do artigo. No final você irá cumprir com o prometido,  ajudar a pessoa a ficar magra comendo chocolate.

No segundo caso, a copy de emagrecimento “como emagrecer sem ir a academia ou tomar remédios” já está se antecipando às prováveis objeções que o seu cliente tem para perder peso.

Veja também como trabalhar os gatilhos mentais na suas copies.

Interesse

Você deverá mostrar os benefícios do seu produto ou serviço, assim aumentando o interesse do cliente. Por trás do “emagrecer” existem outras dores ou algo que o cliente tem e o incomoda. Você poderá cita-las para chamar a atenção do cliente e gerar identificação com o problema colocado.

Neste caminho, podemos explorar algumas dores do cliente, por exemplo:

  • Não se sente bem com a aparência.
  • Saúde não vai bem, vive cansado, com dores por conta do sobrepeso.
  • Não serve em uma roupa que gostava de usar.

Além do simples fato de emagrecer, saber identificar isso e trabalhar em cima é importante nessa etapa. Essas podem ser as dores do cliente, mas tome cuidado e não abuse muito. Na maioria dos casos é melhor focar no prazer, no que a pessoa irá ganhar ao perder peso:

No exemplo da copy para vender produtos de emagrecimento, você poderá citar alguns benefícios que irá ter que seu cliente tem após usar o seu produto, por exemplo:

  • Melhora da autoestima, fazendo ela se sentir bem com ela mesma.
  • Melhora na saúde, mais qualidade de vida.
  • Voltar a usar uma roupa que não servia mais.

Desejo

O cliente não deseja o seu produto e sim os benefícios que ele traz.

Algo que aumenta e muito o desejo do cliente é apresentar-se como uma novidade. O que é novo hoje era inalcançável até ontem. Ou, invertendo, o que até ontem era impossível, você pode agora. Basta tomar a ação de comprar o produto.

  • “Produto dos EUA chega ao Brasil e é tendência no Emagrecimento Saudável”.
  • “Novidade no Brasil, Produto Exclusivo Promete Emagrecimento Rápido”.

Quem não quer ter exclusividade em alguma coisa hoje em dia? O primeiro a usar um determinado produto ou novidade? Ou até mostrar para os outros que tem determinado produto diferente, que experimentou determinado método e por ai vai. É o famoso “eu tenho, você não tem” que carregamos desde a infância.

Conceitos de “novidade” e “exclusividade” são alguns gatilhos que podem ser explorados para alimentar o desejo do público, que tende a se sentir prestigiado e com uma boa vantagem.

Ação

A chamada para a ação é a hora em que você irá vender, você deverá afirmar que o produto é tudo o que a pessoa precisa naquele momento, garantir que irá trazer resultados e convidar e fazer a chamada para a ação, convidar a pessoa a comprar. Por exemplo:

“Clique no botão abaixo que garantimos todos os benefícios do emagrecimento que o produto irá lhe proporcionar. Você emagrecerá em até 21 dias com saúde e qualidade de vida!”

11 Melhores dicas para uma Copy de Sucesso

Agora que você sabe o que é Copywriting e qual é a estrutura ideal para a criação do texto, existem outras dicas importantes para ter uma Copy de sucesso.

Para elaborar um texto que vende é necessário se atentar para alguns detalhes, comece trabalhando o seu produto ou serviço:

 

1 – Produto ou Serviço

É necessário conhecer muito bem seu produto ou serviço, quando alguém te pergunta o que é, como você o descreve? Como demonstra que é um bom produto/serviço, qual o valor que ele pode agregar para quem vai comprar?

  1. Qual o diferencial do seu produto/serviço para com o da concorrência.
  2. Qual o benefício que o seu produto/serviço oferece, como ele pode ajudar as pessoas.

2 – Consumidor

Agora que você já conhece o seu produto e sabe o porquê ele é bom, você deverá pensar em que tipo de pessoa que o compraria. Quais são os potenciais clientes para o seu produto? Como você irá se comunicar com eles? Qual a linguagem correta?

O primeiro passo é definir qual o perfil do seu cliente, para isso se atente a esses detalhes:

  • Quem compra o seu produto ou serviço atualmente?
  • Qual a expectativa de quem compra o seu produto?
  • Quais as funcionalidades ou características que os seus consumidores gostam em seu produto?
  • Quem gostaria de comprar o seu produto?

