Ao mesmo tempo em que a internet é um vasto campo para implementar ideias, fazer funcionar diversos negócios e conseguir novos clientes, ela também se trata de um espaço altamente competitivo.
Para sair na frente da concorrência, atrair as pessoas certas e facilitar as vendas na maior rede social do mundo, entra o trabalho de mídia paga por meio do Facebook Ads – plataforma de criação de anúncios para promover uma marca ou produto.
Mas atenção: o Facebook e Instagram disponibilizam uma ferramenta prática, mas muito limitada: o botão de impulsionar post. Ao invés desta ferramenta, neste artigo vamos focar no Facebook Ads Manager (Gerenciador de Anúncios).
A seguir, vamos explicar em uma breve leitura como dar os primeiros passos nessa plataforma de campanhas patrocinadas e conseguir resultados rápidos, mensurados e consistentes. Se depois de ler você ainda precisar de ajuda, basta solicitar uma Consultoria de Facebook Ads conosco.
Índice
Como não é possível anunciar através de um perfil pessoal, você deve criar uma página comercial. O passo a passo é bem didático e o sistema oferece opções que vão moldando a página para o que você precisa, desde a categoria, tipo de negócio, aparência da fanpage, dentre outras configurações.
Se você seguiu as orientações dadas pelo próprio Facebook e finalizou a criação da sua página, agora é o momento de criar o seu primeiro anúncio.
Por meio do Gerenciador de Anúncios, além de produzir as campanhas, é possível acompanhar os seus resultados.
Atente-se para todas as opções que o sistema te oferece, pois são as suas escolhas que ditarão como os anúncios aparecerão para o público e de que forma ele poderá se engajar com a publicação.
Qual perfil de usuário você quer que tenha acesso ao seu anúncio?
Segmentar o público de uma campanha permite que as pessoas certas visualizem o seu conteúdo, otimizando, assim, os seus investimentos.
Para tal, sugerimos criar sua buyer persona, para planejar como segmentar demograficamente suas campanhas e para melhor explorar os direcionamentos detalhados do Facebook.
Em outro post, nós também ensinamos a criar públicos de remarketing avançado.
O Facebook Ads oferece duas opções de posicionamento: a automática ou a editada. Isso quer dizer que você deve escolher onde seus anúncios devem aparecer.
Na primeira opção, que ele indica como “recomendada”, o sistema decide pela plataforma de veiculação que ele considera mais eficiente para o seu caso. Na segunda, você marca as opções que deseja.
Esse ponto é crucial para a performance do seu anúncio, no qual é definido quanto você quer investir. Mas, antes, o sistema oferece quatro opções de ação (eventos), cada uma favorecendo um tipo de engajamento e que você deve selecionar de acordo com o objetivo da campanha.
Então, ao estabelecer um valor diário a ser gasto na campanha, você escolhe o período em que a campanha será veiculada, com as datas e horários de início e fim.
Aqui, é possível personalizar o seu anúncio, montando a publicação a partir de um título, conteúdo e imagens ou vídeo. Caso o seu negócio tenha uma página no Instagram, esse é o momento de adicionar essa conta para que apareça também nos anúncios daquela rede social.
Então, é escolhido o formato da publicação – imagem ou vídeo, carrossel, coleção –, conforme o objetivo da campanha, e inseridos os devidos conteúdos em texto, arquivos e links.
Para publicar o seu anúncio, é necessário configurar uma forma de pagamento, que pode ser cartão de crédito ou Paypal.
Agora que você colocou a sua campanha no ar, essa é a hora de analisar o desempenho da sua campanha e, se necessário, você pode edita-la no próprio Gerenciador.
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