Desde 2017, as instituições de ensino superior já podem oferecer aulas à distância. A resolução deixou que fizessem a oferta sem que seja simultânea de cursos presenciais, o que teve um impacto positivo, tanto economicamente, quanto culturalmente. O alcance e a possibilidade de abraçar milhares de alunos em uma mesma aula colocam a internet como uma arma poderosa para universalização do acesso à educação. Hoje em dia, é possível cursar desde um simples mini curso gratuito no Youtube, até um mestrado online em Harvard.
A facilidade não está somente em aprender: está também em ensinar. Um celular e uma conexão à internet podem transformar um especialista de qualquer área em um professor com centenas de ouvintes. Contudo, há tem quem não se contente com algumas centenas de alunos. Se este é o seu caso, fique conosco. Neste post, vamos explicar sobre como lançar um curso online de sucesso.
Índice
Como planejar um curso online de sucesso
Não é preciso ser um Mestre para dar aulas distância. Contudo, se você está pensando em ensinar outras pessoas, significa que você possui alguma expertise. Provavelmente, você é bem sucedido no seu ramo, dono de uma propriedade intelectual, método, habilidade, sistema ou, simplesmente, conhece alguma solução valiosa. Então que tal precificar, embalar e expor todo esse conhecimento em uma gôndola? Quem dera fosse simples. Infelizmente, com tanta oferta de cursos online, a maior parte deles não traz retorno financeiro aos seus produtores. Mas nosso objetivo não é te desanimar, pelo contrário: se, por um lado, muita gente ERRA, por outro, há quem fature milhares e até milhões com cursos na Internet. A receita pronta para o sucesso não existe, mas há muito o que se aprender e também copiar.
Defina seu nicho do primeiro lançamento
Concentre-se no público que você já tem! O que a maioria dos seus alunos têm em comum? A partir desta reflexão, posicione-se e delimite os esforços de marketing para este perfil, em especial na etapa de lançamento. Personalize sua linguagem, use exemplos práticos que façam parte do cotidiano dos seus alunos, mostre que vocês são “da mesma tribo”.
Descubra a dor do seu público
Pense que você não está vendendo um curso, e sim a solução para um problema. A dor é um problema comum de um nicho.
Especule as objeções
Coloque-se no lugar dos seus clientes. Entenda por qual motivo alguém que pertence ao seu nicho não compraria o seu curso. A partir daí, proponha uma solução ou alternativa para cada possível objeção. É muito importante antecipar-se para diminuir o risco de negativas, por isso, crie condições especiais e gatilhos mentais que contornem essas objeções.
Como criar uma oferta irresistível
Dê um período de garantia
A objeção “não comprar por não saber se vai gostar” é facilmente contornada oferecendo uma condição especial de dinheiro de volta.
Gere escassez
Limite o número de vagas e a data de inscrição. Quanto mais exclusivo, mais desejado. É possível até fazer contagem regressiva de tempo e/ou estoque, tanto através de um contador regressivo na página de vendas ou mesmo na comunicação das redes sociais.
Conte sua história de superação
Deixe claro para o seu público que você entende essa dor porque ela já foi sua. Foi difícil superá-la, mas o conhecimento que você adquiriu te libertou. Essa empatia e a vontade de que outras pessoas também ultrapassem tal obstáculo foi sua principal motivação para a criação do curso.
Explique por que algo tão valioso está custando tão pouco
O alcance da internet é o que te permite oferecer um conteúdo tão valioso por um preço tão baixo. Com certeza você se sente muito mais realizado com 1000 alunos pagando 10 reais do que 10 alunos pagando 1000 reais.
Divulgue os elogios recebidos
Selecione e divulgue depoimentos em áudio e vídeo de alunos satisfeitos.
Crie bônus
Todo mundo gosta de brindes. Faça seu público perceber que está levando mais conteúdo do que está pagando.
Crie uma landing page
Crie uma página de vendas focada somente no curso que será lançado. Acelera Performance pode te ajudar a criar uma.