Ainda assim, se você deseja ter uma ótima conversão aplicando as técnicas de Copy, você precisará interagir com seus clientes. Você deve fazer pesquisas sobre o seu produto e perguntar para quem o consome, pois esse é o melhor jeito de saber tudo o que seu cliente acha sobre o produto.

Bom, para fazer uma pesquisa com o seu consumidor é simples. Antes de tudo pense em algum benefício que você poderá oferecer para as pessoas que participem de sua pesquisa, sorteie um prêmio, de descontos, incentive-os a responder o seu questionário.

Ao abordar o seu cliente, deixe claro que está fazendo uma pesquisa de opinião e gostaria de saber mais sobre a experiência que ele teve com o produto e que suas respostas irão auxiliar a entender mais sobre o seu produto e melhora-lo cada vez mais.

Ferramentas para Questionários Online

Para fazer o questionário você poderá usar algumas ferramentas como:

A pesquisa deverá identificar qual o perfil do seu cliente, se atente para esses detalhes:

  1. Quais palavras ele irá usar para descrever seu produto ou serviço.
  2. Quais as dúvidas mais comuns que ele teve antes de fazer a compra.
  3. Quais funcionalidades ou características que o fizeram adquirir o produto.
  4. E por fim o que ele espera alcançar usando o produto.

Elabore um questionário com questões comuns, pergunte qual a profissão do cliente, em qual empresa trabalha e no fim do questionário adicione as questões referentes ao produto, também é possível colocar um campo para o cliente dizer o que ele acha do produto em geral, também é interessante.

 

Avaliando as Respostas do Questionário

Agora é a parte mais interessante. Avalie a linguagem usada pelos seus clientes, essas palavras serão uma fonte de ideias para a sua copy de vendas. Ao usar a linguagem do cliente na copy você cria mais empatia e consegue atingir mais pessoas com as mesmas necessidades. Procure um padrão de respostas e use-o ao seu favor.

3 – Iniciando a Copy

Antes de tudo, leia nosso artigo sobre Gatilhos Mentais.

Um ponto muito importante em qualquer copy de vendas é o início, o título, a manchete e a chamada para o leitor. Sem dúvida tudo isso é uma parte crucial do processo e deve ser bem elaborado. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica, portanto qualquer palavra errada no começo do texto pode fazer com que o leitor perca o interessa e saia da página.

Comece elaborando o título de forma única. Esqueça essas títulos “clichês” que as pessoas leem e ignoram, pense em algo criativo e que chame a atenção.

Procure palavras que despertem o interesse do seu público alvo, algo que as incentive a tomar uma ação, isso pode ser um divisor de águas.

4 – Benefícios e Funcionalidades

Sempre mostre para o leitor quais os benefícios que ele terá ao comprar o seu produto. Cite a dor de seu cliente e mostre como aquele produto ou serviço irá ajuda-lo a resolver o seu problema.

Os benefícios devem mostrar claramente ao comprador os motivos pelo qual ele deve comprar o produto.

Já as funcionalidades servem para especificar o que o cliente está recebendo ao comprar o produto, também serão usadas para comparação de seu produto com os concorrentes.

5 – Depoimentos

Sabemos que todo mundo pode falar bem de seus próprios produtos e isso não da tanta credibilidade como se fosse um cliente. Por isso motive os seus clientes a criar um depoimento sobre o produto com suas sinceras opiniões. Isso será muito importante, pois o cliente poderá lhe dar outros pontos de vista, com isso também o seu negócio irá ganhar mais credibilidade.

Através dos depoimentos é possível acabar com as objeções de compra e tranquilizar seus futuros clientes a comprarem o seu produto. Pois através dos depoimentos é possível saber informações sobre o produto/serviço, se ele é confiável, etc.

6 – Comunique-se com seu Cliente na Copy

As cartas de venda costumam falar muito do produto ou serviço ou textos voltados apenas para o produto. Evite escrever muito termos como nossos serviços, nossos produtos, etc.

Nem sempre o cliente quer saber do seu produto, por isso é importante escrever direcionando sua comunicação para ele. O cliente quer saber o que ele ganha com o seu produto, então procure usar palavras como, você, você mesmo,você também, sua, suas, etc.

