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Entenda como funciona a “regra dos 20%” do Facebook

Se você está buscando uma forma eficiente de promover o seu negócio através de marketing digital, provavelmente você já experimentou criar anúncios no Instagram e no Facebook, pela plataforma Facebook Ads.

Qualquer um pode criar uma campanha de tráfego pago no Facebook e no Instagram sem precisar ter uma formação específica ou conhecimentos especiais. Basta apenas ter acesso a internet e um pagar um boleto para inserir fundos de Facebook Ads e começar a anunciar.

Parece simples. Isso faz com que muitos pequenos empreendedores busquem criar seus anúncios sozinhos, sem ajuda de um especialista em mídia de performance.

Desta forma, a plataforma cresce exponencialmente o seu portfólio de anunciantes, absorvendo tanto as grandes quanto as pequenas marcas.

E é justamente isso que o Facebook quer. O que você não sabe é que pode estar sendo induzido a desperdiçar o seu dinheiro anunciando da forma errada.

Neste post, vamos tratar sobre um erro comum dentre os pequenos anunciantes: o uso de criativos com excesso de texto.

Mas o impacto deste erro não é só visual. Você sabia que seu anúncio pode ter o alcance limitado e até mesmo ser reprovado pela plataforma? Sim, o motivo número 1 para que o Facebook rejeite seu anúncio é não respeitar a chamada “regra dos 20% de texto”.

O que é a regra dos 20%?

Essa regra está nas diretrizes de anúncios do Facebook Ads, e não a respeitar pode fazer com que seu anúncio seja rejeitado, e até mesmo levar ao bloqueio da sua conta.

Basicamente, define que não pode haver mais do que 20% de texto na imagem do seu anúncio.

Isso inclui qualquer texto que você venha a colocar na edição da imagem, como:

– Logo ou slogan da sua empresa;

– Marcas d’água;

Textos descritivos anunciando um produto ou desconto.

De toda a área da imagem, esse texto só pode ocupar ⅕, ou seja, 20%. Caso passe disso, seu anúncio será rejeitado.

Vale lembrar que estamos falando exclusivamente sobre o texto que está dentro da imagem. Texto de descrição, que você adiciona ao seu anúncio e que irá aparecer acima ou abaixo da imagem no Facebook, não entra nessa conta.

Por que a regra dos 20% existe?

Essa regra foi criada pois o Facebook percebeu que os anúncios que performam melhor nas redes sociais são os que contém menos texto. 

Então, ao escolher exibir apenas anúncios que contenham pouco texto, o que o Facebook Ads está tentando fazer é melhorar a experiência do usuário nas redes sociais.

Pense no que um usuário normal do Instagram posta em seu feed. 

Provavelmente fotos limpas e claras, sem texto nenhum, certo? Ou seja, quando um anúncio tem muito texto, se destaca entre o restante do conteúdo no feed do usuário, deixando muito claro que aquilo ali é um anúncio, não um conteúdo interessante que o usuário teria interesse em consumir.

Por isso, as chances são de que o usuário “passe direto” por um anúncio cheio de texto, sem nem prestar atenção.

Para evitar que isso aconteça, melhorar a experiência do usuário e garantir que os anúncios performem melhor, o Facebook Ads criou essa regra.

Como saber se meu anúncio tem mais de 20% de texto?

Agora você deve estar se perguntando: Tudo bem, mas como eu faço para saber se a imagem que criei para o meu anúncio tem mais de 20% de texto?

É muito fácil. O Facebook Ads disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada FB Text Overlay onde você pode enviar a imagem do seu anúncio e verificar a quantidade de texto.

Essa ferramenta é grátis e super fácil de usar: basta clicar em “Enviar”, selecionar a imagem do seu anúncio, enviá-la e aguardar a resposta, que geralmente não leva mais do que alguns segundos. Sua imagem será classificada entre:

  • Ok: seu anúncio será veiculado normalmente
  • Baixa: seu anúncio pode ter um alcance um pouco menor
  • Média: o alcance do seu anúncio pode ser muito menor
  • Alta: seu anúncio pode não ser veiculado;

Caso sua resposta seja qualquer uma além de “Ok”, vale a pena rever a sua imagem antes de veicular seu anúncio.

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