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Como dar os primeiros passos no Facebook Ads

Ao mesmo tempo em que a internet é um vasto campo para implementar ideias, fazer funcionar diversos negócios e conseguir novos clientes, ela também se trata de um espaço altamente competitivo.

Para sair na frente da concorrência, atrair as pessoas certas e facilitar as vendas na maior rede social do mundo, entra o trabalho de mídia paga por meio do Facebook Ads – plataforma de criação de anúncios para promover uma marca ou produto.

Mas atenção: o Facebook e Instagram disponibilizam uma ferramenta prática, mas muito limitada: o botão de impulsionar post. Ao invés desta ferramenta, neste artigo vamos focar no Facebook Ads Manager (Gerenciador de Anúncios).

A seguir, vamos explicar em uma breve leitura como dar os primeiros passos nessa plataforma de campanhas patrocinadas e conseguir resultados rápidos, mensurados e consistentes. Se depois de ler você ainda precisar de ajuda, basta solicitar uma Consultoria de Facebook Ads conosco.

Crie uma página comercial

Como não é possível anunciar através de um perfil pessoal, você deve criar uma página comercial. O passo a passo é bem didático e o sistema oferece opções que vão moldando a página para o que você precisa, desde a categoria, tipo de negócio, aparência da fanpage, dentre outras configurações.

Criando uma conta no gerenciador de anúncios

Se você seguiu as orientações dadas pelo próprio Facebook e finalizou a criação da sua página, agora é o momento de criar o seu primeiro anúncio.

Por meio do Gerenciador de Anúncios, além de produzir as campanhas, é possível acompanhar os seus resultados.

Atente-se para todas as opções que o sistema te oferece, pois são as suas escolhas que ditarão como os anúncios aparecerão para o público e de que forma ele poderá se engajar com a publicação.

Defina a sua audiência

Qual perfil de usuário você quer que tenha acesso ao seu anúncio?

Segmentar o público de uma campanha permite que as pessoas certas visualizem o seu conteúdo, otimizando, assim, os seus investimentos.

Para tal, sugerimos criar sua buyer persona, para planejar como segmentar demograficamente suas campanhas e para melhor explorar os direcionamentos detalhados do Facebook.

Em outro post, nós também ensinamos a criar públicos de remarketing avançado.

Escolha o posicionamento do anúncio

O Facebook Ads oferece duas opções de posicionamento: a automática ou a editada. Isso quer dizer que você deve escolher onde seus anúncios devem aparecer.

Na primeira opção, que ele indica como “recomendada”, o sistema decide pela plataforma de veiculação que ele considera mais eficiente para o seu caso. Na segunda, você marca as opções que deseja.

Estabeleça o orçamento e a duração

Esse ponto é crucial para a performance do seu anúncio, no qual é definido quanto você quer investir. Mas, antes, o sistema oferece quatro opções de ação (eventos), cada uma favorecendo um tipo de engajamento e que você deve selecionar de acordo com o objetivo da campanha.

Então, ao estabelecer um valor diário a ser gasto na campanha, você escolhe o período em que a campanha será veiculada, com as datas e horários de início e fim.

Formato do anúncio

Aqui, é possível personalizar o seu anúncio, montando a publicação a partir de um título, conteúdo e imagens ou vídeo. Caso o seu negócio tenha uma página no Instagram, esse é o momento de adicionar essa conta para que apareça também nos anúncios daquela rede social.

Então, é escolhido o formato da publicação – imagem ou vídeo, carrossel, coleção –, conforme o objetivo da campanha, e inseridos os devidos conteúdos em texto, arquivos e links.

Publicando o seu anúncio

Para publicar o seu anúncio, é necessário configurar uma forma de pagamento, que pode ser cartão de crédito ou Paypal.

Gerencie o seu anúncio e mensure os resultados

Agora que você colocou a sua campanha no ar, essa é a hora de analisar o desempenho da sua campanha e, se necessário, você pode edita-la no próprio Gerenciador.

Gostou das dicas? Se você precisa de ajuda para criar e gerenciar as suas campanhas, conte com a nossa consultoria especializada de Facebook Ads!

Rafael Cerqueira Lima

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet, trabalha com Mídias Online desde 2012, com passagem por agências como Web Image, Simples.net, Bornlogic e e-Can. A partir de 2015, dedicou-se integralmente a atender clientes como Freelancer e, em Novembro de 2017, montou uma equipe e fundou a Acelera Performance, empresa especializada em mídia de performance, atuando com gerenciamento de contas, treinamento, consultoria e novos negócios.

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