Lembre-se o foco sempre é no cliente no que ele poderá se beneficiar.

7 – Escrita Correta na Copy

Cuidado ao elaborar o texto, fique atento a gramática para evitar erros. Sempre revise o conteúdo e mostre para outra pessoa ler antes de concluir o trabalho.

Escreva conversando com o seu consumidor, use linguagens simples sem abusar de termos técnicos, faça com que eles leiam e sintam que o texto foi feito para eles.

Trabalhe o seu texto de forma que a leitura fique agradável, quebre os textos em pequenos parágrafos.

8 – Valor e Preço

Procure sempre mostrar o valor do seu produto, as pessoas não compram sempre pelo preço, mas sim pelo valor que aquilo irá gerar para elas. Uma pessoa irá comprar facilmente um produto que o valor é maior do que o preço que elas estão pagando. Se o produto for realmente algo de valor as pessoas não irão se importar em pagar um pouco mais por isso.

9 – Chamada para Ação

Lembre-se, não adianta elaborar um artigo completo com todas os benefícios e funções do seu produto, apresentar depoimentos, provas sociais se você não disser para a pessoa comprar. Portanto diga para o leitor comprar.

Procure usar palavras como faça, adquira, agora, somente hoje, não dê objeções e nem tempo para a tomada de decisão, garanta que o produto é tudo o que promete e incentive o fechamento.

Crie senso de urgência, mostre quantas unidades restam disponíveis, limite a oferta a um pequeno espaço de tempo.

10 – Gatilhos Mentais

Não há como elaborar uma boa copy sem abusar um pouco dos Gatilhos Mentais, mas afinal, o que são?

São técnicas de persuasão que tem relacionamento com as emoções e percepções sociais nos seres humanos. São estímulos recebidos pelo cérebro que ajudam a influenciar na tomada de decisão. Aprender a estimular esses gatilhos é uma excelente forma de aumentar as conversões e gerar mais vendas. Temos um artigo completo sobre Gatilhos Mentais no nosso blog.

Simplificando, Gatilhos Mentais são decisões que o nosso cérebro tem no piloto automático. O seja, são decisões tomadas sem a necessidade do estabelecimento lógico e racional.

Existem muitos gatilhos mentais, irei citar alguns para facilitar o entendimento:

  • Escassez – limitada, poucas unidades, pouco tempo, valioso.
  • Prova Social – segue o comportamento de outras pessoas.
  • Coerência – propor pagar algo caso o cliente não goste.
  • Autoridade – confiança nos mais experientes, autoridades no assunto, médico para medicina por exemplo.
  • Reciprocidade – troca, retribuir favores.

Quando você usa esses Gatilhos Mentais de forma correta, faz com que o público comece a agir de forma mais emotiva, mais no “automático”. Se você conseguiu atrair a emoção do cliente você aprendeu o que copy significa.

Acesse nosso post sobre Gatilhos Mentais, com tudo o que você precisa saber sobre essa técnica.

11 – Tamanho do Texto da Copy Influencia?

Não há regra, se você conseguir convencer o seu leitor a realizar uma compra com 200 palavras, perfeito.

Mas o que geralmente funciona é um texto completo e bem trabalho sobre o assunto. O tamanho irá variar de nicho para nicho, porém o tamanho do texto por si só não é um fator determinante. Existem textos de 500 palavras que convertem e textos de 5000 palavras que não geram resultados.

É interessante lembrar que o leitor só irá absorver aquilo que lhe interessa,  por isso não é recomendado escrever mais do que o necessário para passar a mensagem.

Conclusão

Após absorver todo esse conteúdo faça testes, mude títulos, tente gatilhos mentais diferentes, chamadas para ação diferentes, benefícios do produto, funcionalidades, depoimentos, formatos de textos, cores, coloque tudo a prova até achar o que irá lhe render melhores resultados. Usamos exemplos de copy para emagrecimento prontas, mas o conceito se aplica aos mais diversos segmentos.

Se você deseja ter os melhores resultados em vendas sem dúvidas deverá aperfeiçoar a sua técnica de copywriting. Não existe receita de bolo e ninguém faz a melhor copy do dia para a noite. Estude sempre e sempre coloque em prática e, acima de tudo, teste muito e leia nosso post completo sobre gatilhos mentais.  Com o tempo, os resultados serão cada vez melhores.

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