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Capriche no pré-lançamento do seu curso
A seguir, criamos algumas dicas para criar uma lista e aquecer o seu público. Se quiser conhecer estratégias de lançamentos digitais de forma detalhada e completa, clique aqui.
Divulgue pílulas gratuitamente
Construa autoridade postando nas redes sociais pequenos trechos com ensinamentos pontuais e motivacionais.
Colete leads valiosos
Se você confia na sua didática, nada melhor do que dar uma pequena demonstração. Antes do lançamento, abra as inscrições e ofereça um mini curso, com uma sequência de 3 a 5 vídeos. Para inscrever-se, é necessário preencher email e telefone.
Mas lembre-se: o conteúdo destas aulas é focado em apresentar a dor do seu público, que já foi sua, e contar a história de superação que você passou até encontrar a solução. E a solução? No último vídeo você conta que criou um curso pago explicando o passo a passo.
Faça lives semanais
As lives atualmente são a forma de conseguir maior alcance orgânico nas redes sociais. Elas também são importantes para você tirar dúvidas e mostrar que seu curso é online, mas que você estará sempre interagindo com seus alunos.
Lançamento e Marketing Contínuo
Para ganhar dinheiro, não basta criar um curso. Quando finalizadas as gravações, o trabalho está só começando. Agora, é necessária uma boa estratégia de lançamento para atrair e inscrever alunos.
Certifique-se de que você tem pelo menos um plano de marketing para o lançamento. Caso não tenha, a Acelera Performance pode te ajudar a criar um.
Os erros mais comuns dos produtores de cursos online
Monotonia
Nenhum curso online precisa ser entediante. Abuse da simpatia e use um pouco de humor. Você pode até mesmo fazer algumas piadas, claro, sem perder a mão.
Falta de foco
Cuido para não ser prolixo, ninguém gosta de embromação. Isso vale tanto para apresentar e vender, quanto na sua metodologia de ensino. De nada adianta ter milhares de informações condensadas em poucas horas, ou muitas horas de um conteúdo maçante e pouco útil.
Ofereça pequenas doses de informação que são criadas especialmente para serem facilmente digeridas e postas em prática. Muitas aulas curtas funcionam melhor que poucas aulas longas. Dessa forma o aluno não vai ficar sobrecarregado e permanecerá interessado.
Áudio mal capturado
Para gravar um curso online, não é necessário um estúdio, mas pelo menos utilize um microfone direcional. O microfone do celular e do computador capturam o áudio ambiente e isso não dá para corrigir na edição.
Não definir um nicho
Sem um nicho, você concorre diretamente com muitos outros players. Sem personalizar seu conteúdo, você não consegue mostrar-se uma autoridade aos seus alunos.
Não criar uma lista
Não planejar o lançamento do seu curso nem gerar leads é um tremendo equívoco. Use estratégias e ferramentas de Marketing Digital para que seu curso de fato consiga resultados.
Não anunciar no Facebook e Instagram
Tanto na etapa de geração de Leads, quanto na etapa de vendas, criar anúncios de Facebook Ads é fundamental para dar escala aos resultados.
Mas cuidado: jamais use o botão “impulsionar posts”.
Não dar atenção às Copys
Conte uma história, use gatilhos mentais e outros elementos de persuasão. Neste artigo, falamos tudo sobre como criar uma copy de sucesso.
Conclusão
Tem muita gente ganhando dinheiro vendendo curso pela Internet. Contudo, para obter sucesso, não basta criar um bom curso: é importante planejar e realizar lançamentos eficientes.
Não é fácil ser professor e ao mesmo tempo aprender a aplicar táticas e técnicas avançadas de Marketing Digital.
Por isso, a Acelera Performance oferece consultoria e também gerencia campanhas de Marketing Digital. Entre em contato para marcar uma reunião conosco, vamos conversar sobre o lançamento do seu curso!